“RESGATANDO
CULTURAS”
Identificação
Denominação do Projeto Folclore: Resgatando Culturas
Órgão Coordenador e Órgão executor : Escola Estadual
Paulo Freire
Idealização e
Elaboração: Professora Gerenciadora da STE :Joicenir Sovernigo Lopes
Professora de Artes: Luzia de Fátima Layola
Período de realização do Projeto: 15 a 31 de agosto
Responsáveis pela execução: Todo corpo docente da escola
Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º Ano do ensino
fundamental e 1º ao 3º Ano do ensino Médio
Duração: 15 dias
Justificativa:
O folclore faz parte do
patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de
compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são
lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos,
lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de
tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios,
superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da
cultura e memória de um povo.
Objetivos:
-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como
patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística,
explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e
reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar gosto
pelas musicas e danças culturais
-Resgatar as brincadeiras antigas.
Metodologia
O projeto Folclore: resgatando a cultura será
desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série:
-Pesquisar na STE
-
Leitura
-Vídeos:
-Jogos na STE
Culminância:
Na finalização do projeto foi desenvolvida
na Escola uma gincana com a participação de todos os alunos e professores, as
provas se deram nos dias 30 e 31/08 sendo que no dia 30 foram realizadas a
parte esportiva com varias brincadeiras do nosso folclore e no dia 31 foram
realizadas as provas culturais com danças e teatros com o tema folclore.
Execução da gincana:
REGULAMENTO
DA GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DA
E.E.
PAULO FREIRE
DOS
OBJETIVOS:
Promover à integração, o
conhecimento, a descontração, o lazer, principalmente comemorar o Folclore
Brasileiro.
DAS
DISPOSIÇÕES:
Das disposições gerais da
COMISSÃO ORGANIZADORA seguem abaixo, os dispositivos que regulamentam a Gincana
Cultural e Esportiva do Folclore
1. Componentes inscritos
numa equipe deverão ser todos da mesma sala.
2. Estar presente no horário
estabelecido.
3. Participar com
entusiasmo, empenhando-se para apresentar, da melhor maneira possível as
tarefas.
4. Ter espírito esportivo e
união entre as equipes, respeitando todos os seus membros.
5. Não serão permitidas
vaias durante a realização das tarefas das respectivas equipes. A
Equipe que desrespeitar esta
norma perderá 100 pontos a
cada manifestação de vaias.
6. Os pedidos de impugnação
de tarefas obedecerão aos seguintes critérios:
a) Só poderá ser feito pelo
coordenador/professor ou coordenador aluno da equipe
Por escrito;
b) Tempo para reclamação, no
máximo 15 minutos após o término da prova;
c) No ato da reclamação
trazer a fonte que comprove a irregularidade da equipe.
DA
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Para ajudá-la em suas
atividades, a Comissão Organizadora poderá convocar outras pessoas, tantas
quantas achar necessário.
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES:
Cada equipe será
representada por uma cor. (escolher com os líder da sala a forma de representar
a cor) ex: fitas, camiseta, bandana, etc.
Algumas provas, devido ao
grau de dificuldade poderão ser entregues às equipes com
Antecedência, embora todas
devam ser cumpridas durante a realização da 1ª Gincana.
Cada equipe poderá contar
com professor/coordenador que lhes dará assessoria e ao mesmo caberá zelar pela
motivação, incentivo e disciplina da equipe.
Cada equipe deverá escolher
um coordenador entre os membros da equipe.
Qualquer dúvida sobre as
atividades procurar a Comissão Organizadora antes do prazo final de sua
entrega, pois vencido o horário não serão mais dadas explicações às equipes.
DA
REALIZAÇÃO:
A Gincana Cultural e
Esportiva será realizada em etapas:
1ª Etapa Tarefas
Antecipadas - 28/08/2012
2ª Etapa - Tarefas esportivas - 30/08/2012
3ª Etapa – Tarefas culturais
-31/08/2012
DA
PREMIAÇÃO:
Medalhas e 1 ponto na média em todas as
matérias para a equipe campeã.
Tarefas Antecipadas deverão ser entregues
para a equipe organizadora no dia 28/08/2012.
