PROJETO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE.
DIREÇÃO:
♦Cecília Welter Ledesma
COORDENAÇÃO PEDAGOGICA:
♦Adelir Terezinha Haveroth
♦Adauto Alves Teixeira
♦Sueli Pacheco
EQUIPE DE APOIO:
PROFESSORES DA STE
- Hector Rogério Monzani
- Joicenir Sovernigo Lopes
- Regiani R. Hoffmann
PROFESSORA REGENTE:
♦Luzia de Fátima Layola Nunes
Email: luzzia_layola@hotmail.com
Blog: http://llayolartes.blogspot.com
SÉRIE A QUE SE DESTINA:
♦Ensino fundamental, Médio e EJA do período Matutino, Vespertino e Noturno
AREA TRABALHADA:
♦Artes
INTRODUÇÃO:
♦No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
OBJETIVO:
♦O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
METODOLOGIA:
♦8 de março Dia Internacional da Mulher;
♦A Mulher no campo de trabalho;
♦ A Mulher na família;
♦A Mulher na sociedade de um modo geral;
♦Doenças da Mulher,(câncer de mama e câncer do colo uterino)
♦Violência contra a mulher;
♦Combater o preconceito.
FECHAMENTO DO PROJETO:
♦Apresentação de danças;
♦ Declamação de poesias;
♦Teatros;
♦Musica;
♦Apresentação dos vídeos, em homenagem a Mulher feita pelos alunos do 9º Ano .
♦Entrevista com a Diretora da Escola Estadual Paulo Freire, Cecília Welter Ledesma, com as alunas do 1º Ano do Ensino Médio.
♦Palestra sobre a importância da mulher na sociedade frizando seus direitos e deveres, com a Ex. Vereadora Miriam Welter para os alunos do Noturno.
♦ Declamação de poesias;
♦Teatros;
♦Musica;
♦Apresentação dos vídeos, em homenagem a Mulher feita pelos alunos do 9º Ano .
♦Entrevista com a Diretora da Escola Estadual Paulo Freire, Cecília Welter Ledesma, com as alunas do 1º Ano do Ensino Médio.
♦Palestra sobre a importância da mulher na sociedade frizando seus direitos e deveres, com a Ex. Vereadora Miriam Welter para os alunos do Noturno.
AVALIAÇÃO:
♦A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
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