Identificação: Escola Estadual Paulo Freire – Iguatemi
PROGETEC: Joicenir Sovernigo Lopes
Professor Regente: Alenir Reis Costa
Disciplina: Tema Transversal
Conteúdo: Bullying
Turma/ano/turno: 2º Ano B do Ensino Fundamental/Vespertino
Número de aulas: 01 aula
Objetivos:
·
Conceituar o Bullying: o que é, suas
causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso;
·
Abordar o Bullying contra a pessoa
com deficiência;
·
Discutir sobre a importância de
respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja
vítima de Bullying no contexto escolar.
Recursos Utilizados:
·
Aula interativa;
·
Lousa Digital:
·
Data show;
·
Internet;
·
Vídeo:
·
Som;
·
Utilização da STE (Sala de Tecnologia
Educacional).
Metodologia:
Motivação:
Para iniciar a
aula, será apresentado aos alunos no projetor de imagens a figura abaixo: Pedir
para os estudantes prestarem atenção nas letras e tentarem descobrir a palavra
que elas formam.
Figura 1: Letras Fonte: Do Autor
Sugestão:
Descoberta a
palavra pelas duplas, o professor deverá dizer que é sobre de o “Bullying e a
violência contra a pessoa com deficiência” o tema da aula.
Em seguida, o
professor perguntará aos alunos se eles sabem o que Bullying, o que pensam
disso etc. Após ouvir as opiniões dos alunos, as próximas
atividades poderão ser desenvolvidas.
Atividade 1
Estando os alunos
organizados em duplas no laboratório de informática, será mostrado
para a turma a tirinha abaixo (Fig.2).
Figura 2: Tirinha
Sugestão
O professor distribuirá
a tirinha impressa para cada dupla , de forma a facilitar a realização da
atividade.
Finalizada a
leitura da tirinha, o professor deverá, por meio do roteiro disponível abaixo,
iniciar uma conversa sobre esta com os alunos.
Roteiro de
Discussão
1. O que
vocês acharam da história contada na tirinha?
2. Vocês
acham que o Calvin e o Moe são amigos?
3. O que
vocês acham da forma com que Moe tratou o Calvin?
4. O que
vocês acham da forma com que Moe chamou Calvin – de burro?
5. Atitudes
como estas fazem bem ou mal para a pessoa que é alvo destas?
6. Que
nome poderíamos dar às ações de Moe contra o Calvin?
Neste momento, o
professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou
preconceituosos que por acaso surjam.
Atividade 2
Dando
prosseguimento à aula, será apresentado aos alunos o vídeo “Matéria sobre
Bullying nas escolas Rede Tv Cidade Nova Mutum”, com duração de 02 minutos e 34
segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo
“Matéria sobre Bullying nas escolas Rede Tv Cidade Nova Mutum":
Figura 3: Imagem do vídeo sobre Bullying
Sugestão:
Após a apresentação
do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta, como todos
da sala de aula. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de
discussão.
1. Qual o
principal assunto abordado no vídeo?
2. Que tipo de
violência o vídeo busca combater nas escolas americanas?
3. Por meio do
vídeo vocês conseguiram compreender o que é o Bullying?
4. O Bullying
existe somente nos Estados Unidos ou em outros paises como, por exemplo, o
Brasil?
5. Vocês
acharam que o assunto da tirinha possui algo em comum com o vídeo? O que seria?
6. Quais os
tipos de Bullying citados no vídeo?
7. Qual
Bullying é praticado pelo personagem Moe da tirinha?
8. O Bullying
pode proporcionar traumas - físicos, psicológicos e emocionais - na pessoa que
é vítima dele?
9. No vídeo
diversos professores estariam participando de palestras sobre Bullying. Vocês
acham que aqui na escola há casos de Bullying? O que fazer para
evitá-lo?
Atividade 3
Neste momento, de
forma a ampliar a compreensão e o conhecimento dos alunos acerca do Bullying,
os alunos, em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), deverão
realizar uma pesquisa na Internet sobre este assunto. Para isto, cada dupla
deverá escolher um dos temas disponíveis no roteiro abaixo.
Temas para a
pesquisa
1. O
que é Bullying.
2. Quais
os tipos de Bullying que existe e suas conseqüências.
3. Em
que locais sociais, comumente, ocorrem o Bullying.
4. De
que maneira os alunos se envolvem e praticam o Bullying.
5. O
Bullying é praticado, comumente, contra que tipo de pessoas e em que situações.
6. Como
ocorre o Bullying contra a pessoa com Deficiência.
7. Quais
são as consequências do Bullying no ambiente escolar.
8. Quais
são as consequências possíveis para os alvos de Bullying.
9. Quais são as
consequências possíveis os autores de Bullying.
10. Quais são as
consequências possíveis às testemunhas, as que nada fazem para conter o ato, do
Bullying.
11. Como denunciar
o Bullying e procurar ajuda contra este.
12. Formas de
prevenção contra o Bullying.
Observação
No decorrer das
pesquisas os alunos deverão localizar imagens para a elaboração de um mural a
ser realizado posteriormente.
Sugestões de sites
para a pesquisa
Avaliação
A avaliação será realizada
durante toda a realização das atividades, levando em consideração a
compreensão do assunto abordado, a participação ativa, interesse, organização
desenvolvimento e integração com o grupo.
0 comentários:
Postar um comentário