Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

segunda-feira, março 30 0 comentários

Projeto Família na Escola

Clique e veja as fotos



Família na Escola

Dados de identificação:
Escola: Estadual Paulo Freire.
Professoras Responsáveis: Todo corpo docente
Turmas/ano: 1º ao 9º ano do EF  e 1º ao 3º ano do EM
Turno: matutino/vespertino
Título do projeto: A participação que faz a diferença
Direção: Cecília Welter Ledesma e Paulo Fernando Zorzanello
Coordenação Pedagógica: Raimundo Machado de Araripe
Progetec: Joicenir Sovernigo Lopes

Introdução

            O projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença, faz se necessário uma vez que é a família a maior aliada da Escola, procura-se evidenciar a importância dessa parceria, pois vivemos em uma época que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano, em que a sociedade fundamenta-se no individualismo e o coletivo fica banido a uns poucos sobreviventes, é de fundamental importância um trabalho de resgate para que os pais/família se conscientizem da importância do acompanhamento familiar na vida educacional dos alunos bem como a relevância da interação entre família-escola, observando que é possível perceber que a colaboração dos pais, gestor, professores e de toda a comunidade escolar é a melhor maneira para que aconteça um ensino significativo e de qualidade e que crianças e adolescentes necessitam de apoio coletivo para que se tornem cidadãos de sucesso. Entretanto Dar-se ênfase à presença da família no âmbito escolar, bem como da relevância da interação e da coletividade entre essas instituições tão importantes e essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos educando da Escola Estadual Paulo Freire de Iguatemi – MS. Nesse sentido, percebe-se que o ponto de partida para a promoção do sucesso escolar é promover a integração entre família e escola, partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e inovadora.
Justificativa
            O presente Projeto tem como fim específico, abrir as portas para à participação de familiares na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional. Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que diz: "O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno". Dentre as reflexões do tema aqui apresentado "O projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença”, Outro ponto importante que abrange este projeto é que família e escola caminhem juntas, objetivando sempre a conscientização do aluno na construção do seu conhecimento, como também da sua autonomia frente às decisões necessárias para o sucesso do ensino aprendizagem.
Objetivos
            Geral
  • ·         Conscientizar e sensibilizar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educando, bem como da integração entre família e escola.
           Específicos
  • ·         Promover palestras com  nutricionista e fonoaudióloga( com tema expressões); ü Incentivar a participação dos pais nos eventos promovidos pela Escola bem como nas apresentações dos alunos;
  • ·         Promover ações através de Técnicos em Enfermagem, Agentes de Saúde e, profissionais da Educação Física; e ação social como inscrição do CPF via internet;
  • ·         Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de ensino e aprendizagem;
  • ·         Desenvolver atividades voltadas para a integração/participação da família na escola;

Metodologia
            O presente projeto será desenvolvido com as famílias dos alunos regularmente matriculados neste Estabelecimento de Ensino e contará com a participação dos profissionais (Esteticistas, Maquiadoras, Nutricionista, Fonoaudióloga, Cabeleireiros, Técnicos da saúde) Professores, Coordenador pedagógico, Diretores, Progetec e Funcionários. Será utilizado Data show, internet, STE, máquina fotográfica, computadores, filmadora, notebook, caixas de som e microfone.
Conclusão
            Este Projeto será um grande desafio, mas estaremos empenhados a uma busca constante pela qualidade e melhoria da interação Família X Escola, pois a escola é um agente transformador e acreditamos que com responsabilidade e valorização da autoestima, poderemos desenvolver um Projeto que venha se destacar pelo seu caráter educativo. Promover um contato maior entre Família X Escola de forma organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando problemas envolvendo a comunidade escolar de forma socializadora num trabalho de integração social. O sucesso de qualquer proposta educacional certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família pela vida escolar do aluno, ao estímulo a leitura  aos estudos individuais e ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da escola, da família e da comunidade – três parceiros que podem contribuir para o sucesso dos alunos, para uma educação de qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos. O envolvimento de todos será de grande importância, pois quando todos se envolvem, a escola cumpre melhor o seu papel. 
Referencias bibliográficas
BRASIL/MEC/CNE. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.
Regimento Escolar 2014 PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Paulo Freire, 2014.
TIBA, Içami. Quem ama, educa! São Paulo: Gente, 2002.



