Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 29 0 comentários

Projeto Consciência Negra




sábado, novembro 26 0 comentários

4º Encontro do Curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs"


quinta-feira, novembro 24 0 comentários

Ciclo da Erva Mate no contexto histórico de Mato Grosso do Sul


Maquetes confeccionadas pelos alunos do 8º A Matutino
Professora: Suzana
Disciplina: História

segunda-feira, novembro 21 0 comentários

5ª Mostra Cultural em Campo Grande MS

Clique e veja as fotos
quarta-feira, novembro 16 0 comentários

0 comentários

Treinamento dos professores aplicadores para avaliação de desempenho estadual SAEMS

sexta-feira, novembro 11 0 comentários

Curso: "Formação Pela Escola" Módulo Competências Básicas


0 comentários

Piquenique prêmio aos alunos vencedores da gincana do dia do estudante.



quinta-feira, novembro 10 2 comentários

Gênero textual - carta


Professora: Rita de Cássia
4º ano A matutino/vespertino
Língua Portuguesa


Gênero Textual - carta


Em tempos tecnológicos, a carta deu lugar a muitos emails que são transmitidos em segundos. Mas ainda assim, a correspondência - chegando por baixo da porta da maioria das casas - desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Antes da existência dos modernos meios de comunicação, essa era a única forma de comunicação à distância.

Dados da aula
4aulas de 50 minutos cada.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:


  • Conhecer a organização linguística do gênero carta(local, saudação,mensagem, despedida e assinatura);

  • Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas;

  • Produzir o gênero estudado para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua(formal/informal) de falar e escrever, usado para comunicar.

Antes do início das atividades propostas, ter uma conversa inicial com o objetivo de contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam antecipar ideias e obter informações de que irão auxiliar sua compreensão.


Atividade 1

Ler o texto: A magia das cartas

Espera-se que, com e a partir da leitura do texto,os alunos se sintam à vontade para falar sobre o assunto. Durante o tempo em que estiverem conversando sobre as questões propostas na atividade, ir listando na lousa as diferentes respostas dadas. Em seguida, peça que leiam os motivos que levam uns a escreverem, outros a não escreverem.

Atividade 2

Ler a carta xerocada e responder:



Atividade 3


Produção de texto


Pedir aos alunos que escrevam uma carta endereçada a amigos ou parentes que não veem há tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Depois de escrever a carta para a pessoa escolhida, cada aluno cuidou de todos os detalhes importantes: destinatário, remetente. endereços , CEP e selo.


Auto Avaliação


Depois de revisar o texto escrito, o próprio aluno respondeu as perguntas sugeridas:




  • Eu escrevi um texto formal ou informal?


  • Coloquei todos os elementos de uma carta?


  • Cometi erros ortográficos?


  • Quais?

Atividade 4


Visita ao Correio


Para entender todo o processo de postagem a turma visitou a Agência dos Correios na Avenida Eufrasina Martins Fernandes nº 826. Com suas cartas em mãos,os alunos puderam acompanhar todas as etapas. Na sequência o funcionário Osny Alves explicou aos alunos a respeito da caixa postal e todo procedimento para que as pessoas possam adquiri-las e sua utilidade. Os alunos ficaram felizes por terem sido bem recebidos e pelas explicações obtidas. Foi uma experiência inesquecível.


De volta à escola passamos na sorveteria e tomamos sorvete.


Que delícia!!!


Clique e veja as fotos

terça-feira, novembro 8 0 comentários

Treinamento dos Coordenadores de escolas para avaliação de desempenho estadual SAEMS.

0 comentários

Projeto Antitabagismo

Tema principal: Composição química do cigarro e seus efeitos no organismo.

Público alvo: Jovens e adolescentes dos períodos matutino, vespertino e noturno em sua totalidade, bem como pais e responsáveis pelos alunos da E.E. Paulo Freire.

Objetivo: Conscientizar aos usuários ou não do tabaco, sobre os efeitos desastrosos que seus componentes podem causar no organismo, bem como sus efeitos na sociedade.

Resultados esperados: Diminuir a incidência de tagistas entre pré-adolescentes e adolescentes, posto que o tabagismo é uma doença pediátrica.

Organização: Professor Saulo Abreu - Educação Física

Colaborador: Professor Fernando Marafigo - Ciências.

Clique e veja as fotos
quinta-feira, novembro 3 0 comentários

Simulado da Prova Brasil




A Direção escolar, Coordenadores Pedagógicos, e os professores de Língua Portuguesa e Matemática decidiram elaborar o simulado da Prova Brasil para avaliar o índice de aprendizagem do educando em nossa unidade escolar, trazendo assim mais segurança e equilíbrio emocional no dia da aplicabilidade da mesma.





Pesquisa na Internet

 
;