2º A do E. Médio - 1º Lugar Matutino
PROJETO:
PARÓDIA DA MATEMÁTICA
TÍTULO
DO PROJETO
A Importância da música no ensino- aprendizagem da Matemática
PROFESSOR REGENTE
Cleide Aparecida Humberto de Souza
ÁREA DE CONHECIMENTO
Matemática
SÉRIE / TURMA/ TURNO
6º Ano A, 6º Ano B,6º Ano C, 7º Ano A, 7º Ano B,7º Ano C, 8º Ano A, 8º Ano B ,
9º Ano A ,9º Ano B, 1º Ano A, 2º Ano A
Matutino e vespertino
EQUIPE DE APOIO
Professor Marcelo Antonio Moreira e Camila Perdomo Varago
PROFESSORA DA STE
Joicenir Sovernigo Lopes
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Raimundo Machado de Araripe
DIREÇÃO
Cecília Welter Ledesma
Paulo Fernando Zorzanello
NÚMERO DE AULAS
06 aulas
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Início: 04/06/2012
Término: 05/07/2012
DURAÇÃO
29 horas/aula
TOTAL DE PARTICIPANTES
210 alunos
TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Pesquisas na STE;
Composição das paródias;
Ensaios;
Execução das mesmas;
Apresentação das Paródias no Anfiteatro Municipal - Professor Salvador Nogueira
OBJETIVOS
Explorar cenários motivacionais e contextos atrativos, onde o aluno sinta-se
desafiado pela música e possa aprender com o lúdico de forma espontânea, porém,
com responsabilidade e compromisso interagindo com o tradicional;
Quebrar regras como mecanismos perfeitamente organizados e possibilitar a troca
de experiências e de aprender com prazer;
Despertar interesse, pelo meio de facilitar a memorização de conceitos e
fórmulas;
O ensino da matemática deve ser voltado para a aprendizagem significativa do
aluno, trabalhar seu conteúdo de forma que contribua para as necessidades
práticas do cotidiano como a formação do pensamento lógico-matemático dos
alunos, tornando-os críticos e participativos.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Foram usadas pesquisas e recursos tecnológicos sobre o tema abordado;
De acordo com o conteúdo ministrado no ano letivo, os alunos formaram dois
grupos por sala e desenvolveram sua paródia que no final teve uma junção dos
grupos com letras e ritmos diferentes dando assim diversificação e criatividade
na música e no ritmo.
RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS
Conteúdos do ano letivo de cada série;
Computadores;
Internet;
Editor de texto (Writer);
Microfone;
Câmera Digital;
Xerocopiadora;
Instrumentos musicais ( guitarra, violão, bateria...).
AVALIAÇÃO
Avaliados por uma mesa de jurados composta por 7 pessoas usando como critério:
Os conteúdos abordados, desempenho e criatividade;
A música é um suporte poderoso quando envolvemos no processo
ensino-aprendizagem da matemática. Quer como técnica de relaxamento, ferramenta
eficaz para facilitar a aprendizagem de conceitos, regras e fórmulas.
Estamos vivendo em uma sociedade moderna onde não cabe ao professor ser o
detentor de conhecimento e o aluno um mero aprendiz. Mas sim, proporcionar ao
aluno o prazer em aprender de forma lúdica. O desafio, gera esforço e interesse real pela atividade.
PREMIAÇÃO
:
1º
Colocado – Rodada de sorvetes
Turma
vencedora: - 2º Ano A do Ensino Médio
0 comentários:
Postar um comentário