Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sábado, junho 30 0 comentários

Encerramento do 2º Bimestre


Diversas atividades foram realizadas nos turnos, matutino, vespertino e noturno no encerramento do 2º bimestre, como : O encerramento do Projeto Tosco, Palestra da Semana Antidrogas, exposição de trabalhos artísticos, Instalação com o tema O BEM E O MAL, apresentação de danças, músicas,paródias e confraternização.
quarta-feira, junho 27 0 comentários

Aula de Geometria


A professora de matemática Cleide Humberto, levou os estudantes do 6º ano A matutino na praça para uma aula diferenciada do conteúdo GEOMETRIA.
0 comentários

Não Percammmmmmmmmmmmmmm

terça-feira, junho 26 0 comentários



Buscando aperfeiçoar e assimilar melhor os conteúdos, os estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Médio realizaram várias experiências e assistiram uma palestra com o Sr Eber Pereira da Rosa onde teve ênfase o tema EXPERIÊNCIA DE VIDA. Conteúdo trabalhado nas disciplinas de Filosofia e Sociologia, ministrados pela Professora Janete Gnoatto de Souza que parabeniza a todos os estudantes pelo empenho e dedicação.
1 comentários

Professora expõe Miniaturas de Monumentos Históricos do Mundo nas Turmas do 4º Ano


Durante os turnos matutino e vespertino, a professora Rita de Cássia, dos 4º anos A e C, explanou o conteúdo de História, sobre monumentos históricos e a sua significação, além da importância deles para cada povo que os construíram.
Para tanto existia carência do concreto, na exposição do conteúdo, pois a cidade de Iguatemi convive com a falta de monumentos que poderia ajudar a contar a história de sua gente.
Assim, a professora conseguiu adquirir umas réplicas perfeitas em miniaturas de monumentos históricos do mundo, como a Torre Eiffel, Cristo Redentor, Coliseu Romano, Estátua da Liberdade, Pirâmide do Egito, Torre de Pisa, Big Ben, Palácio Imperial da China, Pirâmide Maia, Taj Mahal entre outros, onde foi exposto parte da história de cada um, bem como sua localização, dimensões e o que os tornaram monumentos.
Dessa forma os alunos, puderam compreender, relacionar e ainda comparar o conteúdo com a realidade do lugar onde vivem além da ausência do que poderia imortalizar a história de nossa gente através da arquitetura.
Texto: Raimundo Machado
domingo, junho 24 0 comentários


Identificação

Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes

Nome da Escola: Escola estadual Paulo freire

Local : Iguatemi – MS

Série: 4º Ano “A e C” Matutino e Vespertino

Número de alunos: 55

Professores Envolvidos:

· Artes – Luzia – Élida

· Língua Portuguesa – Rita

· Matemática – Rita

· Produções Interativas – Rosana

Tema: Aprender a Tabuada Brincando

Justificativa

O projeto prevê trabalhar a tabuada para que os alunos possam se interagir socialmente e aprender de forma lúdica, descontraída e prazerosa, direcionando uma atividade em grupo onde o desenvolvimento de estratégias e reflexão das atitudes são compartilhadas.

Objetivos

· Recuperar a deficiência de conteúdos;

· Facilitar a memorização no processo de ensino aprendizagem;

· Reconhecer a importância do raciocínio lógico para seu cotidiano;

· Compreender que a matemática também se aprende brincando;

· Fazer com que o aluno aprenda a trabalhar em equipe respeitando a opinião de cada colega.

Conteúdo

· Tabuada

Disciplinas Envolvidas

· Artes;

· Língua Portuguesa;

· Matemática;

· Produções Interativas.

Metodologia/Procedimentos/Cronograma

· Paródias;

· Competição com jogos(dominó, dados, memória, corrida dos resultados e outros);

· Confecção de mosaicos;

· Tabuada musical;

· Jogos on line na STE;

· Desafios matemáticos;

· Atividades escritas,

Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

· Computadores;

· Internet;

· Câmera digital;

· Sulfite;

· Lápis de cor;

· Giz de cera;

· Jogos concretos;

· CD de áudio;

· Vídeos;

· Aparelho de som;

· Cartolina;

· E.V.A;

· Caderno para registros

Registro do processo

Projeto registrado através de fotos. Vídeos e slides.

Avaliação e Resultados esperados

Avaliação: Será avaliado a participação, criatividade e o desempenho do aluno para o uso da tabuada nas diversas atividades durante a realização do projeto.

Resultados Esperados: Para aprender matemática deve-se pratica-la.

