Cique e veja os vídeos
Planeta Água
Os Elementos da Natureza
Identificação
do Projeto
Título:
Dia do Meio Ambiente e Ecologia
Tema:
Trabalhando a Sustentabilidade na Escola
Tempo
de Execução: Junho à Dezembro de 2013
Culminância:
05/06/2013
Característica:
Projeto
interdisciplinar, envolvendo Biologia, Química, Ciências, Geografia e Artes
Público
Alvo: 1º Ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino
Médio
Professores
Idealizadores: Fernando , Maria Inês, Cleni, Orlandia,
Rosana Polidário, Regina,Luzia, Rosana Mantovani, Elida e Coordenação
Pedagógica
Colaboradores:
Todo o corpo docente da escola
Conteúdo Foco
O conteúdo foco está voltado para a conscientização
da importância de se preservar o meio ambientem visando a sustentabilidade.
Problemática
Durante
o último século, a crescente interferência humana sobre o meio ambiente, trouxe
uma série de efeitos que estão agravando catastroficamente nossos recursos naturais, provocando impactos
irreparáveis com uma intensidade incontrolável.
Justificativa
A escola, com a preocupação de formar
cidadãos engajados com o meio ambiente, procura desenvolver hábitos e atitudes
que promovam a sustentabilidade, partindo do princípio que a educação ambiental
é um processo longo e contínuo e que pequenos atos, podem fazer a diferença.
Objetivos
·
Despertar em nossos educandos, hábitos e
atitudes que promovam a sustentabilidade;
·
Mostrar o lado humano das questões
ambientais;
·
Capacitar as pessoas a se tornarem
agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
·
Promover a compreensão de que é
fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos
recursos e das questões ambientais;
·
Advogar parcerias para garantir que
todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais saudável, seguro e mais próspero.
Metodologia/desenvolvimento
O desenvolvimento do projeto terá
início no dia do Meio Ambiente e da Ecologia(05 de Junho), com apresentações de
vídeos e comentários sucintos realizados por professores e estudantes, abrangendo
questões como: A poluição do ar,do solo e da água; desmatamento; diminuição da
biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de
ozônio, das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre
outros.
Os estudantes farão apresentações de
danças e músicas referentes aos temas abordados.
Após visita à reciclagem do município e
pesquisa sobre vários aspectos relacionados ao lixo, professores farão uma
explanação utilizando recursos midiáticos para esclarecer dúvidas sobre o
destino desses materiais, separação e descartes, contaminações, etc...
Todos os professores desenvolverão
atividades diversas com os estudantes em sala de aula, preparadas pela
coordenação pedagógica, complementando o trabalho de incentivo a preservação do
meio ambiente.
Ainda como ação sustentável serão
plantadas mudas para arborizar o pátio da escola, onde os estudantes, durante o
ano letivo, farão uma escala de irrigação e conservação, para que possam
integrar o que foi aprendido à sua realidade.
Recursos
Sala de Tecnologia Educacional (STE);
Internet;
Computadores;
Projetor integrado;
Câmera digital;
Filmadora;
Caixas de som;
Microfone;
Cavadeira;
Regador
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma
contínua através da observação do desempenho e interesse dos estudantes no
desenvolvimento das tarefas propostas, produções de relatórios, atividades
práticas e ações de preservação no meio ambiente escolar.
0 comentários:
Postar um comentário