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quinta-feira, novembro 29 0 comentários

Implementação do PPP - 4ª Etapa


segunda-feira, novembro 26 0 comentários

Encerramento do Curso TIC


quarta-feira, novembro 21 0 comentários

Consciência Negra


PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:
“MEU LADO AFRICANO”


“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”

Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala


LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
IGUATEMI - MS
ANO: 2012




 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: “Meu lado africano.”
Tempo de execução: um mês – novembro de 2012.
Culminância: Dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo, História, Língua
Portuguesa, Geografia, Artes, Filosofia, Sociologia e Literatura.
Série a que se destina: 1º Ano do ensino fundamental, até o 3º Ano do Ensino Médio.
Professores Idealizadores: Janete Gnoatto e Luzia de Fátima Layola Nunes
Professores colaboradores: todo o corpo docente da Escola.



CONTEÚDO FOCO:
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno,  buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.

PROBLEMA:
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

JUSTIFICATIVA:

Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.


OBJETIVOS:
Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
Entender e valorizar a identidade da criança negra;
Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática,
2007;
LIVRO: O CABELO DE LELÊ - VALÉRIA BELÉM
Livro - Bruna E A Galinha D'Angola - Gercilga S. de Almeida
Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e
Otávio Roth, 2003;
Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton
Nascimento;
Exibição de vídeo – Navio Negreiro – http://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8
Exibição do filme – Quilombo - http://www.youtube.com/watch?v=Nz-K23krfVY

Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema;
Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas
do sul”;
lustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”
fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de
negro”.
Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
Produção em artes com sucatas;
Apresentação de capoeira.
Exploração de receitas da culinária e chás trazidos da cultura afro-brasileira, abrindo espaço para degustação através de lanche coletivo.
Teatralidade interpretativa de textos da cultura africana;
Realização de um desfile com o tema: “MEU JEITO AFRICANO DE SER”
Coreografias fundamentadas nas raízes negras


Atividades:
Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração
Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;
Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do
mapa mundi;
Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações
pedagógicas para uma amostra cultural;
Confeccionar bonecas negras com tecido;
Confeccionar roupas e acessórios africanos para o desfile;
Confeccionar galinhas de Angola com purungas;
Releitura do Livro o Cabelo de Lelê;
Pintura com giz de cera e papel panamá.
Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;


RESULTADOS ESPERADOS:
Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;
Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;
Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.
No dia 20 de novembro DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, será feito as apresentação no saguão da Escola nos períodos matutino, vespertino e noturno, onde encerremos com uma deliciosa feijoada regada com garapa e outros quitutes trazidos da África.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.
O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser, sem constrangimentos nem equívocos.
Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.


REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS
CRIANÇAS:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
BELÉM. VALÉRIA. LIVRO: O CABELO DE LELÊ -
Almeida Gercilga S. de.  Livro - Bruna E A Galinha D'Angola

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segunda-feira, novembro 19 1 comentários

Dia da Bandeira


Recados



História do Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

quinta-feira, novembro 15 0 comentários

Proclamação da República

Conheça um pouco mais sobre a Proclamação da República. Como foi que tudo aconteceu e o porquê de ter ocorrido tal fato.

Conheça um pouco mais sobre a Proclamação da República.

Movimento Proclamação da República

O movimento Proclamação da República consiste quando o Brasil deixa de ser imperial e passa a ser República Federativa.
O seu dia foi 15 de novembro de 1889 feita por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de janeiro. Após o último abalo contra a Monarquia que foi o fim da escravidão o império perde o auxílio dos escravocratas que aderem à República.
Assim civis militares e os republicanos históricos partem para cima do império. A nova implantação foi feita por que o Brasil estava entrando em crise, e ai precisavam de um novo governo que fosse capaz de levantar as questões sociais, políticas e econômicas do país.

Crise da Monarquia

Resumo da Proclamação da República
crise da Monarquia estava ligada a vários fatores, sendo eles:
Com o descontentamento da igreja católica com Dom Pedro segundo pela intervenção de Dom Pedro nos assuntos da igreja foi o primeiro fator para que a crise começasse a acontecer.
O segundo veio através de criticas feitas pelos integrantes do Exército pela corrupção que estava acontecendo na corte real. E também por que os militares não podiam se manifestar na imprensa sem uma autorização do Ministro da Guerra.
Proclamação da República
O terceiro vem devido a grande expansão da classe média no mercado consumidor, os vendedores necessitam de mais espaço e queriam mais liberdade nas grandes reuniões nos assuntos tratados do país.
Mas como isso não aceita os comerciantes começaram a apoiar o fim do império, todas as pessoas de classe média, jornalistas, artistas, os comerciantes, os jovens estudantes, funcionários públicos e profissionais liberais.
O quarto e último fator se deu por causa da falta de apoio aos comerciantes rurais que necessitavam de mais espaço e que queriam mais poder político já que com suas terras tinham bastante poder econômico.
Com o adoecimento de Dom Pedro tudo ficou muito ruim, pois ele já não tomava mais decisões políticas e com isso o movimento ganhava força no Brasil.
Proclamação da República resumo
E foi no dia 15 de novembro de 1889 que Marechal demitiu todos os membros do Conselho de Ministro e o presidente, lembrando que isso foi com o apoio dos republicanos. Com isso na mesma noite o Marechal assinou o documento de governo provisório.
E apenas depois de 67 anos a Monarquia teve fim e com a família imperial e Dom Pedro partiam rumo a Europa e deixando Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da República e a partir daí com o direito de voto no país.
Fonte:http://www.alienado.net/resumo-proclamacao-da-republica/
terça-feira, novembro 13 0 comentários

Escola Sustentável



EE Paulo Freire esboça Projeto de Sustentabilidade

A EE Paulo Freire, comprometida com as questões socioambientais locais e globais e com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem no que concerne a esses temas, começa a desenvolver um projeto de educação para a sustentabilidade.
A escola está participando do circuito de webconferências ” Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” e assim professores e alunos inscritos neste evento, esboçam um projeto que objetiva a captação de águas fluviais para vários usos como limpeza da escola e irrigação da horta.
Alguns professores da área de ciências fizeram levantamento a respeito das precipitações anuais em conjunto com  professores da área de exatas que fizeram vários  cálculos e assim preveem uma economia na ordem de 60% do consumo de água na escola. Há ainda quem afirme que em 5 anos seria possível o pagamento dos recursos investido neste projeto.
sábado, novembro 10 0 comentários

VI Mostra Cultural






Tema: MS em Ritmo de Cinema
Professora: Luzia
sábado, novembro 3 0 comentários
A E.E Paulo Freire está inscrita na Olimpíada de Geografia Sob a Coordenação da Professora Orlandia Stefanello Perini

Pesquisa na Internet

 
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