Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

Carregando...
sexta-feira, agosto 15

Gincana do Estudante

Organização: Agente Jovem
Professora Coordenadora: Janete Gnoatto
Clique aqui e veja as fotos


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Estadual Paulo Freire.
Professora Responsável: Janete Gnoatto de Souza
Turmas/ano: 1º ano EF ao 2º ano EM.
Turno: matutino/vespertino
Duração/tempo: Cinco aulas
Título do projeto: Agente Jovem em Ação.
 Público Alvo: Todos os estudantes, professores, direção, coordenação e funcionários da EE Paulo Freire.
JUSTIFICATIVA
A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre os agentes jovens e as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender ser.
Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o estudante é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, viemos propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre estudantes, professores, direção, funcionários e a sociedade promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem.
O desenvolvimento da Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os estudantes a uma participação mais ativa das atividades escolares.
Ao analisar o quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos estudantes. Com isso, é importante resgatar a auto-estima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma ratificamos a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

OBJETIVO GERAL
Propor aos estudantes desafios que levem a perceber as diferentes situações, atitudes e reação, que possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e harmonia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Perceber a importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;
Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar;
Desenvolver atividades diferenciadas que levem os estudantes a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.
Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.
Comemorar prazerosamente o dia do estudante.

METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO
A Gincana Cultural dos estudantes realizar-se-á no dia 15 de agosto de 2014 a partir das 08h no período matutino, e a partir das 14h no período vespertino.
1. DAS EQUIPES
A gincana está aberta para participação de todos os estudantes frequentes da escola.
Cada equipe deverá escolher e ter um nome que as identifique;
Cada equipe deverá ter dois líderes (estudantes);
Cada equipe deverá escolher um professor para auxiliá-los;
As equipes serão divididas pela comissão organizadora e contará com estudantes de todos os anos em cada período;
Aos líderes cabe a responsabilidade de representar a equipe, entregar as tarefas e/ou delegar, bem como falar em nome da equipe;

2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES
Além do nome da equipe, os integrantes de cada equipe usarão uma fita da sua cor amarrada no pulso para identificação, que será entregue pela comissão organizadora.

3. DAS TAREFAS
As tarefas serão entregues pela Comissão Organizadora aos líderes responsáveis de cada equipe; somente em reunião que será marcada e avisada com antecedência para todos.
As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulado pela Comissão Organizadora, não marcarão pontos naquela tarefa.

4. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
A comissão organizadora será composta pela Professora Janete Gnoatto de Souza, Coordenadora do Projeto Agente Jovem, e sua vice Professora Regina, juntamente com os estudantes Agentes Jovens: Diego, Ana Carolina, Marcelle e Mônica. A Comissão Julgadora será escolhida pela comissão organizadora, e a mesma será conhecida por todos nas referidas provas.

5. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Todas as situações previstas, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela Comissão organizadora juntamente com a comissão julgadora, Pois as mesmas são soberanas e só ouvirão os líderes responsáveis das equipes, tendo elas a total autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe.

6. DAS PENALIDADES
A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Organizadora e Julgadora. Além das penalizações por pontos, está previsto:
·      Exclusão do membro da equipe
·      Desclassificação da equipe na tarefa em questão;
·      Desclassificação sumária da equipe.

7. DO RESULTADO
A pontuação será de 5,0 a 10,0 pontos em cada tarefa, assim como estarão definidas em cada prova.
Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, será realizada uma tarefa surpresa de desempate entre as equipes.

8. DA PREMIAÇÃO
Apresentaremos a classificação geral de todas as equipes conforme a pontuação.
A equipe vencedora receberá como prêmio um dia de cinema na escola. Assistindo filmes com seus professores com direito a pipoca, refrigerantes e muitas surpresas.

9. PROVAS DA GINCANA
PRIMEIRA PROVA: Campanha do quilo. Entregar na Quarta - feira dia 13 para conferência, na biblioteca aos membros da comissão organizadora.
SEGUNDA PROVA: Uma poesia feita pelos estudantes da equipe – título estudante.  Entregar na Quarta - feira dia 13, na biblioteca aos membros da comissão organizadora, em folha ofício digitada, favor colocar nome da equipe.
TERCEIRA PROVA: Cada equipe deverá trazer dentro de uma caixa um calçado feminino ou masculino, o maior número que encontrar. Entregar na Quarta - feira dia 13, na biblioteca aos membros da comissão organizadora.com identificação do nome da equipe na caixa.
QUARTA PROVA: Escrever uma paródia homenageando os estudantes. Entregar na Quarta - feira dia 13, na biblioteca aos membros da comissão organizadora, em folha sulfite digitada identificar o nome da equipe.
QUINTA PROVA: Maior número de participantes de cada equipe vestindo traje brega que estiverem em fila na quadra da escola dia 15 sexta - feira. Sendo que o primeiro estudante da fila deverá ter nas mãos uma placa com o nome da equipe.
SEXTA PROVA: Cada equipe deverá trazer um estudante para contar uma piada. Dia 15 sexta - feira, com no máximo 3mim de duração.
SÉTIMA PROVA: Cada equipe deverá cantar uma música em homenagem aos estudantes, podendo ser individual, dupla, trio ou grupo com ou sem instrumentos, com duração máxima de 3mim.
OITAVA PROVA: Cada equipe deverá trazer peças de roupas para vestirem em um estudante.
NONA PROVA: Cada equipe deverá escolher um professor (a) ou funcionário da escola para participar de um desfile usando traje brega, e uma faixa com o nome da equipe. 
DÉCIMA PROVA: Cada equipe deverá escolher um casal de estudantes para desfilar usando traje brega, e a menina deverá usar a faixa com o nome da equipe, concorrendo ao casal brega estudantil 2014. 

10. CONSIDERAÇÕES GERAIS
Os custos decorrentes para realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;
Todos os alimentos que forem arrecadados na Gincana Cultural serão distribuídos a famílias da nossa própria escola que porventura estejam precisando no momento.
Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é integrar e despertar o companheirismo, a solidariedade, e acima de tudo ter um dia diferente na escola.
Afinal estaremos comemorando o seu dia estudante. Participem.

RECURSOS TECNOLÓGICOS: Notebook, pen drive, microfone, caixa de som, filmadora e câmara digital.
Recursos materiais: Faixas, fita adesiva, tnt, cartolinas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através do desempenho, participação, interesse, comportamento, e o trabalho em equipe ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de atitudes dos envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos.



PROGETEC: Joice Sovernigo

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;