A educação vem passando por muitos
desafios no século XXI. O processo de aprendizagem tradicional, em que o
professor repassa um conteúdo pronto para os alunos que nunca foram
questionados sobre a vontade de aprender, está sendo transformado por muitas
instituições de ensino brasileiras.
Atualmente,
os alunos mantêm uma postura ativa fora do contexto escolar e estão totalmente
imersos nas transformações e nos avanços tecnológicos. Esses alunos chegam à
sala de aula com diversas informações. No entanto, muitas escolas não estão
preparadas para essa nova postura e se restringem somente à transmissão de
conteúdo. Ao colocar o aluno apenas como receptor de determinados
conhecimentos, a escola está limitando a capacidade da criança de conectar seus
conhecimentos prévios e vivências ao conteúdo escolar e debatê-los.
Em
um novo processo de educação, as experiências pessoais são consideradas e
servem como conteúdo de aprendizado, utilizadas para exemplificar as teorias. E
o que os alunos aprendem em sala de aula também se estende para outros
contextos, sendo úteis em diversas situações e experiências vividas dentro e
fora da escola.
Nesse
sentido, a EE Paulo Freire vem adotando uma proposta pedagógica voltada à
valorização da aprendizagem ativa e o espírito investigativo, criando condições
para que o aluno seja autor e ator no processo de aprendizagem como acontecido
em todas as turmas do 5º ano, nas quais a professora Rita de Cássia Zoccal
ministra aulas como regente.
Em
nosso entendimento o aprender deve ser um processo prazeroso e de descoberta
para os alunos, independentemente da faixa etária. E assim houve a promoção de
aulas mais participativas, nas quais houve interação entre a classe e a
professora possibilitando que o aluno se reconhecesse como peça fundamental no
processo de aprendizagem.
Além
disso, a professora teve a possibilidade de alinhar os recursos tecnológicos à
metodologia e prática que propiciou o protagonismo dos estudantes na
aprendizagem acerca da densidade demográfica do estado de MS e na construção do
conhecimento a partir do interesse do aluno, da discussão e da colaboração.
Por
fim, é importante ressaltar que toda a equipe pedagógica está pronta a conhecer
e se adequar à realidade contemporânea, aos interesses, características e
habilidades peculiares dos alunos do século XXI, estando prontos a ensinar e
também abertos a aprender.
Por: Raí Machado ARARIPE
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