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sábado, setembro 1

Projeto Folclore



“RESGATANDO CULTURAS”

Identificação
Denominação do Projeto Folclore: Resgatando Culturas
Órgão Coordenador e Órgão executor : Escola Estadual Paulo Freire
Idealização  e Elaboração: Professora Gerenciadora da STE :Joicenir Sovernigo Lopes
Professora de Artes: Luzia de Fátima Layola
Período de realização do Projeto: 15 a 31 de agosto
Responsáveis pela execução: Todo corpo docente da escola
Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º Ano do ensino fundamental e 1º ao 3º Ano do ensino Médio
Duração: 15 dias

Justificativa:
O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Objetivos:
-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar  gosto pelas musicas e danças culturais
-Resgatar as brincadeiras antigas.

Metodologia
O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série:
 -Pesquisar  na STE
- Leitura
-Vídeos:
 -Jogos na STE

Culminância:
Na finalização do projeto foi desenvolvida na Escola uma gincana com a participação de todos os alunos e professores, as provas se deram nos dias 30 e 31/08 sendo que no dia 30 foram realizadas a parte esportiva com varias brincadeiras do nosso folclore e no dia 31 foram realizadas as provas culturais com danças e teatros com o tema folclore.

Execução da gincana:
REGULAMENTO DA GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DA
E.E. PAULO FREIRE
DOS OBJETIVOS:
Promover à integração, o conhecimento, a descontração, o lazer, principalmente comemorar o Folclore Brasileiro.

DAS DISPOSIÇÕES:
Das disposições gerais da COMISSÃO ORGANIZADORA seguem abaixo, os dispositivos que regulamentam a Gincana Cultural e Esportiva do Folclore
1. Componentes inscritos numa equipe deverão ser todos da mesma sala.
2. Estar presente no horário estabelecido.
3. Participar com entusiasmo, empenhando-se para apresentar, da melhor maneira possível as tarefas.
4. Ter espírito esportivo e união entre as equipes, respeitando todos os seus membros.
5. Não serão permitidas vaias durante a realização das tarefas das respectivas equipes. A
Equipe que desrespeitar esta norma perderá 100 pontos a cada manifestação de vaias.
6. Os pedidos de impugnação de tarefas obedecerão aos seguintes critérios:
a) Só poderá ser feito pelo coordenador/professor ou coordenador aluno da equipe
Por escrito;
b) Tempo para reclamação, no máximo 15 minutos após o término da prova;
c) No ato da reclamação trazer a fonte que comprove a irregularidade da equipe.
DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
Para ajudá-la em suas atividades, a Comissão Organizadora poderá convocar outras pessoas, tantas quantas achar necessário.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
Cada equipe será representada por uma cor. (escolher com os líder da sala a forma de representar a cor) ex: fitas, camiseta, bandana, etc.
Algumas provas, devido ao grau de dificuldade poderão ser entregues às equipes com
Antecedência, embora todas devam ser cumpridas durante a realização da 1ª Gincana.
Cada equipe poderá contar com professor/coordenador que lhes dará assessoria e ao mesmo caberá zelar pela motivação, incentivo e disciplina da equipe.
Cada equipe deverá escolher um coordenador entre os membros da equipe.
Qualquer dúvida sobre as atividades procurar a Comissão Organizadora antes do prazo final de sua entrega, pois vencido o horário não serão mais dadas explicações às equipes.
DA REALIZAÇÃO:
A Gincana Cultural e Esportiva será realizada em etapas:
1ª Etapa Tarefas Antecipadas  - 28/08/2012
2ª Etapa -  Tarefas esportivas - 30/08/2012
3ª Etapa – Tarefas culturais -31/08/2012
DA PREMIAÇÃO:
Medalhas e 1 ponto na média em todas as matérias para a equipe campeã.

Tarefas Antecipadas deverão ser entregues para a equipe organizadora no dia 28/08/2012.
1ª prova: enquete site wwwpaulofreire.blogspot.com
Foi disponibilizado no blog  da escola uma enquete da equipe que vencerá a gincana 2012. Vencerá  a  equipe que ao final do período de votação obtiver o maior percentual de votos. O período de votação será entre 15/08 a 29/08/2012
PONTUAÇÃO :
- 1º LUGAR  –  100 PTS
- 2º LUGAR  –  90 PTS
- 3º LUGAR  –  80 PTS

