Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, setembro 30 0 comentários

quinta-feira, setembro 29 0 comentários

8ª Web Conferência - CATEBE ( Capacitação de Técnicos e Auxiliares de Bibliotecas Escolares


quarta-feira, setembro 28 0 comentários

Alfabetização

Jogo das Palavras
1º Ano A
Professora: Celi
segunda-feira, setembro 26 0 comentários

Semana Nacional do Trânsito



Atividades educativas marcam a Semana Nacional do Trânsito na EE Paulo Freire 

A Semana Nacional do Trânsito 2016 ocorreu entre os dias 19 e 26 de setembro e para promover ações de conscientização nos estudantes para um trânsito mais seguro, a EE Paulo Freire durante toda a semana procurou contemplar através de diversas metodologias previamente descritas e relatadas nos planejamentos docentes, atividades educativas voltadas para a temática.
O objetivo principal foi conscientizar os discentes, com vistas à assimilação de valores que pudessem contribuir para a criação de um ambiente de trânsito favorável ao compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos de forma segura.
A culminância das atividades se deu nas quartas e quintas aulas de cada turno na sexta-feira, através de uma blitz educativa promovida pela Polícia Militar que simulou várias situações de irregularidade de trânsito por meio dos transeuntes que passavam na rua de frente à escola.
Por:  Raí Machado Araripe
sexta-feira, setembro 23 0 comentários

Exposição de Arte

Arte Nouveau - 8º Ano A
Escultura Contemporânea - 9º Ano A e 1º Ano A do Ensino Médio
Igrejas Barrocas - 7º Ano A
Escultura Indígena com Argila - 1º Ano A do Ensino Médio
Professora: Rosana Mantovani
0 comentários

7ª Web Conferência - CATEBE ( Capacitação de Técnicos e Auxiliares de Bibliotecas Escolares)


quarta-feira, setembro 21 0 comentários

Dia da Árvore


quinta-feira, setembro 15 0 comentários

Aula de Filosofia

Trabalho de Filosofia realizado pela turma 3º ano EM
Jogos de raciocínio lógico confeccionados pelos estudantes. 
A lógica no dia a dia.
Professora: Ana Marcia
quarta-feira, setembro 14 0 comentários

Projeto Bullying

3º Ano A,4º Ano A, 5º Ano A e C
Professora: Eledir de Fátima
0 comentários

Aula de Arte

Esculturas
5º Ano C
Professora: Eliani Vasconcelos



 Cartão Postal
4º Ano A
Professora: Rosana Mantovani
0 comentários

Trocando Cartas



Trocando Cartas
Em tempos de tecnologia, as relações estão praticamente restritas ao meio eletrônico, através de mensagens via celular, e-mail ou redes sociais. Como o gênero textual epistolar é pouco difundido, cabe à escola orientar os alunos para o conhecimento e domínio deste gênero textual bem como dos demais.
A carta foi um dos instrumentos mais úteis em situações diversas e como é um dos mais antigos meios de comunicação, se faz necessário resgatar o gênero e fazê-lo circular entre nossos alunos e seus familiares distantes, que resultará em uma atividade de escrita positiva, sem levar em conta que outros gêneros advêm dela, como por exemplo, os ofícios de requerimento, que possuem  uma estrutura similar e nunca cairá em desuso.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundido no mundo e é a modalidade eletrônica da carta, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar esse método antigo.
Dessa forma, na EE Paulo Freire, e com base na programação prevista no referencial curricular de Língua Portuguesa, a professora Rita de Cássia em suas duas turmas de 5º ano, ministrou didaticamente a estrutura do Gênero Epistolar na espécie carta, usando de diversos recursos metodológicos em sala de aula.
E por fim, a atividade culminou na escrita de uma carta de cada aluno das turmas, destinada a um parente ou amigo distante e a sua consequente postagem através de uma correspondência, na agência local dos Correios, que é quem detém o monopólio postal no Brasil. Aproveitando a visita que havia sido antecipadamente agendada, o gerente da agência, proporcionou aos estudantes uma visita às dependências da unidade para explicar o funcionamento dessa instituição de relevante valor social no Brasil.
Por: ARARIPE, Raí Machado de
terça-feira, setembro 13 0 comentários

Aula de Arte

Trabalhando o Bullying
3º Ano B
Professora: Elida
0 comentários

Aula de Ciência

Debate e depoimentos sobre o Bullying
9º Ano A
Professora: Edinéia
0 comentários

O Fenômeno Bullying



O fenômeno bullying acontece nas escolas, nos clubes, nos condomínios e até mesmo no trabalho. Onde quer que existam relações entre pessoas, provavelmente existirá alguém que queira se destacar apoiando-se no declínio de outro. A Escola Estadual Paulo Freire fez um trabalho de conscientização através de seus professores e estudantes com textos, cartazes, paródias, palestras,pesquisas, filmes, vídeos dentre outras atividades mostrando a diferença entre as pessoas. A grande vantagem de ser assim é que todos nós temos qualidade e também defeitos e algumas pessoas destacam as coisas negativas de um ser para diminuir e fazer brincadeiras sem graça. Esse tipo de brincadeira (bullying) faz com que muitos estudantes deixem a escola, se afastem de seus colegas e tenham uma vida de angústia e depressão. Assim é o bullying, que destaca situações de violências físicas e morais concretizadas pelo autor das agressões que possui um único desejo: se destacar perante a turma. Do outro lado, encontra-se o alvo, aquele que mesmo sem ter motivado as agressões, as recebe gratuitamente. Esta é uma das características desse fenômeno que marca o indivíduo e a vida inteira deixando marcas profundas.
As características mais comuns entre os alvos são: timidez, pouca sociabilidade, autoestima baixa e insegurança. Estas propriedades podem ser permanentes – quando fazem parte do temperamento e personalidade do indivíduo – ou, podem ser temporárias – quando passam a existir devido algum acontecimento ou fase da vida, como por exemplo: a mudança para uma nova escola.
Esse tipo de comportamento não é aceito pela escola e sempre é vedada qualquer manifestação desse gênero, principalmente fazendo com que os estudantes tenham um comportamento amigável e respeite seus colegas e suas diferenças religiosas, físicas e intelectuais e na maneira de se vestir e seu comportamento perante a sociedade.
Texto: Adauto Alves Teixeira
quinta-feira, setembro 8 0 comentários

6ª Web Conferência - CATEBE ( Capacitação de Técnicos e Auxiliares de Bibliotecas Escolares)


terça-feira, setembro 6 0 comentários

Semana da Pátria

Confecção de viseiras em comemoração a Semana da Pátria
4º Ano A
Professora: Rosana Mantovani
 Atividades da Semana da Pátria
1º e 6º Ano
Professora: Eliani Vasconcelos
quinta-feira, setembro 1 0 comentários

5ª Web Conferência - CATEBE ( Capacitação de Técnicos e Auxiliares de Bibliotecas Escolares)


0 comentários

Aula de Sociologia

Trabalho de Sociologia 1º Ano do Ensino Médio 
Os grandes Mestres da Sociologia.

 Peça teatral "Em Busca da Paz"
2º Ano A do Ensino Médio
Professora: Janete Souza

Pesquisa na Internet

 
;