Organização: Agente Jovem
Professora Coordenadora: Janete Gnoatto
Clique aqui e veja as fotos
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Estadual Paulo Freire.
Professora
Responsável: Janete Gnoatto de Souza
Turmas/ano:
1º ano EF ao 2º ano EM.
Turno:
matutino/vespertino
Duração/tempo:
Cinco aulas
Título do projeto:
Agente Jovem em Ação.
Público Alvo: Todos os
estudantes, professores, direção, coordenação e funcionários da EE Paulo
Freire.
JUSTIFICATIVA
A elaboração desta
proposta de trabalho visa uma maior integração entre os agentes jovens e as
diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores
de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir
aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender ser.
Baseada em uma
educação escolar, focada nos pressupostos de que o estudante é o protagonista
das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, viemos propor
atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização
entre estudantes, professores, direção, funcionários e a sociedade
promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e
aprendizagem.
O desenvolvimento
da Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também
motivando os estudantes a uma participação mais ativa das atividades escolares.
Ao analisar o
quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de
objetivos por parte de nossos estudantes. Com isso, é importante resgatar a auto-estima,
a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma
sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar
preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações
que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma
ratificamos a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central
é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz
necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando
os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
OBJETIVO GERAL
Propor aos estudantes
desafios que levem a perceber as diferentes situações, atitudes e reação, que possam
estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e harmonia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Perceber a
importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
Demonstrar as
condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando
avaliar as ações educativas;
Promover momento de
interação e socialização no ambiente escolar;
Desenvolver
atividades diferenciadas que levem os estudantes a protagonizar momentos de
aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.
Oferecer momento,
espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à
diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.
Comemorar prazerosamente
o dia do estudante.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO
A
Gincana Cultural dos estudantes realizar-se-á no dia 15 de agosto de 2014 a
partir das 08h no período matutino, e a partir das 14h no período vespertino.
1. DAS
EQUIPES
A gincana está aberta para participação de
todos os estudantes frequentes da escola.
Cada equipe deverá escolher e ter um nome que
as identifique;
Cada equipe deverá ter dois líderes
(estudantes);
Cada equipe deverá escolher um professor para
auxiliá-los;
As equipes serão divididas pela comissão
organizadora e contará com estudantes de todos os anos em cada período;
Aos líderes cabe a responsabilidade de
representar a equipe, entregar as tarefas e/ou delegar, bem como falar em nome
da equipe;
2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES
Além do nome da equipe, os integrantes de cada
equipe usarão uma fita da sua cor amarrada no pulso para identificação, que
será entregue pela comissão organizadora.
3. DAS TAREFAS
As tarefas serão entregues pela Comissão
Organizadora aos líderes responsáveis de cada equipe; somente em reunião que
será marcada e avisada com antecedência para todos.
As equipes que não entregarem as tarefas no
prazo estipulado pela Comissão Organizadora, não marcarão pontos naquela
tarefa.
4. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
A comissão organizadora será composta pela
Professora Janete Gnoatto de Souza, Coordenadora do Projeto Agente Jovem, e sua
vice Professora Regina, juntamente com os estudantes Agentes Jovens: Diego, Ana
Carolina, Marcelle e Mônica. A Comissão Julgadora será escolhida pela comissão
organizadora, e a mesma será conhecida por todos nas referidas provas.
5. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Todas as situações previstas, neste
regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela
Comissão organizadora juntamente com a comissão julgadora, Pois as mesmas são
soberanas e só ouvirão os líderes responsáveis das equipes, tendo elas a total
autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe.
6. DAS PENALIDADES
A equipe ou membro que tiver comportamento
considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento
ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida
equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Organizadora e Julgadora.
Além das penalizações por pontos, está previsto:
·
Exclusão
do membro da equipe
·
Desclassificação
da equipe na tarefa em questão;
·
Desclassificação
sumária da equipe.
7. DO RESULTADO
A pontuação será de 5,0 a 10,0 pontos em cada
tarefa, assim como estarão definidas em cada prova.
Se houver empate, na contagem final da
pontuação entre os vencedores, será realizada uma tarefa surpresa de desempate
entre as equipes.
8. DA PREMIAÇÃO
Apresentaremos a classificação geral de todas
as equipes conforme a pontuação.
A equipe vencedora receberá como prêmio um dia
de cinema na escola. Assistindo filmes com seus professores com direito a
pipoca, refrigerantes e muitas surpresas.
9. PROVAS DA GINCANA
PRIMEIRA
PROVA: Campanha do quilo. Entregar na Quarta - feira dia
13 para conferência, na biblioteca aos membros da comissão organizadora.
SEGUNDA
PROVA: Uma poesia feita pelos estudantes da equipe –
título estudante. Entregar na Quarta -
feira dia 13, na biblioteca aos membros da comissão organizadora, em folha
ofício digitada, favor colocar nome da equipe.
TERCEIRA
PROVA: Cada equipe deverá trazer dentro de uma caixa um
calçado feminino ou masculino, o maior número que encontrar. Entregar na Quarta
- feira dia 13, na biblioteca aos membros da comissão organizadora.com
identificação do nome da equipe na caixa.
QUARTA
PROVA: Escrever uma paródia homenageando os estudantes.
Entregar na Quarta - feira dia 13, na biblioteca aos membros da comissão
organizadora, em folha sulfite digitada identificar o nome da equipe.
QUINTA
PROVA: Maior número de participantes de cada equipe vestindo
traje brega que estiverem em fila na quadra da escola dia 15 sexta - feira.
Sendo que o primeiro estudante da fila deverá ter nas mãos uma placa com o nome
da equipe.
SEXTA
PROVA: Cada equipe deverá trazer um estudante para contar
uma piada. Dia 15 sexta - feira, com no máximo 3mim de duração.
SÉTIMA
PROVA: Cada equipe deverá cantar uma música em homenagem aos
estudantes, podendo ser individual, dupla, trio ou grupo com ou sem
instrumentos, com duração máxima de 3mim.
OITAVA
PROVA: Cada equipe deverá trazer peças de roupas para
vestirem em um estudante.
NONA
PROVA: Cada equipe deverá escolher um professor (a) ou
funcionário da escola para participar de um desfile usando traje brega, e uma
faixa com o nome da equipe.
DÉCIMA
PROVA: Cada equipe deverá escolher um casal de estudantes
para desfilar usando traje brega, e a menina deverá usar a faixa com o nome da
equipe, concorrendo ao casal brega estudantil 2014.
10. CONSIDERAÇÕES GERAIS
Os custos decorrentes para realização das tarefas serão de responsabilidade
de cada equipe;
Todos os alimentos que forem arrecadados na Gincana Cultural serão
distribuídos a famílias da nossa própria escola que porventura estejam
precisando no momento.
Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é
integrar e despertar o companheirismo, a solidariedade, e acima de tudo ter um
dia diferente na escola.
Afinal estaremos comemorando o seu dia estudante. Participem.
RECURSOS
TECNOLÓGICOS: Notebook, pen drive, microfone,
caixa de som, filmadora
e câmara digital.
Recursos
materiais: Faixas, fita adesiva, tnt, cartolinas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita através do desempenho, participação, interesse, comportamento, e o
trabalho em equipe ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de
atitudes dos envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos.
PROGETEC: Joice Sovernigo
0 comentários:
Postar um comentário