2ª Prova: Gincana Solidária–
A Escola se orgulha muito de ter participado de campanhas de doação de alimentos para famílias carentes residentes em nossa cidade. A mobilização dos alunos e dos colaboradores e professore para a doação no, Projeto Uma Cartinha Para o Papai Noel e nas gincanas são importantes, por isso, cada equipe deverá arrecadar 10Kg de arroz, 10Kg de açúcar, 10Kg de feijão, 5 latas de óleo, 10 caixa de chá-Mate, 10Kg fubá, 10Kg de sal, 10 pacote de macarrão, 10 pacotes de biscoito de sal, 10 pacotes de biscoito doce e 10 latas de sardinha,. A equipe que completar a cesta básica ganhará 200pts. A cada 5Kg de cada item, que exceder o estipulado, a equipe ganhará mais 10 pts. As cestas serão entregues pela equipe vencedora aos alunos carentes da nossa comunidade escolar, juntamente com seu professor/coordenador de sala.
PONTUAÇÃO: 200 PTS


3ª Prova: Maior Pipa
Cada equipe deverá apresentar a maior pipa.
Serão avaliados os seguintes itens:
Criatividade
Originalidade
PONTUAÇÃO: 80 PTS

4ª Prova: Maior Peteca
Cada equipe deverá apresentar a maior peteca.
Serão avaliados os seguintes itens:
Criatividade
Originalidade
PONTUAÇÃO: 80 PTS

5ª Prova: Carrinho de rolimã.
Cada equipe deverá apresentar um carrinho de rolimã, sendo que o mesmo tem que estar apto para ser usado.
Serão avaliados os seguintes itens:
Criatividade
Originalidade
PONTUAÇÃO: 80 PTS



ATIVIDADES ESPORTIVAS - 6º ao 2º Ano do Ensino Médio.
As modalidades esportivas e as fichas de inscrições serão divulgadas até dia 15/08/2012 e deverão ser devolvidas até o dia 20/08/2012.

1ª Prova – Surpresa

Pontuação - 100 PTOs

2ª Prova
Corrida de rolimã (1 COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
3ª Surpresa
Pontuação - 100 PTOs
4ª Prova : Arrancadão de carriolas
Um componente senta na carriola e o outro deverá cruzar a linha de chegada
Vence quem completar a prova em menos tempo.( 2 componentes)
Pontuação – 100 PTOs
 5ª Prova Pula-Pula
Primeiro, faça dois riscos no chão conforme o desenho ao lado. Um deles será a linha de partida e o outro a linha de chegada. Depois, todas as crianças devem ir para trás da linha de partida e formar duas fileiras com o mesmo número de participantes. Cada criança deve segurar firme na cintura de quem estiver a sua frente. Peçam para alguém ser o juiz. Ele dará o sinal – que pode ser um apito ou um grito – para começar a brincadeira. As crianças que estão em fila devem dar grandes pulos para frente. A fileira não pode se romper e o pulo não pode acontecer antes do sinal. Caso isso aconteça, a fileira deve voltar à linha de partida e recomeçar seu percurso. Vence a equipe que alcançar a linha de chegada primeira.( 5 COMPONENTES)
Pontuação – 100 PTOs
6ª Prova Surpresa
Pontuação – 100 PTOs
7ª Prova - Derreta O Gelo
Algumas horas antes do jogo, o mestre deverá encher algumas forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho. No momento da competição, cada equipe receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio.( 1 COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
8ª Prova-Corrida De Lagartos
Correm um representante de cada equipe Uma das pessoas de cada grupo é escolhida como o lagarto, e os demais do grupo embrulham-no em saco de lixo (desde o pescoço até os pés, envolvendo também os braços e as pernas). No JÁ, os lagartos, já deitados de barriga no chão, devem rastejar até o a linha de chegada. Quem o fizer primeiro, vence a prova.(2 COMPONENTES) Cada equipe deverá trazer 2 sacos de lixo de 50kilos.
Pontuação – 100 PTOs
9ª Prova Surpresa
Pontuação – 100 PTOs
10ª Prova - Montaria
Corrida de duplas, de ida e volta. Um jogador fica de quatro enquanto seu companheiro monta em suas costas. Na ida, vai de frente, na volta de costas, ou seja, não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem chegar primeiro. (2 COMPONENTES)
Pontuação – 100 PTOs
11ª Prova – Escolha Seu Rival
Haverá duas equipes. Os jogadores estarão lado a lado, todos preparados para correr. As equipes estarão separadas uma da outra. Em cada rodada, um jogador de cada equipe irá participar. É uma corrida comum (50 metros rasos), mas o corredor pode escolher o seu rival. Ex.: É a vez da equipe A escolher. O corredor da equipe A é o Bruno. Bruno deverá gritar o nome de alguém da outra equipe (ex.: Caio). Imediatamente após a escolha, Bruno e Caio deverão correr até a linha de chegada. Quem chegar primeiro elimina o outro. Agora, é a vez da equipe B escolher… E por aí vai. Vence a equipe que fizer a outra zerar o número de corredores.( 1 COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
12ª – Prova - Chute A Gol Com Venda: (1 COMPONENTE)
Pontuação- 50 PTOs

Dica! Levem coisas e levem celulares - com crédito!

