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quinta-feira, abril 20

Aluno como protagonista na aprendizagem se torna possível nas turmas de 5º ano da EE Paulo Freire



A educação vem passando por muitos desafios no século XXI. O processo de aprendizagem tradicional, em que o professor repassa um conteúdo pronto para os alunos que nunca foram questionados sobre a vontade de aprender, está sendo transformado por muitas instituições de ensino brasileiras.
            Atualmente, os alunos mantêm uma postura ativa fora do contexto escolar e estão totalmente imersos nas transformações e nos avanços tecnológicos. Esses alunos chegam à sala de aula com diversas informações. No entanto, muitas escolas não estão preparadas para essa nova postura e se restringem somente à transmissão de conteúdo. Ao colocar o aluno apenas como receptor de determinados conhecimentos, a escola está limitando a capacidade da criança de conectar seus conhecimentos prévios e vivências ao conteúdo escolar e debatê-los.
            Em um novo processo de educação, as experiências pessoais são consideradas e servem como conteúdo de aprendizado, utilizadas para exemplificar as teorias. E o que os alunos aprendem em sala de aula também se estende para outros contextos, sendo úteis em diversas situações e experiências vividas dentro e fora da escola.
            Nesse sentido, a EE Paulo Freire vem adotando uma proposta pedagógica voltada à valorização da aprendizagem ativa e o espírito investigativo, criando condições para que o aluno seja autor e ator no processo de aprendizagem como acontecido em todas as turmas do 5º ano, nas quais a professora Rita de Cássia Zoccal ministra aulas como regente.
            Em nosso entendimento o aprender deve ser um processo prazeroso e de descoberta para os alunos, independentemente da faixa etária. E assim houve a promoção de aulas mais participativas, nas quais houve interação entre a classe e a professora possibilitando que o aluno se reconhecesse como peça fundamental no processo de aprendizagem.
            Além disso, a professora teve a possibilidade de alinhar os recursos tecnológicos à metodologia e prática que propiciou o protagonismo dos estudantes na aprendizagem acerca da densidade demográfica do estado de MS e na construção do conhecimento a partir do interesse do aluno, da discussão e da colaboração.
            Por fim, é importante ressaltar que toda a equipe pedagógica está pronta a conhecer e se adequar à realidade contemporânea, aos interesses, características e habilidades peculiares dos alunos do século XXI, estando prontos a ensinar e também abertos a aprender.
Por: Raí Machado ARARIPE

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