Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, junho 28 0 comentários

Aula de Arte


Côncavo/Convexo
Releitura - Maquete   5º Ano A Matutino
Professora: Luzia Layola
Congresso Nacional
Arquitetura - Oscar Niemeyer
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Wikipédia
Nascimento: 15 de dezembro de 1907, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Falecimento: 5 de dezembro de 2012, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Educação: Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Obras: Sem rodeios: conto, E agora?, Rio, de província a metrópole, Diante do nada, Conversa de arquitecto
Prêmios: Prémio Pritzker, Legião de Honra, Mais

 Escultura Gato Garrafa pet e jornal ( Empapelamento)
5º Ano A - Matutino
Professora: Luzia Layola
0 comentários

Projeto Previdência Social

Cursistas: Giovana Buffon Arce, Joicenir Sovernigo Lopes e Luzia de Fátima Layola
1.    Tema: A Previdência Social, direitos e benefícios

2.    Público

2º ano A / Ensino Médio / período matutino / Escola Estadual Paulo Freire

3.    Conteúdos relacionados às disciplinas/matérias do currículo básico







Sociologia – Exposição do tema proposto na sua complexidade:
·         A Previdência Social, direitos e benefícios
·         Definição
·         Objetivos
·         Atividades implementadas pela Previdência Social

Língua Portuguesa – Redigir texto sobre o tema proposto/correção ortográfica/gramatical/verificar coerência e coesão

Sala de Tecnologias – Pesquisa direcionada sobre o tema proposto

4.    Tempo previsto


Uma semana – 10 a 14 de junho/2013
5.    Objetivos gerais e específicos



5.1 – Objetivos gerais – Esclarecer, debater, interagir sobre a função da Previdência Social esclarecendo direitos e benefícios disponíveis ao cidadão

5.2 – Objetivos específicos – Proporcionar à turma do 2º ano do Ensino Médio, ampliar seus conhecimentos sobre o aspecto previdenciário com a finalidade de disseminar e serem futuros formadores de opinião na comunidade na qual estão inseridos

6.    Planejamento das atividades prevendo:
6.1 - Atividades de diagnóstico do conhecimento – Verificar conhecimento através de textos e slides sobre o tema proposto

6.2 – Atividades de ampliação do conhecimento – Pesquisa através de recursos tecnológicos na própria escola / ambiente Sala de Tecnologias e caso necessário como afazer de casa para posterior relatório descritivo e oral para a turma proporcionando interação dos conhecimentos


6.3 – Atividades de sistematização do conhecimento – Desenvolvimento de redação pela turma sobre o tema proposto “Previdência Social, direitos e benefícios” (anexo 1)






























































Clique no link abaixo e leia as redações 
0 comentários

Projeto: Paródia de Matemática



CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E VEJA AS PARÓDIAS
2º A do E. Médio - 1º Lugar Matutino


PROJETO: PARÓDIA DA MATEMÁTICA
TÍTULO DO PROJETO
A Importância da música no ensino- aprendizagem da Matemática

PROFESSOR REGENTE
Cleide Aparecida Humberto de Souza

ÁREA DE CONHECIMENTO
Matemática


SÉRIE / TURMA/ TURNO
6º Ano A, 6º Ano B,6º Ano C, 7º Ano A, 7º Ano B,7º Ano C, 8º Ano A, 8º Ano B , 9º Ano A ,9º Ano B, 1º Ano A, 2º Ano A
Matutino e vespertino


EQUIPE DE APOIO

Professor Marcelo Antonio Moreira e Camila Perdomo Varago

PROFESSORA DA STE
Joicenir Sovernigo Lopes


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Raimundo Machado de Araripe


DIREÇÃO
Cecília Welter Ledesma

Paulo Fernando Zorzanello

NÚMERO DE AULAS
06 aulas


PERÍODO DE EXECUÇÃO
Início: 04/06/2012
Término: 05/07/2012

DURAÇÃO
29 horas/aula


TOTAL DE PARTICIPANTES
210 alunos


TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA


Pesquisas na STE;
Composição das paródias;
Ensaios;
Execução das mesmas;
Apresentação das Paródias no Anfiteatro Municipal  - Professor Salvador Nogueira