ATIVIDADES CULTURAIS

1ª Prova: Grito de Guerra
Cada equipe deverá apresentar seu grito de guerra.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Criatividade;
2. Organização na apresentação.
3. Animação da equipe
PONTUAÇÃO: 100
2ª Prova: Teatro -
O teatro encanta o homem desde as suas mais remotas gerações.
Os alunos terão a oportunidade de expressar toda a sua vocação artística retratando temas baseados nas Lendas e Contos do nosso Folclore.
Cada equipe deverá apresentar o tema escolhido no dia 20/08/2012.

Serão avaliados os seguintes itens:
1. Fidelidade ao tema;
2. Organização/ envolvimento;
3. Criatividade na caracterização das personagens
PONTUAÇÃO: 100
3ª Prova: Cultura Música Dança
"A música é a linguagem universal, não precisa ser traduzida. É assim que a alma do artista te fala ao coração..." (Berthold Alerbach)
Cada equipe deverá apresentar uma música com coreografia de acordo com o tema “FOLCLORE”.
Cada equipe deverá apresentar a música escolhida no dia 20/08/2012.
Mínimo 10 componentes
Tempo da música: 5 minutos
PONTUAÇÃO: 100

4ª Prova: Folclore brasileiro
Folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo, ou meramente nascido da imaginação do povo. Por ser o Brasil um país de dimensões continentais, possui um folclore bastante rico e diversificado e suas histórias enaltecem o conhecimento popular e encantam os que as escutam.
Cada equipe deverá elaborar um painel contendo elementos que caracterizem o folclore brasileiro. O painel deverá ter dimensões mínimas de 2mX1m ou banner com dimensões mínimas de 120X90cm. Cada equipe deverá apresentar oralmente a sua produção para a comissão organizadora.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Fidelidade ao tema;
2. Criatividade;
3. Respeito às dimensões do painel ou banner;
4. Organização e apresentação.
PONTUAÇÃO: 100
5ª Prova: Mito atual

Desfile de um personagem do folclore nacional travestido de forma que mescle seu aspecto folclórico com os "modismos" da cultura de alta tecnologia atual.

Ex: um Saci baladeiro.
Serão avaliados: Beleza, simpatia e desenvoltura do participante, recursos áudio-visuais, efeitos especiais, cenário, sincronia, organização, trilha sonora, figurino, aproveitamento do espaço, etc. 
Pontuação: 50 Ptos.  
6ª Prova: Cordel
Cada equipe deverá escrever um cordel contando histórias de nossa cidade. Onde serão exposto no varal do cordel.
Entrega dia 26/08/2012 –
Pontuação: 100 Ptos.


PROVAS SURPRESAS:
As provas surpresas serão apresentadas durante a gincana e a equipe que cumprir primeiro a prova é a vencedora.
1ª -Trava-língua


Prova cumprida: 100 pontos

Itens que serão avaliados: Oralidade e pronúncia + fluência =

As equipes terão 20 minutos para concluir a prova
2ª – DISCO DO ROBERTO CARLOS DOS ANOS 1980

Prova cumprida: 100 pontos

1º Lugar – 100pts
2º Lugar – 80pts
3º lugar – 60pts
3ª - O Contador de "Causo"


Trazer uma pessoa de fora da escola para contar um "causo" de maneira criativa e agradável

Prova cumprida: 100 pontos

A equipe que trazer o contador ganha os pontos.

As equipes terão 40 minutos para concluir a prova
4ª – FERRO DE PASSAR ROUPA A BRASA.
As três primeiras equipes que chegarem conclui a prova.
1º Lugar – 100pts
2º Lugar – 80pts
3º lugar – 60pts
Prova cumprida: 100 pontos

Itens que serão avaliados: Interpretação + caracterização + conjunto =

As equipes terão 20 minutos para concluir a prova
5ª – COMER A GELATINA MAIS RÁPIDO:
Cada integrante terá que comer o mais rápido um prato de gelatina com as mãos para traz e sem toca no prato, usar somente a boca.
1º Lugar – 100pts
2º Lugar – 80pts
3º lugar – 60pts

ATIVIDADES ESPORTIVAS – 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
As modalidades esportivas e as fichas de inscrições serão divulgadas até dia 15/08/2012 e deverão ser devolvidas até o dia 20/08/2012.

