Escola Estadual Paulo Freire
Projeto
PEQUENOS JORNALISTAS GRANDES
CIDADÃOS
Um olhar diferente sobre Iguatemi
Iguatemi-MS
2013
Projeto
PEQUENOS JORNALISTAS GRANDES CIDADÃOS – Um olhar diferente sobre Iguatemi
Clientela: Alunos do
Ensino Fundamental e Ensino Médio
Responsáveis: Direção,
Coordenação Pedagógica, Coordenação de Área, Gerenciador da STE e todo Corpo
Docente da Escola.
Disciplinas Envolvidas:
Todas as disciplinas
Duração do Projeto:
Junho à Novembro
APRESENTAÇÃO
Formar bons leitores e produtores de textos é uma
das principais funções da escola. Com esse intuito, o projeto será desenvolvido
na perspectiva interdisciplinar tendo como estratégia didática estabelecer a
mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.
A produção de textos e sua posterior divulgação
se constituem excelente instrumento de motivação para o estudo e pesquisa da
língua escrita. Trata-se de uma atividade pedagógica prazerosa, que envolve
conteúdos específicos ou contextualizados, possibilitando a
interdisciplinaridade do conhecimento.
O PROJETO PEQUENOS JORNALISTAS GRANDES
CIDADÃOS se constituirá na produção de textos diversificados e divulgados
posteriormente para todos os educandos através do sistema de som da escola.
A apresentação dos mesmos será
semanalmente e obedecerá um cronograma previamente estabelecido com a
parceria com os professores, abrangendo a inclusão de todas as turmas lotadas
no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todos os trabalhos produzidos pelos
alunos serão publicados no site da escola.
As atividades desenvolvidas deverão contribuir
para elevar o rendimento escolar, a partir da melhoria da leitura e da escrita,
bem como, servirão de estímulo ao desenvolvimento da expressão oral e da
produção textual. A programação
abrangerá diversos tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio
social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos,
acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados,
bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias
em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios
matemáticos, música, dramatizações de temas transversais etc.
Partindo do pressuposto que todos os alunos
querem ver seus textos publicados no site da escola, utilizar-se-ão critérios
combinados com os professores da Língua Portuguesa, de forma a atender a
expectativa de todos. A seleção dos textos, entre outros, poderá centrar-se: na
diversidade de tipos e gêneros textuais, priorização dos aspectos textuais
(coesão e coerência), sempre considerando as dificuldades gramaticais e
ortográficas, uma vez que os alunos ainda estão no período de aprendizado das
convenções sociais da língua. Os textos selecionados
passam pela revisão dos alunos, juntamente com o professor de sala.
JUSTIFICATIVA
Um fato é inegável: cada dia mais, os meios de
comunicação se incorporam indistintamente ao cotidiano de todas as camadas
sociais da população. Fatos exibidos em painéis e revistas, cenas de novelas,
noticiários televisivos ou radiofônicos, programas de auditório, propagandas,
clips e ritmos musicais não nos passam despercebidos. Muito pelo contrário:
ocupam - nos por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas
de nossas conversas diárias. Hoje, a educação mudou. A própria Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é
aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da
informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e
dominem os sistemas de produção de informações e, consequentemente, estejam
melhores preparadas para atuarem de forma mais responsável na vida em
sociedade. Nessa perspectiva, o Projeto PEQUENOS
JORNALISTAS GRANDES CIDADÃOS – Um olhar diferente sobre Iguatemi se
justifica pela necessidade de se desenvolver nos educandos habilidades da
leitura e escrita, a comunicação, o despertar da consciência crítica para o
trato com as informações da mídia e também, como primeiro instrumento
profissionalizante na produção jornalística. .
OBJETIVOS
Geral:
O projeto tem por objetivo desenvolver
conhecimento teórico e prático sobre a comunicação popular, fortalecendo a
produção cultural e estimulando a apropriação das tecnologias de informação e
comunicação, permitindo a construção de um espaço mais comunicativo no ambiente
escolar, desenvolvendo assim a percepção auditiva, a linguagem oral e a
concentração do educando.
Específicos:
- Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores, a interdisciplinaridade inerente ao projeto;
- Buscar através da internet, habilidades para desenvolver e reconhecer a função, e tipologia textual;
- Divulgar através dos recursos midiáticos os conhecimentos adquiridos acerca de gêneros textuais ao público escolar;
- Desenvolver habilidades e tendências de comunicabilidade dos participantes;
- Exercitar a comunicação oral;
- Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando-se as diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem;
- Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação;
- Divulgar atividades e eventos a toda comunidade escolar;
- Mostrar ao educando a importância dos meios de comunicação, a variedade linguística e seus valores;
- Desenvolver habilidades e competências referente à leitura, escrita e interpretação do fato lido.
- Manifestar o saber elaborado, sentindo motivação pela escrita, liberando sentimentos e valorizando a própria autonomia;
- Otimizar a socialização e o trabalho em equipe;
- Descobrir os vários talentos ocultos no âmbito escolar;
- Sensibilizar professores e alunos;
- Incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes;
- Despertar desenvolvimento intelectual, com possibilidades profissionais futuras.
METODOLOGIA
Apresentação do Projeto aos alunos e equipe
pedagógica expondo os objetivos;
As matérias e produções serão elaboradas pela turma na semana anterior
a constante do cronograma, para possibilitar sua entrega aos locutores
escolhidos;
A programação terá início com a identificação da turma, descrição
sobre a turma que irá elaborar o trabalho a ser apresentado. Exemplo: QUEM
SOMOS NÓS?
