CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
COORDENADAS GEOGRÁFICAS APLICADO NO 6º ANO, TURMA A, PERÍODO MATUTINO.
PROFESSORA: REGINA M.
GOMES LOPES
CAÇA AO TESOURO ENSINANDO COORDENADAS
GEOGRÁFICAS
Objetivo geral:
Associar conteúdos aplicados em sala de aula sobre localização, orientação
e orientações geográficas, a partir do cotidiano dos alunos.
Metodologia:
Exposição oral sobre o conteúdo de coordenadas
geográficas, assim como orientação, localização e cartografia, onde os alunos,
após as aulas teóricas realizam uma brincadeira de caça ao tesouro, associando
o conteúdo dado à prática.
Materiais
·
Um
local amplo (pátio da escola)
·
Bússola;
·
Um mapa do espaço escolhido, que contenha várias rotas até o tesouro.
·
Fichinhas
de orientação (cada rota terá um número de fichinhas com dicas, que será
estipulado pelo professor de acordo com o espaço que irá utilizar);
·
Tesouro
Procedimentos:
Para realizar essa
atividade são necessárias, no mínimo, duas aulas, onde:
· Na primeira aula
foi feita uma exposição oral sobre orientação e localização geográfica;
·
Na segunda aula a turma foi até a STE
onde realizados atividades de localização na lousa digital, usando as
Coordenadas Geográficas.
· No local escolhido
pelo professor, um aluno, escolhido pelo próprio grupo, deve manusear uma
bússola onde este, com ajuda dos colegas, devem encontrar o norte e marcar na
rosa dos ventos, em um mapa do local escolhido, feito pelo professor ou pelos
próprios alunos.
· Depois o professor
deverá fazer algumas perguntas sobre o conteúdo dado na aula anterior, o
grupo que acertar tem direito de receber uma orientação. O grupo que acertar
mais perguntas chegará primeiro no tesouro.
Conclusão
Depois da conclusão da dinâmica pedir que os alunos se manifestem
sobre a atividade aplicada, pontos positivos, negativos, o que fez com que o
grupo vencedor chegasse primeiro, se houve companheirismo, espírito de equipe,
etc...
0 comentários:
Postar um comentário