Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

terça-feira, julho 23

Projeto: O Universo da Geometria

O UNIVERSO DA GEOMETRIA

ÓRGÃO:
Escola Estadual Paulo Freire

PUBLICO ALVO:
Alunos do 6º, 7º ano do ensino fundamental; e 2º ano do ensino médio.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 2º Bimestre

RESPONSÁVEL:
Cleide Aparecida Humberto de Souza

Justificativa:
Trabalhar Geometria não é somente apresentar as diversas formas geométricas aos alunos, os nomes dos polígonos e suas características. È necessário desenvolver nos alunos o gosto pela disciplina fazendo com que eles se envolvam no processo de ensino-aprendizagem. Este projeto almejou mostrar aos alunos a presença da geometria no seu cotidiano fora e dentro da sala de aula.

Objetivo Geral:
Aumentar a aptidão dos alunos e a capacidade de perceber a Geometria existente em seu meio, subsidiando com materiais práticos que despertem o raciocínio lógico e sintam-se motivados para novas experiências no estudo e na aplicação deste mecanismo. Aumentando assim a visão e o interesse pelo conteúdo. O projeto vem auxiliando nas diversas definições de geometria tão temida pelos alunos e ao mesmo tempo tão importante em nossas vidas.

Objetivo Específico:
            -Incentivar o desejo do aluno por geometria com o uso de materiais concretos e atividades lúdicas·
            -Despertar a curiosidade, o interesse e a capacidade do aluno de forma natural e espontânea.
-Desenvolver o aprendizado, explorando e classificando as formas geométricas existentes na sala de aula, na escola e na natureza.
-Calcular área, perímetro e volume dos polígonos planos, relacionando números, medidas e proporções.

METODOLOGIA:
-Pesquisa sobre geometria e suas classificações;
-Construção e Planificação das figuras planas e espaciais;
-Uso de blocos lógicos para aprender de modo prático os nomes dos polígonos;
-Cálculos das áreas, perímetro e volume das figuras geométricas;
-Identificação dos nomes das figuras geométricas na praça municipal;
-Expor os trabalhos realizados pelos alunos na sala de aula.

DESENVOLVIMENTO:
No primeiro bimestre foram trabalhadas figuras geométricas em todas as turmas, no primeiro momento com nomes dos polígonos e suas classificações, usando blocos lógicos e materiais concretos da sala de aula. No segundo bimestre trabalhou-se a planificação e construção das figuras geométricas. No terceiro bimestre passeio com cada turma na praça municipal onde identificaram figuras geométricas nas ruas e na natureza para posteriores cálculos em sala de aula de acordo com os nomes encontrados. Para finalizar revisão dos nomes e cálculos das figuras planas e espaciais relacionados ao conteúdo programado pelo referencial curricular de cada turma. Exposição dos trabalhos de cada turma na sala de aula.

AVALIAÇÃO:
As aulas de geometria com o uso de material prático, exploração das figuras geométricas, observação na natureza e no meio em que vive, é a melhor opção encontrada para um aprendizado de qualidade. Observou-se o entusiasmo, o interesse real e espontâneo dos alunos, ocorreu um alto índice de aproveitamento e uma participação integral das turmas durante as aulas. As aulas práticas e lúdicas de matemática vêm quebrando os paradigmas que fazem com que os alunos tenham tanto medo dessa disciplina, aumentando o interesse e despertando o gosto em aprender.


0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;