Artigos de opinião, poesias, notícias, concursos,
acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados,
bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias
em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios
matemáticos, músicas, atualidades, dramatizações de temas transversais e
paródias.
Acontecimentos importantes: notícias produzidas
pelos alunos sobre os eventos e atividades pedagógicas desenvolvidas na escola
desde sua origem na web, edição e reedição nos editores de textos e
apresentação através do sistema de som integrado às salas de aula.
Divulgação no site , blog e facebook da escola
dos trabalhos individuais ou coletivos desenvolvidos pelas turmas.
RECURSOS
UTILIZADOS
- Sala de Tecnologias Educacionais;
- Computadores para pesquisa;
- Internet;
- Editor de texto;
- Sistema de som;
- Caixas de som;
- Microfones;
- CDs, pen drives, HD externo;
- Câmera digital e filmadora;
- Site e blog da escola.
CRONOGRAMA
GERAL DE EXECUÇÃO
Abr
|
Mai
|
Jun
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
|
Idealização
|
X
|
||||||||
Apresentação
do Projeto aos alunos
|
X
|
||||||||
Incentivar
a produção de gêneros textuais
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Cronograma
Específico
Junho
|
Julho
|
|||||
Sem
|
1ª
|
2ª
|
3ª
|
4ª
|
||
2º EM
|
1º EM
|
2º EM
|
1º EM
|
9º
|
8º
|
|
Tema
|
Meio
Ambiente-
|
Meio
Ambiente-
|
Festa Junina
|
Festa Junina
|
Diversos
|
Diversos
|
Gênero
|
Dramatização
|
Biografia
|
Artigo de Opinião
|
Dramatização
|
Relato de Opinião
|
Texto Jornalístico -Reportagem
|
Resp.
|
Artes
|
Prof Líder com Professor de LP
|
Professor de LP
|
Artes
|
Professor Líder
|
Professor Líder
|
Agosto
|
Setembro
|
|||||||
Sem
|
2ª
|
3ª
|
4ª
|
5ª
|
1ª
|
2ª
|
3ª
|
4ª
|
Turma
|
5ºA,B
|
5ºC
|
4ºA, 4ºB
|
4ºC
|
6ºA, , 6ºC
|
6ºB
|
7ºA 7ºCº
|
7ºB
|
Tema
|
Folclore
|
Folclore
|
Folclore
Capoeira
|
Folclore
|
Semana da Pátria
|
Bullying
|
Trânsito
|
Trânsito
|
Gênero
|
Música
|
Música
|
Música
|
Teatro
|
Poesias
|
Dramatização
|
Música
|
Simulação Jornalística
|
Resp
|
Artes, PI e Professor Regente
|
Artes, PI e Professor Regente
|
Artes, PI e Professor Regente
|
Artes, PI e Professor Regente
|
Professor Líder
|
Artes
|
Professor Líder
|
Professor Líder
|
Outubro
|
Novembro
|
||||
Sem
|
2ª
|
3ª
|
4ª
|
5ª
|
2ª
|
Turma
|
3ºA, 3ºC
|
3ºB
|
2ºA, 2ºB
|
2ºC
|
1º A
|
Tema
|
Diversos
|
Diversos
|
Diversos
|
Diversos
|
Diversos
|
Gênero
|
Epistolar
|
Epistolar
|
Qualquer
gênero da disciplina de LP para o bimestre
|
Qualquer
gênero da disciplina de LP para o bimestre
|
Trava-língua
/parlenda
|
Resp
|
Artes,
PI e Professor Regente
|
Artes,
PI e Professor Regente
|
Artes,
PI e Professor Regente
|
Artes,
PI e Professor Regente
|
Artes,
PI e Professor Regente
|
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto acontecerá durante as
reuniões com os componentes do grupo e os educadores, devendo ser apontados os
pontos positivos e negativos, objetivando corrigir falhas,
dificuldades encontradas por eles, e sugestões ou propostas para os próximos
trabalhos. Além da observação da reação do público alvo se obteve boa
aceitação, envolvimento e significante comunicação entre locutores e
interlocutores. Verificar o rendimento escolar dos envolvidos e ocorrência de
melhorias nos conteúdos desenvolvidos no decorrer do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
___________. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/itlr/tetxt1.htm. Acesso em mar/2006.
MONTEIRO,
Juliana Lima. Jogos no
computador na educação infantil. Disponível
em http://www.scielo.br . Acesso em 07 jun. 2008.
MORAN, José Manuel. Interferências dos Meios de
Comunicação no nosso Conhecimento. INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação.
São Paulo, XVII (2):38-49, julho-dezembro 1994.
PAIS, Luiz
Carlos. Educação Escolar
e as tecnologias da informática. 1
ed. Belo Horizonte:Autêntica, 2005.
___________. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & MORAN, José Manuel (orgs). Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Secretaria de Educação a Distância: Brasília, Seed, 2005b. p. 13-17. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em mar/2006.
PRADO, M. E. B. Brito. Articulação entre áreas do
conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. In:
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & MORAN, José Manuel (orgs). Integração das Tecnologias na
Educação. Salto para o
Futuro. Secretaria de Educação a Distância: Brasília, Seed, 2005a. p. 55-58.
Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto.
Acesso em mar/2006.
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