Portanto, qualquer método deve ser repetido algumas vezes até o aluno ter o domínio sobre o mesmo. Porém espero que ele possa descobrir o seu próprio caminho. Ele muitas vezes, pode ser complexo. Ou sem sentido,para outras pessoas , mas para ele geralmente é simples e eficaz. Nós educadores, devemos nos esforçar para mostrar maneiras divertidas de aprender a matemática, além de mostrarmos que é um conhecimento que utilizaremos para o resto da vida.

Divulgação/Socialização do Projeto realizado

Ritadecassiaz.blogspot.com

wwwpaulofreire.blogspot.com

https://sites.google.com/site/eepfiguatemi/

Referências Bibliográficas

Matematicadmais.blogspot.com/

HTTP://valr2.blogspott.com.br

sexta-feira, junho 22 0 comentários

Encerramento do Curso PDDE

quinta-feira, junho 21 0 comentários
Objetivo da atividade: Trabalhar no concreto texto instrucional .
Este trabalho faz parte do Projeto Além das Palavras. Com esta atividade é possível trabalhar: Medidas, partes do corpo, descrição, características das pessoas, nomes próprios, letras maiúsculas e também produção de outros gêneros textuais.
Professora Vilma e Verilane - 3º Ano C vespertino

0 comentários

Convite para a Festa Julina

Confecção: Professora Luzia


0 comentários

Apresentação de teatros



quarta-feira, junho 20 0 comentários

Pesquisa Pós Tosco

0 comentários

Teatro Tosco Cap. 05

quinta-feira, junho 14 0 comentários

Visita do NTE

segunda-feira, junho 11 0 comentários

Projeto Tosco em Geografia ,Educação Física, Filosofia e Sociologia




Professores Responsáveis: Janete, Jackson, Orlandia e Riquelle
0 comentários

Projeto Tosco

Professora Responsável: Luzia Layola
quinta-feira, junho 7 0 comentários

SUGESTÕES DE ATIVIDADES, JOGOS E VÍDEOS PARA TRABALHAR A TABUADA


INTRODUÇÃO

O projeto “Aprendendo a tabuada” tem como finalidade despertar nos alunos o gosto de aprender as tabuadas oportunizando o desenvolvimento de competências, habilidades e estratégias essenciais para a recepção, percepção, agilidade, abstração e concentração dos alunos.Muitas vezes, o aprendizado desse conteúdo torna-se mecânico e desgastante.Com atividades diferenciadas e mais dinâmicas, os alunos se interessarão pelo conteúdo, 

haverá maior interação socialmente e conseguirão assimilar melhor as tabuadas.




LINKS: SUGESTÕES DE SITES

Jogo da Tabuada. Digite o valor correto da Operação Matemática de Multiplicação.

 Passa tempo com tabuadas
Jogo On-Line com a Tabuada
.      Mais Jogos da Memória com a Tabuada
02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09
Diversas atividades para impressão;
Diversos Jogos com as tabuadas

Jogo da Tabuada- Quadrados perfeitos


Jogo da Tabuada- Quadrados perfeitos

Labirinto da tabuada
 Quem será o Campeão da tabuada do 2 ao 5 ?
 Quem será o campeão ta tabuada do 6 ao 9?

Tabuada da Bicharada

A tabuada do Dino
Escolha a tabuada e jogue
Monte uma expressão numérica a partir do resultado.

Verifique se você é bom de tabuada.

Tabuada para aluno esperto






OBJETIVO DO JOGO Percorrer um caminho, acertando as contas da tabuada.


DE DUAS EM DUAS

Separamos as tabuadas de duas em duas. Primeiro tem a do 1 e a do 2,
depois a do 3 e a do 4 e assim por diante, até as tabuadas do 9 e do 10.

FÁCIL OU DIFÍCIL

Você pode escolher: ou joga com o tempo livre, com tempo pra pensar, 
ou faz todas as contas em um minuto! Você decide!

COMO JOGAR
  1. Clique em "QUANTO É?". Vai aparecer uma conta da tabuada.
  2. Clique no resultado. Se você acertar, o bichinho anda um pouquinho.
  3. Depois que a conta sumir, clique de novo em "QUANTO É?" até voltar ao ponto de partida.
  4. Quando você ganhar o jogo, receberá "Parabéns!".
  5. Escolha o seu jogo e boa tabuada!

Música para aprender melhor a Tabuada


Melodia: Ciranda Cirandinha
TABUADA DO 2

Ciranda, cirandinha, vamos já memorizar,
A tabuada do 2, que agora vou cantar.

