As diretoras norte-americanas participam hoje (2), em Campo Grande, de um encontro na Secretaria de Estado de Educação para conhecer o panorama atual da educação em Mato Grosso do Sul. Elas estão no Brasil por meio de um programa de intercâmbio que faz parte das atividades do Prêmio Gestão Escolar. Mary Beth Pelosky e Aida Fraser-Hammer foram recebidas pela secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, que destacou a importância da visita promovida pela parceria entre o Consed e a Embaixada Americana no Brasil. “É importante que as diretoras norte-americanas conheçam a realidade na educação em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Essa troca de experiências é boa não só para o conteúdo pedagógico, mas também para a gestão, a cultura e o atendimento diferenciado, como a educação especial”, comentou. A educação especial foi um dos temas abordados durante reunião que também contou com a presença da adida cultural adjunta do Consulado Americano, Katherine Caro, da secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Cheila Cristina Vendrami, da superintendente de Planejamento e Apoio à Educação, Angela Maria da Silva, do superintendente de Políticas de Educação, Roberval Angelo Furtado e da diretora da EE Paulo Freire, de Iguatemi, vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão 2010, Cecília Welter Ledesma.
À tarde, as diretoras conhecerão a Escola Estadual São José, na Vila Rosa. Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental estão ensaiando com a professora de inglês uma apresentação de “Oh Happy Day” para recepcionar as visitantes. A diretora da escola, Ivone Aparecida Calvo Marcuzo, explica que “todos os alunos estão ansiosos pela visita. As diretoras conhecerão nossas instalações e poderão tirar dúvidas”. A escola atende 478 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Amanhã (3), à noite, o grupo passará pela Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, que tem 1.140 alunos matriculados no ensino fundamental, ensino médio, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Sistema Escola Técnica do Brasil (E-Tec Brasil). A diretora da escola, do Conjunto Buriti, Sirlei Isabel de Freitas, conta que “os estudantes pesquisaram sobre a região em que moram as diretoras, arrumaram as salas e preparam um ambiente de boas-vindas”. Uma comissão de alunos vai acompanhar o grupo, que assistirá a um vídeo produzido em português e inglês e participará de uma mesa redonda com pais, professores das escolas do bairro e estudantes. Na quinta-feira (4), no fechamento oficial do intercâmbio, as visitantes vão participar, com mais 150 pessoas, de um seminário bilíngue no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), das 13 às 17 horas. Entre os assuntos abordados, o significado do intercâmbio e sua programação, pela perspectiva da Secretaria de Estado de Educação, no contexto da política de desenvolvimento da Gestão Escolar do Estado. O Cepef oferece cursos técnicos de nível médio, Profuncionário presencial e a distância para funcionários da educação e E-Tec Brasil.
Conheça o perfil das gestoras norte-americanas Mary Beth Pelosky é diretora da Nottingham Elementary School, desde 2006. A escola é pública e fica na área urbana de Arlington, cidade de 210 mil habitantes no Estado da Virginia. Com 47 professores a escola atende 547 estudantes do ensino fundamental (jardim à 5ª série). A diretora já recebeu vários prêmios e bolsas por seu desempenho administrativo. Depois de conhecer Mato Grosso do Sul, Mary Beth segue para Minas Gerais, onde fica até 11 de agosto. Vice-diretora da Kentwood High School desde 2004, Aida Fraser-Hammer trabalha pela manutenção de um espaço seguro, confortável e instrutivo, além de ser responsável pela disciplina de 2.400 estudantes do ensino médio da escola pública que fica no subúrbio de Kent, cidade com 79 mil habitantes no Estado de Washington. De Campo Grande, Aida segue para o Rio de Janeiro, no dia 6 de agosto. Prêmio Gestão Escolar O Prêmio Gestão Escolar é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino público no país. Participar do prêmio é, com certeza, contribuir decisivamente para que a escola passe a incorporar uma cultura de autoavaliação que destaque e evidencie boas práticas de gestão, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos. Entre outubro e novembro de 2010, estes mesmos diretores norte-americanos receberam em suas escolas 24 colegas brasileiros vencedores do Prêmio Gestão Escolar em seus Estados. O objetivo do intercâmbio é conhecer o cotidiano das escolas, o processo de gestão, as experiências pedagógicas, seus problemas e ações realizadas para enfrentar os desafios. O programa foi criado em 1998. Desde então, contou com a participação de mais de 200 diretores escolares. Premiação A escola indicada por cada Estado como a que melhor atende aos critérios estabelecidos no regulamento recebe o Diploma Escola “Destaque Estadual”. As seis escolas finalistas, selecionadas pelo Comitê Nacional de Avaliação recebem o Diploma Escola “Destaque Nacional”. Já a escola melhor qualificada dentre as seis finalistas recebe o Diploma Escola “Referência Brasil”. Além dos diplomas, será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências ao diretor da melhor escola de cada Estado, além de premiação em dinheiro para as melhores classificadas. Em 2010, a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar aconteceu no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, e reuniu escolas públicas de todo o país. Uma escola estadual de Mato Grosso do Sul chegou entre as seis finalistas, selecionadas entre 2.391 instituições. A diretora da Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi, região sul do Estado, Cecília Welter Ledesma, viajou para os Estados Unidos com outros diretores de 22 estados e do Distrito Federal. O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Ministério da Educação (MEC). |
0 comentários:
Postar um comentário