DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Estadual Paulo Freire.
Professoras Responsáveis: Janete e Orlândia.
Disciplinas: Geografia e Sociologia.
Turmas/ano: 2º ano A EM
Turno: matutino
Duração/tempo: Três aulas
PROGETEC: Joice Sovernigo
Título do
projeto:
Trabalhando com a Diversidade Cultural.
Público
Alvo: Todos
os estudantes do segundo ano do ensino médio desta unidade escolar.
Justificativa: Sabendo
que a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar,
expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua
portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano. Sendo assim,
entendemos que a escola deve propor a apropriação política do conhecimento
científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental,
ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações
técnicas a serem aprendidas pelos estudantes, mas de construção de saberes.
Objetivo Geral: Proporcionar aos estudantes um
conhecimento amplo da diversidade cultural. Conscientizando que mesmo nas
nossas diferenças culturais temos o mesmo direito dentro do documento
“Declaração Universal da Diversidade Cultural”.
Objetivos
específicos:
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores;
- Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;
- Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade cultural;
- Conhecer as diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos.
Conteúdo: Geografia: Etnia e cultura no
Mundo e no Brasil.
Sociologia: Multiculturalismo Brasileiro e Sul-Mato-Grossense.
Metodologia/procedimentos:
Primeiramente os estudantes receberam todas as instruções da professora de
geografia a respeito do tema e o que deveriam estar apresentando. Assim, sendo
os mesmos foram distribuídos em cinco grupos, com os referidos assuntos:
diversidade étnica e cultural, choque entre as culturas, cultura afro, cultura
indígena e as lutas raciais. Dados os temas eles elaboraram seus seminários e
apresentaram. No entanto trabalhar com interdisciplinaridade é algo que trás
grande resultado, a professora de sociologia tornou-se parceira no projeto
dando uma valorização maior nas culturas das regiões brasileiras, e com maior
ênfase para a cultura do nosso estado de Mato grosso do sul, ela desenvolveu
com os estudantes a parte prática das diferentes culturas conhecidas por nós.
Tais como: apresentações de comidas típicas, bebidas, trajes típicos, músicas e
danças.
Recursos tecnológicos: computadores,
projetor integrado, aparelhos de som, filmadora e câmeras digitais.
Recursos financeiros: Foram
utilizados recursos próprios dos professores e estudantes.
Avaliação: Os estudantes serão avaliados no
decorrer do projeto através da participação, interesse, desempenho e
apresentação individual nos seminários.
Bibliografia: Autoria das próprias
professoras.
0 comentários:
Postar um comentário