1ª Prova : Arrancadão de carriolas
Um componente senta na carriola e o outro deverá cruzar a linha de chegada
Vence quem completar a prova em menos tempo.( 2 COMPONENTES)
Pontuação – 100 PTOs
Pontuação – 100 PTOs
2ª Prova - Derreta O Gelo
Algumas horas antes do jogo, o mestre deverá encher algumas forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho. No momento da competição, cada equipe receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio.( 1 COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
Pontuação – 100 PTOs
3ª Prova - Montaria
Corrida de duplas, de ida e volta. Um jogador fica de quatro enquanto seu companheiro monta em suas costas. Na ida, vai de frente, na volta, volta de costas, ou seja, não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem chegar primeiro.(2 COMPONENTES)
Pontuação – 100 PTOs
4ª Prova – Escolha Seu Rival
Haverá duas equipes. Os jogadores estarão lado a lado, todos preparados para correr. As equipes estarão separadas uma da outra. Em cada rodada, um jogador de cada equipe irá participar. É uma corrida comum (50 metros rasos), mas o corredor pode escolher o seu rival. Ex.: É a vez da equipe A escolher. O corredor da equipe A é o Bruno. Bruno deverá gritar o nome de alguém da outra equipe (ex.: Caio). Imediatamente após a escolha, Bruno e Caio deverão correr até a linha de chegada. Quem chegar primeiro elimina o outro. Agora, é a vez da equipe B escolher… E por aí vai. Vence a equipe que fizer a outra zerar o número de corredores.( 1 COMPONENTE)
Pontuação – 100 PTOs
5ª – Prova - Chute A Gol Com Venda: (1 COMPONENTE)
Pontuação- 50 PTOs
6ª – Prova – Cabo de guerra: A equipe toda.
Pontuação – 100 Ptos.
7ª Prova – DANÇA DO PNEU – (1 componente)
Um integrante de cada equipe deverá correr em volta dos pneus ao som de uma musica, assim que parar a música devera pular dentro do pneu, assim até ficar somente um.
Pontuação 50 Ptos
8ª – Prova - ÁGUA NA GARRAFA – (2 componentes)
Com uma esponja de espuma encher uma garrafa pet de água.
Pontuação 100 Ptos.
9ª Prova - QUEM COME MAIS RÁPIDO A GELATINA.(1 COMPONENTE)
Cada integrante terá que comer o mais rápido um prato de gelatina.
Pontuação – 50 Ptos.
10ª Prova – MELHOR DESENHO – (1 COMPONENTE)
Apresentar um desenho sobre a Lenda do Tuiuiú
Pontuação – 100 Ptos.

ATIVIDADES CULTURAIS – 1º AO 5º ANO Fundamental


Prova: Grito de Guerra —
Cada equipe deverá apresentar seu grito de guerra.
Serão avaliados os seguintes itens:
1. Criatividade;
2. Organização na apresentação.
3. Animação da equipe
PONTUAÇÃO: 100

2ª Prova: Teatro -
O teatro encanta o homem desde as suas mais remotas gerações.
Os alunos terão a oportunidade de expressar toda a sua vocação artística retratando temas baseados nas Lendas e Contos do nosso Folclore.
Cada equipe deverá apresentar o tema escolhido no dia 20/08/2012.
Tempo maximo – 10 minutos

Serão avaliados os seguintes itens:
1. Fidelidade ao tema;
2. Organização/ envolvimento;
3. Criatividade na caracterização das personagens
PONTUAÇÃO: 100


3ª Prova: Cultura Música – Dança
"A música é a linguagem universal, não precisa ser traduzida. É assim que a alma do artista te fala ao coração..." (Berthold Alerbach)
Cada equipe deverá apresentar uma música com coreografia de acordo com o tema “SITIO DO PICA-PAU AMARELO” de Monteiro Lobato
Cada equipe deverá apresentar a música escolhida no dia 20/08/2012.
Mínimo 10 componentes
Tempo da música: 5 minutos
PONTUAÇÃO: 100

4ª Prova: Folclore brasileiro
Falar uma parlenda / um trava-língua/ uma frase de caminhão/ fazer um advinha
PONTUAÇÃO: 100








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