Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, abril 3

PROJETO ESCOLA À CAMINHO DA FAMILIA

Iniciado no ano de 2008, trouxe ótimos resultados com reflexos positivos no rendimento e na permanência do aluno na Escola. A iniciativa obedece a um calendário seguido de um cronograma previamente organizado. As visitas são realizadas uma vez por semana, pela Direção ou Coordenador Pedagógico, acompanhado de um professor. Durante a visita os pais respondem a um questionário que mostra as diferentes realidades vividas pelos estudantes. As visitas foram organizadas e agendadas diante de um pré diagnostico dos alunos, levando em conta hábitos escolares, atitudes em sala de aula, freqüência, habilidades e dificuldades. A principal idéia do projeto foi proporcionar a identificação das dificuldades de aprendizagem de cada aluno e a compreensão das condições de vida de cada família, ajustando metodologias educacionais com a realidade. Além de integrar a família à escola, o projeto visou minimizar a evasão e a repetência e assegurar a permanência do aluno. As visitas objetivaram, ainda, cientificar ao aluno que sua ausência é notada e que sua presença é importante.

Em ocasiões especiais, quando constatada a ausência do aluno, profissionais da Escola, entram em contato com a família via telefone. Não surtindo efeito, ou quando a família não dispõe de telefone, os profissionais visitam a casa do aluno faltoso, para conhecer de perto os motivos que o levaram a se evadir da sala e aula. Após uma conversa informal e a exposição dos motivos, a volta à Escola se realiza. Esta prática conta com a parceira dos pais e o acompanhamento do professor que fica condicionado a oferecer apoio pedagógico e psicológico necessário no retorno do aluno.

Com esta iniciativa inverteu-se a idéia de estimular a vinda da família para a Escola. A Instituição leva a Escola até a família visando fortalecer o vinculo entre as partes.


0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;