OBJETIVOS


Explorar cenários motivacionais e contextos atrativos, onde o aluno sinta-se desafiado pela música e possa aprender com o lúdico de forma espontânea, porém, com responsabilidade e compromisso interagindo com o tradicional;
Quebrar regras como mecanismos perfeitamente organizados e possibilitar a troca de experiências e de aprender com prazer;
Despertar interesse, pelo meio de facilitar a memorização de conceitos e fórmulas;
O ensino da matemática deve ser voltado para a aprendizagem significativa do aluno, trabalhar seu conteúdo de forma que contribua para as necessidades práticas do cotidiano como a formação do pensamento lógico-matemático dos alunos, tornando-os críticos e participativos.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Foram usadas pesquisas e recursos tecnológicos sobre o tema abordado;
De acordo com o conteúdo ministrado no ano letivo, os alunos formaram dois grupos por sala e desenvolveram sua paródia que no final teve uma junção dos grupos com letras e ritmos diferentes dando assim diversificação e criatividade na música e no ritmo.


RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS


Conteúdos do ano letivo de cada série;
Computadores;
Internet;
Editor de texto (Writer);
Microfone;
Câmera Digital;
Xerocopiadora;
Instrumentos musicais ( guitarra, violão, bateria...).


AVALIAÇÃO

Avaliados por uma mesa de jurados composta por 7 pessoas usando como critério: Os conteúdos abordados, desempenho e criatividade;
A música é um suporte poderoso quando envolvemos no processo ensino-aprendizagem da matemática. Quer como técnica de relaxamento, ferramenta eficaz para facilitar a aprendizagem de conceitos, regras e fórmulas.
Estamos vivendo em uma sociedade moderna onde não cabe ao professor ser o detentor de conhecimento e o aluno um mero aprendiz. Mas sim, proporcionar ao aluno o prazer em aprender de forma lúdica. O desafio,  gera esforço e interesse real pela atividade.


PREMIAÇÃO :
1º Colocado – Rodada de sorvetes
Turma vencedora: - 2º Ano A do Ensino Médio


segunda-feira, junho 24 0 comentários

Aula de Arte

Cultura de Outro País
Sol Mexicano - Modelagem Com argila
7º Anos A/B Matutino
Professora : Luzia Layola
0 comentários

Produção de Vídeos


Leitura com expressão corporal
9º Ano A matutino
Língua Portuguesa
Professora: Araci Cazelli

CLIQUE E VEJA OS VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES




sexta-feira, junho 21 0 comentários

Exposição dos Trabalhos de Arte

Formas Geométricas Planas - Triângulo - 2º Ano A Matutino
Linhas - 3º Ano A Matutino
Sobrepondo Formas - 3º Ano B Matutino
Releitura "Os Girassóis de Van Gogh 1888" - 5º Ano A Matutino
Professora Luzia Layola
0 comentários

Divulgação do IDEB


terça-feira, junho 18 0 comentários

Emplacando a Escola em Inglês

7º Ano C
Professora: Lurdes
0 comentários

Eliminatória de Damas


Primeira eliminatória de damas da E E Paulo Freire com participação dos 4º e 5º anos e do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, matutino e vespertino.

Finais previstas para o dia 04/07/2013
Professora: Verilane Souza Magalhães
0 comentários

Entrega do Prêmio "Melhor Aluno 2012"

segunda-feira, junho 17 0 comentários

Reunião com os pais dos ganhadores do "Prêmio de melhor Aluno 2012"


quinta-feira, junho 13 0 comentários

Exposição de Trabalhos de Arte


Turmas: 1º A, 2º B, 3º C, 5º B e 5º C
Cores Secundárias
Maquetes: "O quarto - Van Gogh"
Mosaicos
Professoras: Elida Fernandes e Rosana Mantovani
0 comentários

Oficina de Matemática

Oficina com Ábaco - Adição e subtração
2º Ano C Vespertino
Professora Eledir
Coordenador de Matemática: Mauricio Lucas Passos
0 comentários