1 x 2 resulta 2
2 x 2 dá sempre 4
3 x 2 lá vem o 6
4 x 2 8 no ato

Essa nova tabuada, é bem fácil de aprender,
De um jeitinho bem gostoso, é assim que vou dizer.

5 x 2 lembra o 10
6 x 2 12 tem vez
7 x 2 dá o 14
8 x 2 dá 16

Por isso criançada, preste muita atenção,
Nesses versos bem bonitos, dessa mágica canção.

9 x 2 dá o 18
10 x 2 pense no 20
E assim cantarolando, tudo fica em sua mente.
TABUADA DO 3
Melodia: A barata diz que tem

A barata diz que sabe, a tabuada do 3,
É mentira da barata, ela erra toda vez,
ha ha ha, ho ho ho, ela erra toda vez... (2x)

1 x 3 dá 3
2 x 3 6 tem pose
3 x 3 dá 9
4 x 3 resulta 12
ha ha ha, ho ho ho 4 x 3 resulta 12 (2x)

5 x 3 são 15
6 x 3 18 é fato
7 x 3 dá 21
8 x 3 é 24
ha ha ha, ho ho ho 8 x 3 é 24 (2x)

E como é que termina, a tabuada do 3
9 x 3 é 27
10 x 3 quanto é que dá
ha ha ha, ho ho ho, 30 é fácil de lembrar (2x)
TABUADA DO 4
Melodia: A carrocinha pegou

A tabuada do 4 eu vou logo aprender (2x)
1 x 4 sempre é 4
2 x 4 é que dá 8
3 x 4 dá sempre 12
4 x 4 dá 16

A tabuada do 4 eu vou logo aprender (2x)
5 x 4 dá 20
6 x 4 dá 24
7 x 4 dá 28
8 x 4 dá 32

A tabuada do 4 eu vou logo aprender (2x)
9 x 4 é 36
10 x 4 é que são 40
É gostoso cantar, quero ver se você tenta.
TABUADA DO 5
Melodia: Escravos de Jó

De 5 em 5, vamos saltear
Pense, cante, deixe rolar
É 5, é 10, é 15, é 20 e 25
É 30 e 35 e 40 tem também
Depois do 40 o que será que tem
Pense, cante, tente dizer
45 e 50 é fácil de aprender.
TABUADA DO 6
Melodia: Eu sou pobre, pobre, pobre

A tabuada do 6, vou agora recitar
Vamos logo coleguinhas, todos a cantar
2 x 6 resulta 12
3 x 6 dá o 18
4 x 6 é 24
Bauru está no prato
5 x 6 são 30
6 x 6 36
7 x 6 42
Bife com arroz
8 x 6 48
9 x 6 54
10 x 6 são 60
Queijo com polenta.
É muito bom amiguinhos, essa música cantar,
O problema é que agora, fome vai nos dar.
TABUADA DO 7
Melodia: Entrei na roda

Ai eu entrei aqui, pra cantar a lei do 7
Vou mostrar pra todo mundo, o que eu aprendi nesse bimestre.
2 x 7 são 14
3 x 7 21
4 x 7 28
Aposto não errou nenhum
5 x 7 35
6 x 7 42
7 x 7 49
O que será que vem depois?
8 x 7 56
9 x 7 63
10 x 7 são 70
Consegui e passo a vez.
TABUADA DO 8
Melodia: Samba lelê

A tabuada do 8, eu vou agora cantar
Basta pensar um pouquinho
Para as frases lembrar
1 x 8 sempre dá 8
2 x 8 dá 16
3 x 8 é 24
Tem também na tabuada do 6

A tabuada do 8, não mete medo em ninguém
Tiro um tempinho e canto,
Vou é me dar muito bem
4 x 8 32
5 x 8 é 40, sim
6 x 8 48
Estou chegando perto do fim.

A tabuada do 8, nunca mais vou esquecer
Este sambinha gostoso
Vai me fazer aprender
7 x 8 56
8 x 8 64
9 x 8 72
10 x 8 80 e eu passo.
TABUADA DO 9
Melodia: Polegares

2 x 9 são 18
3 x 9 27
4 x 9, 4 x 9
trinta e seis, trinta e sei
5 x 9 45
6 x 9 54
7 x 9, 7 x 9
Sessenta e três, sessenta e três
8 x 9 72
9 x 9 81
E 10 x 9, 10 x 9
É sempre 90, é sempre 90
A tabuada do vezes 9
Não apresenta problema algum
Some sempre 10, some sempre 10
E tire 1, e tire 1.



VÍDEO  





  A TABUADA CANTADA




 


FONTES:

Pesquisa na Internet

 
;