Identificação
Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes
Nome da Escola: Escola estadual Paulo freire
Local : Iguatemi – MS
Série: 4º Ano “A e C” Matutino e Vespertino
Número de alunos: 55
Professores Envolvidos:
· Artes – Luzia – Élida
· Língua Portuguesa – Rita
· Matemática – Rita
· Produções Interativas – Rosana
Tema: Aprender a Tabuada Brincando
Justificativa
O projeto prevê trabalhar a tabuada para que os alunos possam se interagir socialmente e aprender de forma lúdica, descontraída e prazerosa, direcionando uma atividade em grupo onde o desenvolvimento de estratégias e reflexão das atitudes são compartilhadas.
Objetivos
· Recuperar a deficiência de conteúdos;
· Facilitar a memorização no processo de ensino aprendizagem;
· Reconhecer a importância do raciocínio lógico para seu cotidiano;
· Compreender que a matemática também se aprende brincando;
· Fazer com que o aluno aprenda a trabalhar em equipe respeitando a opinião de cada colega.
Conteúdo
· Tabuada
Disciplinas Envolvidas
· Artes;
· Língua Portuguesa;
· Matemática;
· Produções Interativas.
Metodologia/Procedimentos/Cronograma
· Paródias;
· Competição com jogos(dominó, dados, memória, corrida dos resultados e outros);
· Confecção de mosaicos;
· Tabuada musical;
· Jogos on line na STE;
· Desafios matemáticos;
· Atividades escritas,
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
· Computadores;
· Internet;
· Câmera digital;
· Sulfite;
· Lápis de cor;
· Giz de cera;
· Jogos concretos;
· CD de áudio;
· Vídeos;
· Aparelho de som;
· Cartolina;
· E.V.A;
· Caderno para registros
Registro do processo
Projeto registrado através de fotos. Vídeos e slides.
Avaliação e Resultados esperados
Avaliação: Será avaliado a participação, criatividade e o desempenho do aluno para o uso da tabuada nas diversas atividades durante a realização do projeto.
Resultados Esperados: Para aprender matemática deve-se pratica-la.
Portanto, qualquer método deve ser repetido algumas vezes até o aluno ter o domínio sobre o mesmo. Porém espero que ele possa descobrir o seu próprio caminho. Ele muitas vezes, pode ser complexo. Ou sem sentido,para outras pessoas , mas para ele geralmente é simples e eficaz. Nós educadores, devemos nos esforçar para mostrar maneiras divertidas de aprender a matemática, além de mostrarmos que é um conhecimento que utilizaremos para o resto da vida.
Divulgação/Socialização do Projeto realizado
https://sites.google.com/site/eepfiguatemi/
Referências Bibliográficas
0 comentários:
Postar um comentário