Aula de Arte

Mumificação - Arte no Egito
6º Ano A Matutino
Professora Luzia De Fatima Layola


Arte do Renascimento
Monalisa - Releitura e foto montagem
9º Ano A Matutino
Professora: Luzia De Fatima Layola

Projeto Foto Cartoon - Foto dos estudantes editadas com recursos midiáticos
1º Ano A matutino
Professor de Artes : Marcelo Antonio Moreira

terça-feira, junho 11 0 comentários

Ganhadores da Rifa da Festa Junina


segunda-feira, junho 10 0 comentários

Festa Junina

CLIQUE E VEJA OS VÍDEOS



quarta-feira, junho 5 0 comentários

Seletiva de Xadrez e Tênis de mesa para o JOJUMS

Participação da Escola Ativa , MAP e Paulo Freire
0 comentários

Projeto Meio Ambiente





Cique e veja os vídeos
Planeta Água
Os Elementos da Natureza

Identificação do Projeto
Título: Dia do Meio Ambiente e Ecologia
Tema: Trabalhando a Sustentabilidade na Escola
Tempo de Execução: Junho à Dezembro de 2013
Culminância: 05/06/2013
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo Biologia, Química, Ciências, Geografia e Artes
Público Alvo: 1º Ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio
Professores Idealizadores: Fernando , Maria Inês, Cleni, Orlandia, Rosana Polidário, Regina,Luzia, Rosana Mantovani, Elida e Coordenação Pedagógica
Colaboradores: Todo o corpo docente da escola

Conteúdo Foco
         O conteúdo foco está voltado para a conscientização da importância de se preservar o meio ambientem visando a sustentabilidade.
Problemática
Durante o último século, a crescente interferência humana sobre o meio ambiente, trouxe uma série de efeitos que estão agravando catastroficamente  nossos recursos naturais, provocando impactos irreparáveis com uma intensidade incontrolável.
Justificativa
         A escola, com a preocupação de formar cidadãos engajados com o meio ambiente, procura desenvolver hábitos e atitudes que promovam a sustentabilidade, partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo e que pequenos atos, podem fazer a diferença.
Objetivos
·        Despertar em nossos educandos, hábitos e atitudes que promovam a sustentabilidade;
·        Mostrar o lado humano das questões ambientais;
·        Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
·        Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
·        Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais saudável, seguro e mais próspero.
Metodologia/desenvolvimento
         O desenvolvimento do projeto terá início no dia do Meio Ambiente e da Ecologia(05 de Junho), com apresentações de vídeos e comentários sucintos realizados por professores e estudantes, abrangendo questões como: A poluição do ar,do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
         Os estudantes farão apresentações de danças e músicas referentes aos temas abordados.
         Após visita à reciclagem do município e pesquisa sobre vários aspectos relacionados ao lixo, professores farão uma explanação utilizando recursos midiáticos para esclarecer dúvidas sobre o destino desses materiais, separação e descartes, contaminações, etc...
         Todos os professores desenvolverão atividades diversas com os estudantes em sala de aula, preparadas pela coordenação pedagógica, complementando o trabalho de incentivo a preservação do meio ambiente.
         Ainda como ação sustentável serão plantadas mudas para arborizar o pátio da escola, onde os estudantes, durante o ano letivo, farão uma escala de irrigação e conservação, para que possam integrar o que foi aprendido à sua realidade.
Cronograma


Recursos
Sala de Tecnologia Educacional (STE);
Internet;
Computadores;
Projetor integrado;
Câmera digital;
Filmadora;
Caixas de som;
Microfone;
Cavadeira;
Regador

Avaliação
         A avaliação acontecerá de forma contínua através da observação do desempenho e interesse dos estudantes no desenvolvimento das tarefas propostas, produções de relatórios, atividades práticas e ações de preservação no meio ambiente escolar.


terça-feira, junho 4 0 comentários

Avaliação SAIEMS


Segmentos:
Estudantes
Pais ou responsáveis
Professores e Administrativo
segunda-feira, junho 3 0 comentários

Pesquisa na Internet

 
;