Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 8

PROJETO TOSCO: Prevenção e combate ao uso de drogas e sexualidade no Ensino Fundamental e Médio.
PÚBLICO ALVO: Direção, coordenação, Professores, alunos e toda   comunidade escolar.
ÓRGÃO: Escola Estadual Paulo Freire.
Cleide Aparecida Humberto de Souza - Professora de Matemática
Regina Martins Gomes Lopes - Professora de Geografia
Participantes:
Fernando Marafigo – Professor de Ciências.
Camila Varago – Professora de Matemática
Ricardo Pallaoro - Policial Civil
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos resgatando valores (respeito mútuo, amor próprio, entre outros...) através do conhecimento e reflexão temática da sexualidade, indisciplina e drogas, sugerindo aos docentes rever e expandir conceitos e condutas relacionados ao tema abordado na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover mecanismo e metodologia participativa que permita a edificação de forma ampla no ensino-aprendizagem .
Promover palestras de socialização dos trabalhos desempenhados na escola, como suporte de prevenção em parceria com órgãos competentes. Cuja finalidade é desenvolver a aquisição do conhecimento, habilidades e a concepção de hábitos, atitudes e valores.
Despertar o interesse dos alunos, educadores e familiares na busca de ações coletivas preventivas contra o uso de estimulante e exploração inadequada da sexualidade.
Aumentar a auto-estima do aluno e diminuir os problemas causados por diversos fatores da sociedade atual como: indisciplina, violência, uso de drogas , gravidez precoce, e melhorar a qualidade de vida.
Inserir os conteúdos aos temas abordados de forma interdisciplinar, interagindo assim matemática na pesquisa e construção de tabelas e gráficos, geografia na pesquisa por região e ciências nos danos da sexualidade precoce.
JUSTIFICATIVA
O projeto Tosco surge no momento em que a nossa sociedade vivencia grandes e graves problemas com o uso de álcool e o uso indevido de drogas. É de suma importância que a Escola promova uma educação global entre crianças e adolescentes em todo o nosso país,  e pensando nesta problemática surge a oportunidade de estarmos propondo os temas abordados. Movidos pela curiosidade, os adolescentes, em grande parte despreparada, buscam experimentos, expostos a riscos, como gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. A Escola Estadual Paulo Freire atua de maneira efetiva e contínua na educação, na conscientização do aluno responsável e capaz. Assim reduz os riscos de práticas indevidas, garante resultados positivos e uma educação interdisciplinar de qualidade. O livro Tosco ressalta a importância da continuidade deste trabalho sobre prevenção ao uso de drogas, pois, deixa claro que essas práticas são atitudes Toscas.
METODOLOGIA
Para a execução do projeto Tosco após o trabalho em sala de aula foi marcado um evento com palestras, depoimentos, vídeos e teatros para enriquecer e esclarecer os temas abordados.
Contamos com o apoio de toda a comunidade escolar e parcerias como:
Polícia civil – Ricardo Pallaoro que ministrou palestras sobre o uso das drogas lícitas e ilícitas, causas e efeitos no organismo, utilizando vídeos e depoimentos viabilizando recursos e ajuda aos usuários.
No primeiro momento Os educandos estiveram trabalhando na disciplina de matemática pela Profª. Cleide as atividades a seguir sendo assim distribuídas:
- 6ºano A, 7ºano A - pesquisas realizadas na sala de tecnologia sobre os temas mencionados, confecção de cartazes, faixas e painel informativo.
- 7º ano B - Pesquisa de campo realizada no período matutino sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na escola e nas famílias dos estudantes, as conseqüências etc. Onde os mesmos utilizaram um questionário sobre o tema e uma urna para que as respostas fossem secretas.
--2ºano A – vídeos e debates.
Após a coleta de dados estatísticos, foram trabalhados nas aulas de matemática a construção de gráficos de barras, colunas e setores nas turmas envolvidas. Neste projeto houve a participação dos alunos na decorrência da ação do projeto Tosco.
