PROJETO TOSCO: Prevenção e
combate ao uso de drogas e sexualidade no Ensino Fundamental e Médio.
PÚBLICO ALVO: Direção, coordenação, Professores, alunos e toda comunidade escolar.
ÓRGÃO: Escola Estadual Paulo Freire.
Cleide Aparecida Humberto de Souza - Professora
de Matemática
Regina Martins Gomes Lopes - Professora de
Geografia
Participantes:
Fernando Marafigo – Professor de Ciências.
Camila Varago – Professora de Matemática
Ricardo Pallaoro - Policial Civil
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos resgatando
valores (respeito mútuo, amor próprio, entre outros...) através do conhecimento
e reflexão temática da sexualidade, indisciplina e drogas, sugerindo aos docentes
rever e expandir conceitos e condutas relacionados ao tema abordado na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover mecanismo e metodologia participativa que permita
a edificação de forma ampla no ensino-aprendizagem .
Promover palestras de socialização dos trabalhos desempenhados
na escola, como suporte de prevenção em parceria com órgãos competentes. Cuja
finalidade é desenvolver a aquisição do conhecimento, habilidades e a concepção
de hábitos, atitudes e valores.
Despertar o interesse dos alunos, educadores
e familiares na busca de ações coletivas preventivas contra o uso de
estimulante e exploração inadequada da sexualidade.
Aumentar a auto-estima do aluno e diminuir os problemas
causados por diversos fatores da sociedade atual como: indisciplina, violência,
uso de drogas , gravidez precoce, e melhorar a qualidade de vida.
Inserir os conteúdos aos temas abordados de forma
interdisciplinar, interagindo assim matemática na pesquisa e construção de
tabelas e gráficos, geografia na pesquisa por região e ciências nos danos da
sexualidade precoce.
JUSTIFICATIVA
O projeto Tosco surge no momento em que a nossa sociedade
vivencia grandes e graves problemas com o uso de álcool e o uso indevido de
drogas. É de suma importância que a Escola promova uma educação global entre
crianças e adolescentes em todo o nosso país,
e pensando nesta problemática surge a oportunidade de estarmos propondo
os temas abordados. Movidos pela curiosidade, os adolescentes, em grande parte despreparada,
buscam experimentos, expostos a riscos, como gravidez precoce e doenças
sexualmente transmissíveis. A Escola Estadual Paulo Freire atua de maneira
efetiva e contínua na educação, na conscientização do aluno responsável e capaz.
Assim reduz os riscos de práticas indevidas, garante resultados positivos e uma
educação interdisciplinar de qualidade. O livro Tosco ressalta a importância da
continuidade deste trabalho sobre prevenção ao uso de drogas, pois, deixa claro
que essas práticas são atitudes Toscas.
METODOLOGIA
Para a execução do projeto Tosco após o trabalho em sala de
aula foi marcado um evento com palestras, depoimentos, vídeos e teatros para
enriquecer e esclarecer os temas abordados.
Contamos com o apoio de toda a comunidade
escolar e parcerias como:
Polícia civil – Ricardo Pallaoro que ministrou palestras
sobre o uso das drogas lícitas e ilícitas, causas e efeitos no organismo,
utilizando vídeos e depoimentos viabilizando recursos e ajuda aos usuários.
No primeiro momento Os educandos estiveram trabalhando na
disciplina de matemática pela Profª. Cleide as atividades a seguir sendo assim distribuídas:
- 6ºano A, 7ºano A - pesquisas realizadas na sala de
tecnologia sobre os temas mencionados, confecção de cartazes, faixas e painel
informativo.
- 7º ano B - Pesquisa de campo realizada no período
matutino sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na escola e nas famílias dos
estudantes, as conseqüências etc. Onde os mesmos utilizaram um questionário
sobre o tema e uma urna para que as respostas fossem secretas.
--2ºano A – vídeos e debates.