1ª prova: enquete site wwwpaulofreire.blogspot.com
Foi disponibilizado no
blog da escola uma enquete da equipe que
vencerá a gincana 2012. Vencerá a equipe que ao final do período de votação
obtiver o maior percentual de votos. O período de votação será entre 15/08 a 29/08/2012
PONTUAÇÃO :
- 1º LUGAR
– 100 PTS
- 2º LUGAR
– 90 PTS
- 3º LUGAR
– 80 PTS
2ª Prova: Gincana Solidária–
A Escola se orgulha muito de
ter participado de campanhas de doação de alimentos para famílias carentes
residentes em nossa cidade. A mobilização dos alunos e dos colaboradores e
professore para a doação no, Projeto Uma Cartinha Para o Papai Noel e nas
gincanas são importantes, por isso, cada equipe deverá arrecadar 10Kg de arroz,
10Kg de açúcar, 10Kg de feijão, 5 latas de óleo, 10 caixa de chá-Mate, 10Kg
fubá, 10Kg de sal, 10 pacote de macarrão, 10 pacotes de biscoito de sal, 10
pacotes de biscoito doce e 10 latas de sardinha,. A equipe que completar a
cesta básica ganhará 200pts. A cada 5Kg de cada item, que exceder o estipulado,
a equipe ganhará mais 10 pts. As cestas serão entregues pela equipe vencedora
aos alunos carentes da nossa comunidade escolar, juntamente com seu
professor/coordenador de sala.
PONTUAÇÃO: 200 PTS
3ª
Prova: Maior Pipa
Cada equipe deverá apresentar a maior pipa.
Serão avaliados os seguintes itens:
Criatividade
Originalidade
PONTUAÇÃO: 80 PTS
4ª
Prova: Maior Peteca
Cada equipe deverá apresentar a maior peteca.
Serão avaliados os seguintes itens:
Criatividade
Originalidade
PONTUAÇÃO: 80 PTS
5ª
Prova: Carrinho de rolimã.
Cada equipe deverá apresentar um carrinho de
rolimã, sendo que o mesmo tem que estar apto para ser usado.
Serão avaliados os seguintes itens:
Criatividade
Originalidade
PONTUAÇÃO: 80 PTS
ATIVIDADES ESPORTIVAS
- 6º ao 2º Ano do Ensino Médio.
As modalidades
esportivas e as fichas de inscrições serão divulgadas até dia 15/08/2012 e
deverão ser devolvidas até o dia 20/08/2012.
1ª Prova – Surpresa
Pontuação
- 100 PTOs
2ª Prova
Corrida
de rolimã (1 COMPONENTE)
Pontuação
– 100 PTOs
3ª Surpresa
Pontuação
- 100 PTOs
4ª Prova : Arrancadão de
carriolas
Um componente senta na carriola e o outro deverá cruzar a linha
de chegada
Vence quem completar a prova em menos tempo.( 2 componentes)
Pontuação
– 100 PTOs
5ª Prova Pula-Pula
Primeiro, faça dois riscos no chão conforme o desenho ao lado.
Um deles será a linha de partida e o outro a linha de chegada. Depois, todas as
crianças devem ir para trás da linha de partida e formar duas fileiras com o
mesmo número de participantes. Cada criança deve segurar firme na cintura de
quem estiver a sua frente. Peçam para alguém ser o juiz. Ele dará o sinal – que
pode ser um apito ou um grito – para começar a brincadeira. As crianças que
estão em fila devem dar grandes pulos para frente. A fileira não pode se romper
e o pulo não pode acontecer antes do sinal. Caso isso aconteça, a fileira deve
voltar à linha de partida e recomeçar seu percurso. Vence a equipe que alcançar
a linha de chegada primeira.( 5 COMPONENTES)
Pontuação
– 100 PTOs
6ª Prova Surpresa
Pontuação
– 100 PTOs
7ª Prova - Derreta O Gelo
Algumas horas antes do jogo, o mestre deverá encher algumas
forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça
plástica dentro de cada quadradinho. No momento da competição, cada equipe
receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o
gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá
apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A
primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um
prêmio.( 1 COMPONENTE)
Pontuação
– 100 PTOs
8ª
Prova-Corrida De Lagartos
Correm um representante de cada equipe Uma das pessoas de cada
grupo é escolhida como o lagarto, e os demais do grupo embrulham-no em saco de
lixo (desde o pescoço até os pés, envolvendo também os braços e as pernas). No
JÁ, os lagartos, já deitados de barriga no chão, devem rastejar até o a linha
de chegada. Quem o fizer primeiro, vence a prova.(2 COMPONENTES) Cada equipe
deverá trazer 2 sacos de lixo de 50kilos.
Pontuação
– 100 PTOs
9ª Prova
Surpresa
Pontuação
– 100 PTOs
10ª Prova
- Montaria
Corrida de duplas, de ida e volta. Um jogador fica de quatro
enquanto seu companheiro monta em suas costas. Na ida, vai de frente, na volta
de costas, ou seja, não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem
chegar primeiro. (2 COMPONENTES)
Pontuação
– 100 PTOs
11ª Prova
– Escolha Seu Rival
Haverá duas equipes. Os jogadores estarão lado a lado, todos
preparados para correr. As equipes estarão separadas uma da outra. Em cada
rodada, um jogador de cada equipe irá participar. É uma corrida comum (50
metros rasos), mas o corredor pode escolher o seu rival. Ex.: É a vez da equipe
A escolher. O corredor da equipe A é o Bruno. Bruno deverá gritar o nome de
alguém da outra equipe (ex.: Caio). Imediatamente após a escolha, Bruno e Caio
deverão correr até a linha de chegada. Quem chegar primeiro elimina o outro.
