Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, agosto 14
PROFESSORA RESPONSÁVEL:
Cecília Welter Ledesma
JUSTIFICATIVA:
A Escola Estadual Paulo Freire, localizada em Iguatemi – MS assim como todos os meios de comunicação têm a obrigação ética de informar, divulgar, alertar e prevenir as pessoas sobre os acontecimentos importantes que vem acontecendo no nosso mundo. Atualmente estamos vivenciando a nova gripe, inicialmente chamada de gripe suína e agora denominada gripe A. Tantas informações sobre como essa nova gripe está se espalhando e sobre os vários casos suspeitos, confirmados e de mortes, tem causado receio na população em virtude de um eminente risco de pandemia. Enquanto isso, as autoridades de saúde procuram adotar medidas para que esse novo vírus seja contido e não se propague ainda mais entre a população mundial. Vale lembrar que os alunos estão em contato com diferentes informações vinculadas pela mídia, interpretam e criam representações a partir delas. A Escola Estadual Paulo Freire preocupada com estas informações resolveu desenvolver o Projeto: Campanha de prevenção e orientação sobre a INFLUENZA A (H1N1) à comunidade da Escola Estadual Paulo Freire. A função da escola é contribuir para que os alunos, professores, funcionários administrativos, pais, enfim, a comunidade escolar possa compreender e prevenir-se com relação aos riscos da atual pandemia e modificar o clima de insegurança e intranqüilidade que vive a população.
EQUIPE DE APOIO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PROFESSORES DA STE.
METODOLOGIA:

Pretende-se implantar o Projeto num período de uma semana com desenvolvimento de atividades como: palestra com profissionais da área de saúde, aplicação de aulas teóricas e práticas e ainda debates e discussões sobre o tema.
Para o desenvolvimento das ações serão utilizados recursos tecnológicos como: data show, vídeo, além da distribuição de panfletos ilustrativos e informativos.
Com relação às atividades práticas serão desenvolvidas ações de higiene pessoal como lavar constantemente as mãos, evitar compartilhamento de objetos, cuidados ao tossir e espirrar, limpar periodicamente os banheiros, as salas de aula, as carteiras e o corrimão da escada e ainda, manter as janelas abertas para as salas ficarem bem arejadas.
A escola adotará a implantação de saboneteira líquida como forma diferenciada e motivadora para que os alunos adotem com maior freqüência o hábito de lavar as mãos.
A palestra será ministrada nos três períodos: matutino, vespertino e noturno assim como as aulas que serão distribuídas três vezes na semana com a duração de cinqüenta minutos cada.

OBJETIVOS :

• Prevenir e orientar a comunidade escolar sobre os riscos da Influenza A (H1N1).
• Informar sobre o surgimento da gripe suína, os sintomas, os meios de transmissão, o tratamento, os grupos de risco e as medidas de prevenção.

RECURSOS HUMANOS:
• Alunos ;
• Professores ;
• Funcionários Administrativos;
• Pais ;
• Profissionais da área de saúde.

RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:

• Panfletos ;
• Vídeos sobre a doença;
• Data show ;
• Saboneteira líquida.

AVALIAÇÃO:

A equipe de professores irá promover atividades pedagógicas correspondentes ao tema.

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;