Os educandos estiveram trabalhando na disciplina de Geografia as Regiões brasileiras sendo assim distribuídas:
- 6° ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região Norte com o tema – Tabagismo;
- 6° ano Turma B- sendo responsável por pesquisar a região Norte com o tema – Alcoolismo entre Adolescentes e jovens.
- 7°ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região Nordeste com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas.
- 7°ano Turma B- sendo responsável por pesquisar a região Sul com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas;
- 8°ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região Sudeste com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas;
- 9°ano Turma A- sendo responsável por pesquisar a região Centro-Oeste com o tema – Tabagismo, alcoolismo e drogas.
Os educandos estiveram trabalhando na disciplina de Ciências com profº. Fernando a sexualidade precoce sendo assim distribuídas:
- Todas as turmas do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental.
Participaram também do projeto na disciplina de matemática com a profª. Camila atividades como:
-  6º ano A – Paródia sobre o livro Tosco.
- 1º ano A- Apresentação de teatro pelos alunos ilustrando os temas abordados.
DESENVOLVIMENTO
O projeto se desenvolveu a partir de uma conversa com os alunos onde foram relatados alguns casos sobre os temas abordados nas salas de aula e nas famílias, houve então a necessidade de contar com o apoio do projeto Tosco, da equipe gestora, órgãos e entidades municipais no combate ao uso das drogas.
O trabalho foi executado no segundo bimestre com duração de dois meses entre pesquisa, trabalhos em sala e palestras realizadas nos três períodos: matutino, vespertino e noturno, contou com o apoio do livro Tosco, pesquisa na internet sobre as conseqüências das drogas na saúde e na vida. A pesquisa se estendeu também no assunto sexualidade, usando recursos tecnológicos e trabalhando dados estatísticos a partir da pesquisa de campo construindo tabelas e gráficos, encerrando com palestras, teatros e exposição de Murais.
AVALIAÇÃO
Ficou registrado, o interesse, a capacidade, o entusiasmo, a criatividade e espontaneidade dos educandos na participação do projeto Tosco.
Observaram-se melhoras na conduta e relacionamento entre colegas da sala, respeito e valorização ao corpo e a vida.
O projeto será contínuo e interdisciplinar com a finalidade de alcançar as metas propostas nos objetivos, principalmente por aqueles que encontram barreiras para enfrentar os problemas relacionados ao tema abordado.
O uso diário de álcool, de maconha e de cocaína é considerado um risco grave para a quase totalidade da amostra, independentemente do sexo, da faixa etária dos estudantes e suas famílias e também da região brasileira.
A porcentagem de pessoas que já se submeteu a algum tratamento foi maior, em relação ao país, nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Para o Brasil como um todo, cerca de 4% dos entrevistados foram tratados pelo uso de álcool e/ou de drogas.

Pesquisa de campo realizada pelos alunos citados.
Publico alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio.
Instituição: E.E.Paulo Freire.

Figura 1:

Uso de drogas lícitas e ilícitas nos alunos pesquisados.

Figura 2:

Os dados mostram que o uso do álcool é bem maio em relação às outras drogas.
Figura 3:

Este gráfico revela as respostas dos alunos sobre a prática do uso e tipo de drogas em suas famílias.

Figura 4:

As conseqüências das drogas nas famílias dos nossos alunos refletem na maioria das vezes seu comportamento na escola, mascarando assim, a dor, os traumas, e os problemas vivenciados na família.


 Figura 5:

Quantidade de usuários nas famílias dos nossos alunos.


FIGURA 6: Porcentagem de uso na vida das diferentes drogas psicotrópicas, nas 107 maiores cidades do Brasil.



 Figura 7:




Figura 8:


O uso do álcool, maconha, cocaína e outros tipos de drogas são estatisticamente comprovados um mal crescente e avassalador na sociedade e humanidade.

.







0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;