Agora, é a vez da equipe B escolher… E por aí vai. Vence a equipe que fizer a
outra zerar o número de corredores.( 1 COMPONENTE)
Pontuação
– 100 PTOs
12ª – Prova - Chute A Gol
Com Venda: (1 COMPONENTE)
Pontuação- 50 PTOs
Dica! Levem
coisas e levem celulares - com crédito!
ATIVIDADES CULTURAIS
1ª Prova: Grito de Guerra —
Cada equipe deverá apresentar seu grito de
guerra.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Criatividade;
2. Organização na apresentação.
3. Animação da equipe
PONTUAÇÃO: 100
2ª Prova: Teatro -
O teatro encanta o homem desde as suas mais
remotas gerações.
Os alunos terão a oportunidade de expressar
toda a sua vocação artística retratando temas baseados nas Lendas e Contos do
nosso Folclore.
Cada equipe deverá apresentar o tema
escolhido no dia 20/08/2012.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Fidelidade ao tema;
2. Organização/ envolvimento;
3.
Criatividade na caracterização das personagens
PONTUAÇÃO: 100
3ª Prova: Cultura Música – Dança
"A música é a linguagem universal, não
precisa ser traduzida. É assim que a alma do artista te fala ao
coração..." (Berthold Alerbach)
Cada equipe deverá apresentar uma música com
coreografia de acordo com o tema “FOLCLORE”.
Cada
equipe deverá apresentar a música escolhida no dia 20/08/2012.
Mínimo
10 componentes
Tempo
da música: 5 minutos
PONTUAÇÃO: 100
4ª Prova: Folclore brasileiro
Folclore brasileiro é um conjunto de mitos,
lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações
com a finalidade de ensinar algo, ou meramente nascido da imaginação do povo.
Por ser o Brasil um país de dimensões continentais, possui um folclore bastante
rico e diversificado e suas histórias enaltecem o conhecimento popular e
encantam os que as escutam.
Cada equipe deverá elaborar um painel
contendo elementos que caracterizem o folclore brasileiro. O painel deverá ter
dimensões mínimas de 2mX1m ou banner com dimensões mínimas de 120X90cm. Cada
equipe deverá apresentar oralmente a sua produção para a comissão organizadora.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Fidelidade ao tema;
2. Criatividade;
3. Respeito às dimensões do painel ou banner;
4.
Organização e apresentação.
PONTUAÇÃO: 100
5ª
Prova: Mito atual
Desfile de um personagem do folclore nacional travestido de forma que mescle
seu aspecto folclórico com os "modismos" da cultura de alta
tecnologia atual.
Ex: um Saci baladeiro.
Serão avaliados: Beleza,
simpatia e desenvoltura do participante, recursos áudio-visuais, efeitos
especiais, cenário, sincronia, organização, trilha sonora, figurino,
aproveitamento do espaço, etc.
Pontuação: 50
Ptos.
6ª
Prova: Cordel
Cada equipe deverá escrever
um cordel contando histórias de nossa cidade. Onde serão exposto no varal do
cordel.
Entrega dia 26/08/2012 –
Pontuação: 100 Ptos.
PROVAS SURPRESAS:
As provas surpresas serão apresentadas
durante a gincana e a equipe que cumprir primeiro a prova é a vencedora.
1ª -Trava-língua
Prova cumprida: 100 pontos
Itens que serão avaliados: Oralidade e pronúncia + fluência =
As equipes terão
20 minutos para concluir a prova
2ª – DISCO DO
ROBERTO CARLOS DOS ANOS 1980
Prova cumprida: 100 pontos
1º Lugar –
100pts
2º Lugar – 80pts
3º lugar – 60pts
3ª - O Contador
de "Causo"
Trazer uma pessoa de fora da escola para contar um "causo" de maneira
criativa e agradável
Prova cumprida: 100 pontos
A equipe que trazer o contador ganha os pontos.
As equipes terão
40 minutos para concluir a prova
4ª – FERRO DE PASSAR ROUPA A BRASA.
As três
primeiras equipes que chegarem conclui a prova.
1º Lugar –
100pts
2º Lugar – 80pts
3º lugar – 60pts
Prova cumprida:
100 pontos
Itens que serão avaliados: Interpretação + caracterização + conjunto =
As equipes terão
20 minutos para concluir a prova
5ª – COMER A GELATINA MAIS RÁPIDO:
Cada
integrante terá que comer o mais rápido um prato de gelatina com as mãos para
traz e sem toca no prato, usar somente a boca.
