Nova Resolução para as STEs
PÁGINAS DO BLOG
Pesquisar este blog
Encerramento do Curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs
Ciclo da Erva Mate no contexto histórico de Mato Grosso do Sul
Treinamento dos professores aplicadores para avaliação de desempenho estadual SAEMS
Curso: "Formação Pela Escola" Módulo Competências Básicas
Piquenique prêmio aos alunos vencedores da gincana do dia do estudante.
Dados da aula
4aulas de 50 minutos cada.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecer a organização linguística do gênero carta(local, saudação,mensagem, despedida e assinatura);
- Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas;
- Produzir o gênero estudado para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua(formal/informal) de falar e escrever, usado para comunicar.
Antes do início das atividades propostas, ter uma conversa inicial com o objetivo de contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam antecipar ideias e obter informações de que irão auxiliar sua compreensão.
Atividade 1
Ler o texto: A magia das cartas
Espera-se que, com e a partir da leitura do texto,os alunos se sintam à vontade para falar sobre o assunto. Durante o tempo em que estiverem conversando sobre as questões propostas na atividade, ir listando na lousa as diferentes respostas dadas. Em seguida, peça que leiam os motivos que levam uns a escreverem, outros a não escreverem.
Atividade 2
Ler a carta xerocada e responder:

Atividade 3
Produção de texto
Pedir aos alunos que escrevam uma carta endereçada a amigos ou parentes que não veem há tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Depois de escrever a carta para a pessoa escolhida, cada aluno cuidou de todos os detalhes importantes: destinatário, remetente. endereços , CEP e selo.
Auto Avaliação
Depois de revisar o texto escrito, o próprio aluno respondeu as perguntas sugeridas:
- Eu escrevi um texto formal ou informal?
- Coloquei todos os elementos de uma carta?
- Cometi erros ortográficos?
- Quais?
Atividade 4
Visita ao Correio
Para entender todo o processo de postagem a turma visitou a Agência dos Correios na Avenida Eufrasina Martins Fernandes nº 826. Com suas cartas em mãos,os alunos puderam acompanhar todas as etapas. Na sequência o funcionário Osny Alves explicou aos alunos a respeito da caixa postal e todo procedimento para que as pessoas possam adquiri-las e sua utilidade. Os alunos ficaram felizes por terem sido bem recebidos e pelas explicações obtidas. Foi uma experiência inesquecível.
De volta à escola passamos na sorveteria e tomamos sorvete.
Que delícia!!!
Treinamento dos Coordenadores de escolas para avaliação de desempenho estadual SAEMS.
Público alvo: Jovens e adolescentes dos períodos matutino, vespertino e noturno em sua totalidade, bem como pais e responsáveis pelos alunos da E.E. Paulo Freire.
Objetivo: Conscientizar aos usuários ou não do tabaco, sobre os efeitos desastrosos que seus componentes podem causar no organismo, bem como sus efeitos na sociedade.
Resultados esperados: Diminuir a incidência de tagistas entre pré-adolescentes e adolescentes, posto que o tabagismo é uma doença pediátrica.
Organização: Professor Saulo Abreu - Educação Física
Colaborador: Professor Fernando Marafigo - Ciências.
Clique e veja as fotos

- Laboratório de Anatomia Humana;
- Laboratório de Química;
- Museu Interdisciplinar de Ciências;
- Biblioteca;
- Rádio e TV - UP;
- Hospital Veterinário.
- Ilso Flávio Wendler de Souza;
- Cristiano Wendler de Souza;
- Paulo Zorzanelo.
Projeto Dislexia
Professora responsável: Delfina Rosalva G.Ledesma.
Língua Portuguesa
Turma: 1º ano Ensino Médio
Vespertino
Público Alvo:
ü Pais, alunos e professores (Comunidade escolar)
ü Tempo estimado 4 aulas
Desenvolvimento:
ü Trabalhos teóricos através de pesquisas, a partir de um filme “como estrelas no céu, toda criança brilha na terra”.
ü Os estudantes prepararam Cartazes contendo frases e imagens que se relacionam com o problema abordado.
Objetivo:
ü Informar que a dislexia não é uma doença e sim uma disfunção cerebral, que na maioria das vezes é adquirido pela genética. Pesquisas científicas neurobiológicas recentes concluíram que o sintoma mais conclusivo acerca do risco de dislexia em uma criança, pequena ou mais velha, é o atraso na aquisição da fala e sua deficiente percepção fonética. Quando este sintoma está associado a outros casos familiares de dificuldades de aprendizado - dislexia é, comprovadamente, genética, afirmam especialistas que essa criança pode vir a ser avaliada já a partir de cinco anos e meio, idade ideal para o início de um programa remediativo, que pode trazer as respostas mais favoráveis para superar ou minimizar essa dificuldade. (Fonte: www.dislexia.com.br).
ü Todos os estudantes envolvidos fizeram a exposição de seus trabalhos nos murais e locais autorizados pela escola propagando assim seus conhecimentos para toda a comunidade escolar.

