PROJETO
PARÓDIA DE MATEMÁTICA
A
importância da música no ensino-aprendizagem da matemática
Professora
organizadora: Cleide Aparecida Humberto de Souza -
matemática
Área
de conhecimento: Matemática
Professores
colaboradores: Mauricio Lucas Passos e Rosana Mantovani de
Andrade
Objetivo
Geral
Tornar o ensino da matemática voltado
para a aprendizagem significativa do aluno, trabalhar seu conteúdo de forma
lúdica, interagindo com o tradicional e assim contribuindo para as necessidades
práticas do cotidiano como a formação do pensamento lógico-matemático dos
alunos, tornando-os críticos e participativos.
Objetivos
Específicos
- Revisar e aprender conteúdos, regras e
formulas de matemática de forma lúdica;
- Explorar cenários motivacionais e
contextos atrativos, onde o aluno sinta-se desafiado pela música e possa
aprender de maneira espontânea, porém, com responsabilidade e compromisso
interagindo com o tradicional;
- Quebrar regras e paradigmas como
mecanismos organizados no ensino- aprendizagem;
- Possibilitar a troca de experiências e
de aprender com prazer;
-Despertar interesse, pelo meio de
facilitar a memorização de conceitos e fórmulas com musica;
- desenvolver habilidades e descobrir
talentos entre os educandos como exemplo: criar, cantar, tocar instrumentos e
socializar;
Participantes
Alunos das séries finais do ensino Fundamental e Médio, direção,
coordenação, professores e jurados.
Tipo
de Atividade Desenvolvida
Pesquisas na STE, livros didáticos e
conteúdos do caderno; Composição edas paródias;
Ensaios e execução; Confecção de
cartazes, faixas e formulas; Apresentação das paródias;
Despertar interesse, pelo meio de
facilitar a memorização de conceitos e fórmulas;
Descrição
das Atividades Desenvolvidas
Pesquisas e recursos tecnológicos sobre
o tema abordado;
De acordo com o conteúdo ministrado no
ano letivo, os alunos formaram dois ou três
grupos por sala e desenvolveram suas paródias, no final teve uma junção dos grupos com
letras e ritmos diferentes dando assim diversificação e criatividade na música
e no ritmo.
A cada conteúdo abordado no ano letivo com
o uso de formulas e regras,foram demonstradas na sala através de musica pela
professora e os mesmos inseriram em suas parodias.
Recursos
e/ou Aplicativos Utilizados
Conteúdos do ano letivo de cada série; Computadores;
Internet; Editor de texto (Writer); Microfone; Câmera Digital; Xerocadora ; Instrumentos
musicais (playback, violão, bateria.).
Avaliação
Avaliados por uma mesa de jurados
composta por 7 pessoas usando como critério: Os conteúdos abordados, desempenho
e criatividade.
Observações
No inicio da apresentação haverá uma
homenagem aos professores e toda comunidade escolar, cantando uma parodia com
musica Somos o Mundo e assim demonstrar as series iniciais o significado da
parodia e ao mesmo tempo agradecer toda equipe interna.
Haverá troféus para1º, 2º e 3º lugar
como incentivo pela participação.
A sala vencedora em 1º lugar da paródia
será premiada com um piquenique.
0 comentários:
Postar um comentário