1º Lugar –
100pts
2º Lugar – 80pts
3º lugar – 60pts
ATIVIDADES ESPORTIVAS
– 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
As modalidades esportivas e as fichas de inscrições serão
divulgadas até dia 15/08/2012 e deverão ser devolvidas até o dia 20/08/2012.
1ª Prova : Arrancadão de
carriolas
Um componente senta na carriola e o outro deverá cruzar a linha
de chegada
Vence quem completar a prova em menos tempo.( 2 COMPONENTES)
Pontuação
– 100 PTOs
Pontuação – 100 PTOs
2ª Prova - Derreta O Gelo
Algumas horas antes do jogo, o mestre deverá encher algumas
forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça
plástica dentro de cada quadradinho. No momento da competição, cada equipe
receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o
gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá
apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A
primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um
prêmio.( 1 COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
Pontuação – 100 PTOs
3ª Prova -
Montaria
Corrida de duplas, de ida e volta. Um jogador fica de quatro
enquanto seu companheiro monta em suas costas. Na ida, vai de frente, na volta,
volta de costas, ou seja, não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha
quem chegar primeiro.(2 COMPONENTES)
Pontuação – 100 PTOs
4ª Prova –
Escolha Seu Rival
Haverá duas equipes. Os jogadores estarão lado a lado, todos
preparados para correr. As equipes estarão separadas uma da outra. Em cada
rodada, um jogador de cada equipe irá participar. É uma corrida comum (50
metros rasos), mas o corredor pode escolher o seu rival. Ex.: É a vez da equipe
A escolher. O corredor da equipe A é o Bruno. Bruno deverá gritar o nome de
alguém da outra equipe (ex.: Caio). Imediatamente após a escolha, Bruno e Caio
deverão correr até a linha de chegada. Quem chegar primeiro elimina o outro.
Agora, é a vez da equipe B escolher… E por aí vai. Vence a equipe que fizer a
outra zerar o número de corredores.( 1
COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
5ª – Prova - Chute A Gol Com
Venda: (1 COMPONENTE)
Pontuação- 50 PTOs
6ª – Prova – Cabo de guerra:
A equipe toda.
Pontuação – 100 Ptos.
7ª Prova – DANÇA DO PNEU –
(1 componente)
Um
integrante de cada equipe deverá correr em volta dos pneus ao som de uma
musica, assim que parar a música devera pular dentro do pneu, assim até ficar
somente um.
Pontuação 50 Ptos
8ª – Prova - ÁGUA NA GARRAFA
– (2 componentes)
Com
uma esponja de espuma encher uma garrafa pet de água.
Pontuação 100 Ptos.
9ª Prova - QUEM COME MAIS RÁPIDO A
GELATINA.(1 COMPONENTE)
Cada
integrante terá que comer o mais rápido um prato de gelatina.
Pontuação – 50 Ptos.
10ª Prova – MELHOR DESENHO –
(1 COMPONENTE)
Apresentar
um desenho sobre a Lenda do Tuiuiú
Pontuação – 100 Ptos.
ATIVIDADES
CULTURAIS – 1º AO 5º ANO Fundamental
1ª Prova: Grito de Guerra —
Cada equipe deverá apresentar seu grito de guerra.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Criatividade;
2. Organização na apresentação.
3. Animação da equipe
PONTUAÇÃO:
100
2ª
Prova: Teatro -
O teatro encanta o homem desde as suas mais remotas
gerações.
Os alunos terão a oportunidade de expressar toda a sua
vocação artística retratando temas baseados nas Lendas e Contos do nosso
Folclore.
Cada equipe deverá apresentar o tema escolhido no dia
20/08/2012.
Tempo maximo – 10 minutos
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Fidelidade ao tema;
2. Organização/ envolvimento;
3. Criatividade na caracterização das personagens
PONTUAÇÃO:
100
3ª
Prova: Cultura Música – Dança
"A música é a linguagem universal, não precisa ser
traduzida. É assim que a alma do artista te fala ao coração..." (Berthold
Alerbach)
Cada equipe deverá apresentar uma música com coreografia
de acordo com o tema “SITIO DO PICA-PAU AMARELO” de Monteiro Lobato
Cada equipe deverá apresentar a música escolhida no dia
20/08/2012.
Mínimo 10 componentes
Tempo da música: 5 minutos
PONTUAÇÃO:
100
4ª
Prova: Folclore brasileiro
Falar uma parlenda / um trava-língua/ uma frase de
caminhão/ fazer um advinha
PONTUAÇÃO:
100
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