 
0 comentários

Projeto Circo da Alegria

quarta-feira, março 25 0 comentários
Participação da equipe de professores no campeonato municipal interfirmas representando a EE Paulo Freire. Após a segunda vitória consecutiva no campeonato à equipe dos professores esta classificada antecipadamente para a segunda fase da competição.
PROGETEC: Joice Sovernigo
terça-feira, março 24 0 comentários

Gincana do Dia Mundial da Água

Os estudantes da EE Paulo Freire participaram pelo segundo ano consecutivo da Gincana "Dia Mundial da Água" organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente juntamente com a Sanesul e outras escolas da cidade no dia 24 de março. A EE Paulo Freire conquistou o troféu de 1º lugar na gincana da água. Parabéns aos estudantes e professores!
PROGETEC: Joice Sovernigo
segunda-feira, março 23 0 comentários

Assembleia Geral 2015

PROGETEC: Joice Sovernigo
sexta-feira, março 20 0 comentários

quarta-feira, março 18 0 comentários

Aula de Raciocínio Lógico

Bingo da adição e subtração
5º ano A
Professora: Hérica
PROGETEC: Joice Sovernigo
segunda-feira, março 16 0 comentários

Caça ao Tesouro



CONTEÚDO DE GEOGRAFIA COORDENADAS GEOGRÁFICAS APLICADO NO 6º ANO, TURMA A, PERÍODO MATUTINO.
PROFESSORA: REGINA M. GOMES LOPES


CAÇA AO TESOURO ENSINANDO COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Objetivo geral:
 Associar conteúdos aplicados em sala de aula sobre localização, orientação e orientações geográficas, a partir do cotidiano dos alunos.

Metodologia:
Exposição oral sobre o conteúdo de coordenadas geográficas, assim como orientação, localização e cartografia, onde os alunos, após as aulas teóricas realizam uma brincadeira de caça ao tesouro, associando o conteúdo dado à prática.

Materiais
·      Um local amplo (pátio da escola)
·      Bússola;
·      Um mapa do espaço escolhido, que contenha várias rotas até o tesouro.
·      Fichinhas de orientação (cada rota terá um número de fichinhas com dicas, que será estipulado pelo professor de acordo com o espaço que irá utilizar);
·      Tesouro

Procedimentos:

Para realizar essa atividade são necessárias, no mínimo, duas aulas, onde:
·       Na primeira aula foi feita uma exposição oral sobre orientação e localização geográfica;
·       Na segunda aula a turma foi até a STE onde realizados atividades de localização na lousa digital, usando as Coordenadas Geográficas.
·       No local escolhido pelo professor, um aluno, escolhido pelo próprio grupo, deve manusear uma bússola onde este, com ajuda dos colegas, devem encontrar o norte e marcar na rosa dos ventos, em um mapa do local escolhido, feito pelo professor ou pelos próprios alunos.
·       Depois o professor deverá fazer algumas perguntas sobre o conteúdo dado na aula anterior, o grupo que acertar tem direito de receber uma orientação. O grupo que acertar mais perguntas chegará primeiro no tesouro.

Conclusão 

Depois da conclusão da dinâmica pedir que os alunos se manifestem sobre a atividade aplicada, pontos positivos, negativos, o que fez com que o grupo vencedor chegasse primeiro, se houve companheirismo, espírito de equipe, etc...

sexta-feira, março 13 0 comentários

Aula de Produção Interativa


Nesta aula o professor utilizou de jogos educativos para as turmas de 2º e 3º ano. Com o intuito de desenvolver o processo de aprendizagem fortalecendo a escrita e leitura das palavras.
Professor: Thiago Evangelista
0 comentários

Aula de Produção Interativa

Texto Instrucional
Explicação sobre textos instrucionais, o uso no nosso dia a dia. Quando usamos esse tipo de texto? 
Quando lemos o manual de instrução para usar o celular. Quando alguém nos ensina um endereço. E também quando seguimos a instrução de uma receita. Receita na prática.
Os estudantes trouxeram as gelatinas e junto preparamos a receita. Deixamos descansar de um dia para o outro. E depois saboreamos todos juntos.
Professora: Rosângela Queiroz
segunda-feira, março 9 0 comentários

Formação dos Líderes de Sala 2015


sexta-feira, março 6 0 comentários

Dia Internacional da Mulher


0 comentários

Homenagem ao Dia da Mulher

Professora: Rosana Mantovani
PROGETEC: Joice Sovernigo
0 comentários

Aula de Matemática

Direção e sentido
Adição e subtração 
2º ano A 
Professora: Cândida                                                                                                                        

 PROGETEC: Joice Sovernigo

Pesquisa na Internet

 
;