Clique e veja as fotos
Família na Escola
Dados de identificação:
Escola:
Estadual Paulo Freire.
Professoras
Responsáveis: Todo corpo docente
Turmas/ano:
1º ao 9º ano do EF e 1º ao 3º ano do EM
Turno:
matutino/vespertino
Título
do projeto: A participação que faz a diferença
Direção: Cecília Welter Ledesma e Paulo Fernando Zorzanello
Coordenação Pedagógica: Raimundo Machado de Araripe
Progetec: Joicenir Sovernigo Lopes
Introdução
O projeto Família na Escola: a
participação que faz a diferença, faz se necessário uma vez que é a família a
maior aliada da Escola, procura-se evidenciar a importância dessa parceria,
pois vivemos em uma época que a conturbação e a desintegração dos valores são
os maiores obstáculos para o ser humano, em que a sociedade fundamenta-se no
individualismo e o coletivo fica banido a uns poucos sobreviventes, é de
fundamental importância um trabalho de resgate para que os pais/família se
conscientizem da importância do acompanhamento familiar na vida educacional dos
alunos bem como a relevância da interação entre família-escola, observando que
é possível perceber que a colaboração dos pais, gestor, professores e de toda a
comunidade escolar é a melhor maneira para que aconteça um ensino significativo
e de qualidade e que crianças e adolescentes necessitam de apoio coletivo para
que se tornem cidadãos de sucesso. Entretanto Dar-se ênfase à presença da
família no âmbito escolar, bem como da relevância da interação e da
coletividade entre essas instituições tão importantes e essenciais para o
processo de ensino e aprendizagem dos educando da Escola Estadual Paulo Freire
de Iguatemi – MS. Nesse sentido, percebe-se que o ponto de partida para a
promoção do sucesso escolar é promover a integração entre família e escola,
partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e inovadora.
Justificativa
O presente Projeto tem como fim
específico, abrir as portas para à participação de familiares na escola, no
intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e colaborar para
diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional. Nesse
sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que diz: "O ambiente
escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do
educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a
escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do
filho/aluno". Dentre as reflexões do tema aqui apresentado "O projeto
Família na Escola: a participação que faz a diferença”, Outro ponto importante
que abrange este projeto é que família e escola caminhem juntas, objetivando
sempre a conscientização do aluno na construção do seu conhecimento, como
também da sua autonomia frente às decisões necessárias para o sucesso do ensino
aprendizagem.
Objetivos
Geral
- · Conscientizar e sensibilizar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educando, bem como da integração entre família e escola.
Específicos
- · Promover palestras com nutricionista e fonoaudióloga( com tema expressões); ü Incentivar a participação dos pais nos eventos promovidos pela Escola bem como nas apresentações dos alunos;
- · Promover ações através de Técnicos em Enfermagem, Agentes de Saúde e, profissionais da Educação Física; e ação social como inscrição do CPF via internet;
- · Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de ensino e aprendizagem;
- · Desenvolver atividades voltadas para a integração/participação da família na escola;
Metodologia
O presente projeto será desenvolvido
com as famílias dos alunos regularmente matriculados neste Estabelecimento de
Ensino e contará com a participação dos profissionais (Esteticistas, Maquiadoras,
Nutricionista, Fonoaudióloga, Cabeleireiros, Técnicos da saúde) Professores,
Coordenador pedagógico, Diretores, Progetec e Funcionários. Será utilizado Data
show, internet, STE, máquina fotográfica, computadores, filmadora, notebook,
caixas de som e microfone.
Conclusão
Este Projeto será um grande desafio,
mas estaremos empenhados a uma busca constante pela qualidade e melhoria da
interação Família X Escola, pois a escola é um agente transformador e
acreditamos que com responsabilidade e valorização da autoestima, poderemos
desenvolver um Projeto que venha se destacar pelo seu caráter educativo.
Promover um contato maior entre Família X Escola de forma organizada,
prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem
positiva, compartilhando experiências, superando problemas envolvendo a
comunidade escolar de forma socializadora num trabalho de integração social. O
sucesso de qualquer proposta educacional certamente está relacionado à
participação dos pais, ao interesse da família pela vida escolar do aluno, ao
estímulo a leitura aos estudos
individuais e ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes
dependentes da ação conjunta da escola, da família e da comunidade – três
parceiros que podem contribuir para o sucesso dos alunos, para uma educação de
qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos. O envolvimento
de todos será de grande importância, pois quando todos se envolvem, a escola
cumpre melhor o seu papel.
Referencias bibliográficas
BRASIL/MEC/CNE.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – LDB 9394/96.
Regimento
Escolar 2014 PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Paulo Freire,
2014.
TIBA,
Içami. Quem ama, educa! São Paulo: Gente, 2002.
0 comentários:
Postar um comentário