Após a coleta de dados estatísticos, foram trabalhados nas
aulas de matemática a construção de gráficos de barras, colunas e setores nas
turmas envolvidas. Neste projeto houve a participação dos alunos na decorrência
da ação do projeto Tosco.
Os educandos estiveram trabalhando na disciplina de
Geografia as Regiões brasileiras sendo assim distribuídas:
- 6° ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região
Norte com o tema – Tabagismo;
- 6° ano Turma B- sendo responsável por pesquisar a região
Norte com o tema – Alcoolismo entre Adolescentes e jovens.
- 7°ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região
Nordeste com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas.
- 7°ano Turma B- sendo responsável por pesquisar a região
Sul com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas;
- 8°ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região
Sudeste com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas;
- 9°ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região
Centro-Oeste com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas.
Os educandos estiveram trabalhando na disciplina de
Ciências com profº. Fernando a sexualidade precoce sendo assim distribuídas:
- Todas as turmas do 6º ano ao 9º ano do ensino
fundamental.
Participaram também do projeto na disciplina de matemática
com a profª. Camila atividades como:
- 6º ano A – Paródia
sobre o livro Tosco.
- 1º ano A- Apresentação de teatro pelos alunos ilustrando
os temas abordados.
DESENVOLVIMENTO
O projeto se desenvolveu a partir de uma conversa com os
alunos onde foram relatados alguns casos sobre os temas abordados nas salas de
aula e nas famílias, houve então a necessidade de contar com o apoio do projeto
Tosco, da equipe gestora, órgãos e entidades municipais no combate ao uso das
drogas.
O trabalho foi executado no segundo bimestre com duração de
dois meses entre pesquisa, trabalhos em sala e palestras realizadas nos três
períodos: matutino, vespertino e noturno, contou com o apoio do livro Tosco, pesquisa
na internet sobre as conseqüências das drogas na saúde e na vida. A pesquisa se
estendeu também no assunto sexualidade, usando recursos tecnológicos e trabalhando
dados estatísticos a partir da pesquisa de campo construindo tabelas e
gráficos, encerrando com palestras, teatros e exposição de Murais.
AVALIAÇÃO
Ficou registrado, o interesse, a capacidade, o entusiasmo,
a criatividade e espontaneidade dos educandos na participação do projeto Tosco.
Observaram-se melhoras na conduta e relacionamento entre
colegas da sala, respeito e valorização ao corpo e a vida.
O projeto será contínuo e interdisciplinar com a finalidade
de alcançar as metas propostas nos objetivos, principalmente por aqueles que
encontram barreiras para enfrentar os problemas relacionados ao tema abordado.
O uso diário de álcool, de maconha e de cocaína é
considerado um risco grave para a quase totalidade da amostra, independentemente
do sexo, da faixa etária dos estudantes e suas famílias e também da região
brasileira.
A porcentagem de pessoas que já se submeteu a algum
tratamento foi maior, em relação ao país, nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Para o Brasil como um todo, cerca de 4% dos entrevistados
foram tratados pelo uso de álcool e/ou de drogas.
Pesquisa de campo
realizada pelos alunos citados.
Publico alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio.
Instituição: E.E.Paulo Freire.
Figura 1:
Uso de drogas lícitas e ilícitas
nos alunos pesquisados.
Figura 2:
Os dados mostram que o uso do álcool é bem maio em
relação às outras drogas.
Figura 3:
Este gráfico revela as
respostas dos alunos sobre a prática do uso e tipo de drogas em suas famílias.
Figura 4:
As conseqüências das drogas nas famílias dos nossos
alunos refletem na maioria das vezes seu comportamento na escola, mascarando
assim, a dor, os traumas, e os problemas vivenciados na família.
Quantidade de usuários nas famílias dos nossos alunos.
FIGURA 6: Porcentagem de uso na vida das diferentes drogas
psicotrópicas, nas 107 maiores cidades do Brasil.
Figura 7:
Figura 8:
O uso do álcool,
maconha, cocaína e outros tipos de drogas são estatisticamente comprovados um
mal crescente e avassalador na sociedade e humanidade.
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