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quarta-feira, dezembro 30 0 comentários
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FELIZ ANO NOVO A TODOS

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sexta-feira, dezembro 18 0 comentários

CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2009

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Projeto: UMA CARTA PARA O PAPAI NOEL

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Articula-se entre Escola e comunidade visando amenizar os problemas sociais existentes. No período escolar, os alunos escrevem uma carta ao Papai Noel. São selecionados alunos carentes, os quais recebem em sua residência a visita do Papai Noel transportando a carta escrita e o presente tão sonhado.

segunda-feira, dezembro 7 0 comentários

ENTREGA DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR EM BRASÍLIA - DF

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sexta-feira, dezembro 4 0 comentários

OLIMPÍADAS ESCOLARES



A Escola Estadual Paulo Freire Participou das Olimpíadas Escolares em todas as modalidades, sendo vice - campeã de handebol feminino.Posted by Picasa
quinta-feira, dezembro 3 0 comentários

TRABALHOS DOS ALUNOS DO VESPERTINO

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terça-feira, dezembro 1 0 comentários

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO ANO LETIVO

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PROJETO TEATRO

Professora Rosângela Queiroz
Disciplina: Português
Turma: 1º ano ensino médio
EQUIPE DE APOIO:
PROFESSORA DA STE:
Regiani Hoffmann
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Adelir Terezinha Haveroth
DIREÇÃO:
Cecília Welter Ledesma
Tema: Luis Vaz de Camões
Teatro
- Introdução
Luís Vaz de Camões viveu de 1524 a 1580. Nesta época (século XVI) existiam duas fortes correntes literárias na Europa. Quase todos os poetas deste tempo sofreram as influências de tais correntes, inclusive Camões.
Segundo Antonio José Saraiva, existia um fluxo que tendia às canções de cavalaria, lírica em redondilha, romances, teatro vicentino etc. Era a vertente espanhola. O outro apontava para a Itália e se chamava dolce stil nuovo: a eloqüência de Cícero na prosa, o uso dos versos decassílabos na lírica, o teatro aos moldes clássicos e a busca pela arquitetura literária greco-latina (epopéia, elegia, canção e soneto). Camões escreveu em ambos parâmetros.
Sua melhor produção clássica foi, para a grande maioria dos críticos literários, Os Lusíadas, obra de destaque na Literatura Portuguesa pela expressividade, importância histórica, complexidade estrutural, erudição mitológica e fluência retórico-poética. Nesta obra, ele não só utilizou os moldes latinos como também aprimorou a forma, lapidou os versos com destreza, alegorizando e resgatando os léxicos da Língua Latina que despertaram nos versos da epopéia lusitana uma majestade singular.
A obra “Os Lusíadas” (1571) é dividida em Proposição, Invocação, Dedicatória e Narrativa. Ao todo são dez cantos (número que para os clássicos simboliza a perfeição) com 1102 estrofes e 8846 versos, quase todos heróicos. Encontram-se duas narrativas: uma mitológica, outra histórica. A primeira é evidenciada pelos dois Concílios de Deuses (Dii Consentes) e pelo episódio da Sedução de Vênus. A segunda, em sete momentos da história portuguesa: Salado; Inês de Castro; Aljubarrota; Velho do Restelo; Adamastor; Doze da Inglaterra e São Tomé.
A poesia de inspiração medieval também teve lugar na obra camoniana através das trovas e cantigas, composta em versos redondilhos, ou seja, a medida velha. Sob a influência da escola petrarquista (italiana), Camões desenvolveu a sua lírica mais densa, através dos decassílabos da medida nova e com as formas fixas clássicas, como os sonetos, as odes e as elegias. Nestas poesias estão presentes o neoplatonismo e o desconcerto com o mundo, características por excelência da lírica de Luís Vaz de Camões.
Justificativa e relevância do tema
Uma teatro encenado pelos alunos do 1 º ano do ensino médio com roupas da época. A importância de esse projeto é justamente facilitar o acesso à pesquisa do poeta português através de um catálogo prático sobre sua obra e autores que fizeram críticas literárias a ela, economizando tempo de pesquisa e dando parâmetros de conteúdo para aqueles que desejam estudar Luís Vaz de Camões. É imprescindível tal organização da obra pois as publicações existentes sobre ele são de considerável relevância quantitativa. O que está sendo proposto aqui é uma espécie de guia de pesquisa, um roteiro de estudo. O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa. Ele foi um dos primeiros a escrever no que é classificado como “português moderno”. Camões é o divisor entre a época arcaica e moderna. Seus textos, sua “engenhosidade e arte” são indiscutíveis. Poucos escritores de Língua Portuguesa podem ser comparados a Luís Vaz de Camões.
Objetivos
Os objetivos de o presente projeto são:
a) pesquisar, sintetizar e catalogar o que existe sobre o poeta Luís Vaz de Camões na Rede Mundial de Computadores (Web);
b) por meio desse catálogo, criar uma classificação para a consulta dos sites;
c) disponibilizar parte dos dados obtidos na pesquisa para consulta on-line.


Pesquisa
Em primeira instância, foi realizada a busca dos endereços eletrônicos que fazem referência ao poeta objeto do presente trabalho de pesquisa, através de as “ferramentas de busca”, que são: Google, MSN, Cade; Após esse levantamento, houve um encenação de uma pequena peça teatral.
Recursos utilizados:
Data show;
Maquina fotográfica;
Computador.
Métodos
Os materiais a serem utilizados na pesquisa são os sites hospedados na Internet que trazem informações sobre o poeta Luiz Vaz de Camões e que estão disponíveis em Língua Portuguesa. Considerando que muita informação sobre este escritor está contida na Rede, é necessário fazer-se uma triagem para selecionar os principais sites e aqueles que possam ser de melhor utilidade aos pesquisadores e estudantes de Língua Portuguesa. Para tornar viável o acesso a esta pesquisa.
Conclusão
Essa peça teatral de Camões foi de grande valia para a curiosidade e entendimento da importância deste poeta para a língua portuguesa.
Bibliografia
CAMÕES, Luiz Vaz de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 1979.
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Pesquisa na Internet

 
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