O UNIVERSO DA
GEOMETRIA
ÓRGÃO:
Escola
Estadual Paulo Freire
PUBLICO
ALVO:
Alunos do
6º, 7º ano do ensino fundamental; e 2º ano do ensino médio.
PERÍODO
DE EXECUÇÃO: 2º Bimestre
RESPONSÁVEL:
Cleide
Aparecida Humberto de Souza
Justificativa:
Trabalhar Geometria não é somente apresentar as
diversas formas geométricas aos alunos, os nomes dos polígonos e suas
características. È necessário desenvolver nos alunos o gosto pela disciplina
fazendo com que eles se envolvam no processo de ensino-aprendizagem. Este
projeto almejou mostrar aos alunos a presença da geometria no seu cotidiano
fora e dentro da sala de aula.
Objetivo
Geral:
Aumentar a aptidão dos alunos e a capacidade de
perceber a Geometria existente em seu meio, subsidiando com materiais práticos
que despertem o raciocínio lógico e sintam-se motivados para novas experiências
no estudo e na aplicação deste mecanismo. Aumentando assim a visão e o
interesse pelo conteúdo. O projeto vem auxiliando nas diversas definições de
geometria tão temida pelos alunos e ao mesmo tempo tão importante em nossas
vidas.
Objetivo
Específico:
-Incentivar o desejo do aluno por geometria com o uso de materiais concretos e
atividades lúdicas·
-Despertar a curiosidade, o interesse e a capacidade do aluno de forma natural
e espontânea.
-Desenvolver o aprendizado, explorando e
classificando as formas geométricas existentes na sala de aula, na escola e na
natureza.
-Calcular área, perímetro e volume dos polígonos
planos, relacionando números, medidas e proporções.
METODOLOGIA:
-Pesquisa sobre geometria e suas classificações;
-Construção e Planificação das figuras planas e
espaciais;
-Uso de blocos lógicos para aprender de modo
prático os nomes dos polígonos;
-Cálculos das áreas, perímetro e volume das figuras
geométricas;
-Identificação dos nomes das figuras geométricas na
praça municipal;
-Expor os trabalhos realizados pelos alunos na sala
de aula.
DESENVOLVIMENTO:
No primeiro bimestre foram trabalhadas figuras
geométricas em todas as turmas, no primeiro momento com nomes dos polígonos e
suas classificações, usando blocos lógicos e materiais concretos da sala de
aula. No segundo bimestre trabalhou-se a planificação e construção das figuras
geométricas. No terceiro bimestre passeio com cada turma na praça municipal
onde identificaram figuras geométricas nas ruas e na natureza para posteriores
cálculos em sala de aula de acordo com os nomes encontrados. Para finalizar
revisão dos nomes e cálculos das figuras planas e espaciais relacionados ao conteúdo
programado pelo referencial curricular de cada turma. Exposição dos trabalhos
de cada turma na sala de aula.
AVALIAÇÃO:
As aulas de geometria com o uso de material
prático, exploração das figuras geométricas, observação na natureza e no meio
em que vive, é a melhor opção encontrada para um aprendizado de qualidade.
Observou-se o entusiasmo, o interesse real e espontâneo dos alunos, ocorreu um
alto índice de aproveitamento e uma participação integral das turmas durante as
aulas. As aulas práticas e lúdicas de matemática vêm quebrando os paradigmas
que fazem com que os alunos tenham tanto medo dessa disciplina, aumentando o
interesse e despertando o gosto em aprender.
0 comentários:
Postar um comentário