MUSEU – ESCOLA:
CONHECENDO, VALORIZANDO E RESGATANDO A CULTURA E A HISTÓRIA REGIONAL.
ESCOLAS ESTADUAIS PAULO FREIRE
E
MARCÍLIO AUGUSTO PINTO
IGUATEMI-MS-2010.
PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Rodrigo Almeida Silva.
INTRODUÇÃO
A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar às necessidades da educação.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, Geografia, Literatura, Biologia e Tecnologia.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
OBJETIVOS
* Conhecer sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes no Museu, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.
* Tornar atrativo e produtivo a visita de escolas públicas do interior do estado, à capital conhecendo o Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande.
* Durante a visita promover a interação entre alunos, professores de Artes, História, Literatura, Geografia, Tecnologia, Biologia e Arqueólogos do Museu.
* Construir e disseminar o conhecimento na sociedade, incentivando o turismo e o lazer nos museus.
PUBLICO-ALVO
Alunos do 1° Ano A Matutino do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire e Alunos do 2º Ano A Matutino do Curso Técnico
Professores colaboradores:
Luzia De Fátima Layola Nunes - Artes
Maria Isabel Pontes Laghi - Tecnologia
Professores Convidados :
Carolina Buffon Shmidt - Literatura
Regiani Rockenbach Hoffmann – Geografia e História
Cleide Humberto - Matemática
Janete – Ciências Sociais e Filosofia
Léa - Ciências Sociais e Filosofia
METODOLOGIA
* Uma visita com os alunos e professores citados acima ao Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, acompanhados pelos guias do Museu, Professores Dirceu e Juliano, onde apresentarão uma aula sobre Arqueologia e em seguida conhecerão as peças históricas que conservam a cultura de nossa região e sua história.
* Após o retorno a elaboração de diversas atividades pedagógicas como, construção de cartazes, seminários, relatórios, relacionadas ao conhecimento adquirido após a visita ao Museu.
PARCERIAS/APOIO
- Universidade Católica Dom Bosco – UCDB –Campo Grande - MS
- Gerência Municipal de Educação – Julice Ravagnani dos Passos
- Loja o Boticário – Seila Morais de Souza
- Direção da Escola Estadual Paulo Freire – Cecilia Welter Ledesma
- Direção da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto –Valcir F. da Silva
CRONOGRAMA
Saída : 11 de Maio de 2010, às 5:00 h da praça Municipal.
Retorno no mesmo dia.
SOBRE O MUSEU
Os Salesianos de Dom Bosco (SDB), estabelecidos no Estado de Mato Grosso, iniciaram a partir de 1894, os seus primeiros contatos com os índios, a chamado do Governo do Estado, para assumir a pacificação dos Bororo. No entanto, os missionários não se limitaram à pacificação e à evangelização, mas preocuparam-se em estudar a estrutura, os usos e costumes deste povo, chegando a descobrir a estrutura da língua. Os padres José Pessina, Antônio Tonelli, Antônio Colbacchini e sobretudo Padre César Albizetti e Padre Ângelo Jaime Venturelli, autores da monumental Enciclopédia Bororo, foram os que mais se distinguiram nesta tarefa.
O Museu Dom Bosco foi criado2 pela Missão Salesiana de Mato Grosso, visando-se principalmente a preservação da cultura material dos povos indígenas com os quais esses missionários entraram
Em outubro de 1951, o Museu Dom Bosco foi oficialmente inaugurado
Dessa coleção destaca-se a qualidade da taxidermia e por muitos espécimes expressarem o seu comportamento de caça ou de alimentação. Nessa coleção, ainda podem-se ressaltar muitas espécies ameaçadas de extinção, além da notável coleção malacológica (maior do país, com aproximadamente 10 mil espécimes), e entomológica (com 17 mil exemplares), expostos numa área de
- Teve como ponto positivo a troca de informações e experiências adquiridas pelos alunos e professores que participaram da viagem, uma vez que a maioria dos alunos nunca tinha saído do município de origem.
- A interação estabelecida durante a viagem e a visita ao Museu entre os alunos e os professores foi de grande importância para a aprendizagem.
- Os alunos adquiriram novos conhecimentos, através das aulas ministradas no Museu, e puderam interagir com o professor mostrando seus conhecimentos sobre os povos indígenas e adquirindo mais.
- Com o passei pelo Parque e no Shopping, foi possível observar que muitos alunos tímidos, começaram se comunicar mais com a turma, através da diversão.
- E o conhecimento foi transmitido através do contato direto com os fósseis, apresentação de fantoches, e o auxílio do professor da UCDB e estagiários do Curso de Ciências Biológicas.
- As experiência adquiridas na viagem foram de grande importância para que os alunos, conhecessem e valorizassem principalmente a cultura indígena de nosso estado.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus pela boa viagem, e em seguida aos Diretores e coordenadores que contribuíram para a realização do projeto. Aos colaboradores: Secretária Municipal de Educação e ao Professor Dirceu pela recepção e parceria na realização da viagem.
E claro pela grande participação dos alunos e professores que contribuíram no execução do projeto.
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