Dia Estadual de Combate ao Bullying na Escola

CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE
DATA: 31/08/2011
A conferência teve início com a apresentação da professora responsável Janete Gnoatto de Souza, informando o eixo a ser discutido: Direito à qualidade de vida, saúde, esporte, lazer e tempo livre. Em seguida a diretora da Escola Estadual Paulo Freire, agradeceu a presença de todos e esclareceu a importância desta ação, visto que os debates extraídos desta conferência servirão para construir a política nacional da juventude.
O enfermeiro que proferiu a palestra: Juventude e Saúde esclareceu assuntos como: hábitos saudáveis de vida, sexualidade, gravidez na adolescência, Programa Saúde do Adolescente (PROSAD), prevenção de doenças e a importância das vacinas.
A professora de educação física que proferiu a palestra: Juventude Esporte e Lazer, assegurou a importância do esporte educacional, esporte de lazer ou recreativo, esporte de alto rendimento e também falou da importância do esporte para a saúde.
O professor da sala de tecnologia proferiu a palestra: Juventude e o Tempo Livre, ele fez uma pergunta para reflexão. O que a juventude faz com o seu tempo livre? Sugeriu aos jovens que o tempo livre deve ser bem aproveitado, deu alguns exemplos: boa leitura, boa música, ver um filme, visitar amigos e parentes e praticar esportes, enfatizando que as atividades do tempo livre devem ser prazerosas.
A partir destes assuntos explanados pelos palestrantes os estudantes puderam fazer o questionamento. Logo após foram formados três grupos para debaterem os temas e apresentarem as suas análises, críticas, sugestões e emendas.
Nada mais havendo realizamos os agradecimentos e todos os participantes assinaram a ata desta Conferência Livre de juventude.

RESULTADOS FINAIS V JOMIRE E V JOERE
V JOMIRE- JOGOS MIRIM DA REDE ESTADUAL
Ano Base 1998
Larissa da Conceição 3°B Vesp. - CAMPEÃ – DAMAS.
Renato de Araujo Gomes 7°B Mat – CAMPEÃO – DAMAS.
João Pedro Buffon Arce 9°A Mat – CAMPEÃO - XADREZ
Lilian Guerreiro Soares 8°A Mat – 3° LUGAR – TÊNIS DE MESA
Euzébio Lopes 6°A Vesp. – 3° LUGAR – TÊNIS DE MESA
ESCOLA PAULO FREIRE – 3° LUGAR – GERAL JOMIRE
Obs: O aluno João Pedro Buffon Arce ficou empatado em primeiro lugar em pontos no xadrez pelo critério de desempate adotado pela organização ele recebeu medalha de vice campeão.
V JOERE – JOGOS ESCOLARES DA REDE ESTADUAL
Ano base - 1994
Sandra Alonso Kaiser – 1°A Vesp - CAMPEÃ – TÊNIS DE MESA
Lucas Buffon do Amaral – 1°A Mat – 3° LUGAR – XADREZ
Taiz Gonzaga da Silva – 9°A Mat – 3° LUGAR – DAMAS
FUTSAL FEMININO – 3° LUGAR
ESCOLA PAULO FREIRE – 3° LUGAR – GERAL JOERE
OS PROFESSORES SAULO E JACKSON AGRADECEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, E PARABENIZA OS CAMPEÕES!
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TICs no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimentos, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

Os alunos do 5º ano B matutino participaram do projeto Revivendo e Aprendendo com diversas atividades.

O coordenador é isso e muito mais, ele trabalha, media, projeta, prevê resultados, cobra, pesquisa, enfim, auxilia bastante a direção escolar para que as coisas andem corretamente dentro da unidade.
PARABÉNS ! ! !

O 5º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU – é aberto aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, das escolas públicas e privadas de todo o país, visando despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas no ambiente escolar, através de produção de textos nos mais diversos gêneros e modalidades textuais. Este ano, sobre o tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”, a EE Paulo Freire participará efetivamente com alunos da 1ª Fase da EJA do Ensino Médio, 1ºEM noturno e 2º EM vespertino cordenados pelo seu professor de português, Raimundo Machado. Assim será encaminhado 3 textos selecionados, com reais condições de atingir a faixa de premiação do qual dispõe o regulamento do concurso. Esta é a terceira vez que a EE Paulo Freire participa desta competição nacional.