Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 29 0 comentários

Projeto Dislexia

Professora responsável: Delfina Rosalva G.Ledesma.

Língua Portuguesa

Turma: 1º ano Ensino Médio

Vespertino

Público Alvo:

ü Pais, alunos e professores (Comunidade escolar)

ü Tempo estimado 4 aulas

Desenvolvimento:

ü Trabalhos teóricos através de pesquisas, a partir de um filme “como estrelas no céu, toda criança brilha na terra”.

ü Os estudantes prepararam Cartazes contendo frases e imagens que se relacionam com o problema abordado.

Objetivo:

ü Informar que a dislexia não é uma doença e sim uma disfunção cerebral, que na maioria das vezes é adquirido pela genética. Pesquisas científicas neurobiológicas recentes concluíram que o sintoma mais conclusivo acerca do risco de dislexia em uma criança, pequena ou mais velha, é o atraso na aquisição da fala e sua deficiente percepção fonética. Quando este sintoma está associado a outros casos familiares de dificuldades de aprendizado - dislexia é, comprovadamente, genética, afirmam especialistas que essa criança pode vir a ser avaliada já a partir de cinco anos e meio, idade ideal para o início de um programa remediativo, que pode trazer as respostas mais favoráveis para superar ou minimizar essa dificuldade. (Fonte: www.dislexia.com.br).

Conclusão:

ü Todos os estudantes envolvidos fizeram a exposição de seus trabalhos nos murais e locais autorizados pela escola propagando assim seus conhecimentos para toda a comunidade escolar.


segunda-feira, setembro 26 0 comentários

Adote um Estudante

NÃO BASTA SÓ SER UM MESTRE PARA TRANSMITIR O CONHECIMENTO,MAS SIM COMPARTILHAR, ADOTE UM ESTUDANTE.
9º ANO A - MATUTINO
PROFESSORA ARACI
Projeto: ADOTE UM ESTUDANTE – Não basta só ser um mestre para transmitir conhecimento, mas sim compartilhar. Com esta concepção a professora de Língua Portuguesa Araci Pereira Cazelli. Organizou uma avaliação com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de compartilhar o aprendizado. Para tanto, o estudante levou para a sala de aula uma pessoa da comunidade, amigo ou até seu pai ou sua mãe. O conteúdo ministrado pela professora foi retransmitido pelo estudante ao seu convidado. Neste processo o estudante-professor, realizou uma importante forma de testar seu aprendizado pois precisou transmiti-lo. Esta experiência renovou o espaço escolar, criando um ambiente motivador, que resultou no crescimento pessoal do educando, como também, no crescimento social e coletivo dos envolvidos. 
quinta-feira, setembro 22 0 comentários

Semana Nacional do Trânsito



O professor de Educação Física Saulo Abreu trabalhou com as turmas dos 5º anos A e B do turno matutino com maquetes, as quais tiveram como tema o trânsito.
quinta-feira, setembro 15 0 comentários

Dia Estadual de Combate ao Bullying na Escola

Aos quinze dias do mês de setembro de 2011, a Escola estadual Paulo Freire trabalhou em todos os turnos o "Dia estadual de Combate ao Bullying Escolar, conforme as orientações recebidas da SED. A direção, os coordenadores, os estudantes, enfim toda a comunidade escolar foram envolvidos neste evento. O cronograma dos turnos matutino, vespertino e noturno foi bastante divulgado e trabalhado com antecedência, os professores de todas as áreas de conhecimento trabalharam: paródias, dramatizações, pesquisas, músicas , depoimentos, filmes e palestras. A panfletagem foi realizada nos períodos matutino e vespertino, no período noturno as ações foram desenvolvidas dentro da escola. Os estudantes foram acompanhados com um grupo de professores e a panfletagem aconteceu no entorno da escola.

CLIQUE E VEJA:



segunda-feira, setembro 12 0 comentários

Projeto - Bullying

4º A Vespertino

4º A Matutino


sábado, setembro 10 0 comentários

CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE

DATA: 31/08/2011

A conferência teve início com a apresentação da professora responsável Janete Gnoatto de Souza, informando o eixo a ser discutido: Direito à qualidade de vida, saúde, esporte, lazer e tempo livre. Em seguida a diretora da Escola Estadual Paulo Freire, agradeceu a presença de todos e esclareceu a importância desta ação, visto que os debates extraídos desta conferência servirão para construir a política nacional da juventude.

O enfermeiro que proferiu a palestra: Juventude e Saúde esclareceu assuntos como: hábitos saudáveis de vida, sexualidade, gravidez na adolescência, Programa Saúde do Adolescente (PROSAD), prevenção de doenças e a importância das vacinas.

A professora de educação física que proferiu a palestra: Juventude Esporte e Lazer, assegurou a importância do esporte educacional, esporte de lazer ou recreativo, esporte de alto rendimento e também falou da importância do esporte para a saúde.

O professor da sala de tecnologia proferiu a palestra: Juventude e o Tempo Livre, ele fez uma pergunta para reflexão. O que a juventude faz com o seu tempo livre? Sugeriu aos jovens que o tempo livre deve ser bem aproveitado, deu alguns exemplos: boa leitura, boa música, ver um filme, visitar amigos e parentes e praticar esportes, enfatizando que as atividades do tempo livre devem ser prazerosas.

A partir destes assuntos explanados pelos palestrantes os estudantes puderam fazer o questionamento. Logo após foram formados três grupos para debaterem os temas e apresentarem as suas análises, críticas, sugestões e emendas.

Nada mais havendo realizamos os agradecimentos e todos os participantes assinaram a ata desta Conferência Livre de juventude.

Clique e veja

quinta-feira, setembro 8 0 comentários

Ações da escola no combate ao bullying


Clique e veja
quarta-feira, setembro 7 0 comentários
Recados para Orkut

Leia mais
sábado, setembro 3 0 comentários

FESTIVAL DE MÚSICA ESTUDANTIL




Os estudantes da E.E. Paulo Freire participaram do Festival de Música Estudantil.Sendo que na 1ª eliminatória dos 17 participantes classificavam -se 8, dentre eles os 3 candidatos da escola.
Na etapa final saíram vencedores:
1º lugar : Gislaine de Lima Silva
2º lugar : José Antonio Longato.
quinta-feira, setembro 1 0 comentários

Dia do Professor de Educação Física



PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Pesquisa na Internet

 
;