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terça-feira, abril 25

Aula de Biologia

 



UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Frequentemente os professores se deparam com inúmeras situações dentro de uma sala de aula, que se faz necessário levantar alguns questionamentos, a respeito da atual educação. Estes questionamentos nos levam a refletir sobre as diversas maneiras que a profissão do docente é vista atualmente, quais são os desafios enfrentados pelos professores, como se dá o ato de ensinar nas diferentes escolas.
Como parte ativa deste processo, muitas situações são desafiadoras na profissão de docente. Se faz necessário pensar alternativas inovadoras e criativas, que possibilite o professor superar todas as dificuldades pela qual a educação vem passando. Nesse sentido, ressaltamos que o ensino e a aprendizagem em sala de aula precisam estar ligados com as necessidades dos alunos em sociedade. Para atingir isso torna- se imprescindível a mudança das metodologias que são usadas diariamente. Uma das alternativas são as atividades práticas, que de maneira geral no que se refere a aprendizagem nas escolas brasileiras, quase não acontece.
De acordo com ZABALA (1998), o professor precisa constantemente analisar sua prática profissional, refletindo em todos os sentidos as metodologias que fundamentam e orientam a sua prática, as quais irão interferir na seleção de objetivos, conteúdos, os critérios de ensino, nas relações interativas entre professor-aluno, nos recursos utilizados, no sentido e papel da avaliação com seus critérios, observando as particularidades dos processos de aprendizagem de cada aluno. Pois, consciente ou inconscientemente, toda ação pedagógica traz em si concepções e percepções.
A partir dessa reflexão, se fez necessário pensar uma proposta que atendesse as necessidades dos estudantes no desenvolvimento do conteúdo de Biologia, do segundo ano do (EMI) ensino médio inovador, da Escola Estadual Paulo Freire. A proposta foi a elaboração de modelos didáticos, sobre a organização celular e as características dos vírus, contemplando a teoria e a prática, promovendo a interação entre os alunos e a professora, momento importante na construção ativa do processo de ensino aprendizagem.
Ao término da elaboração dos modelos didáticos foi realizada uma amostra dos trabalhos, para outras turmas, propiciando momentos ricos de aprendizagem, pois os alunos, tiveram a oportunidade de explicar o seu trabalho e demonstrar a importância deste assunto para os demais estudantes da escola. O momento da apresentação proporcionou a valorização do aluno ativo e participativo. É de grande importância o professor ampliar seus conhecimentos, atuando como um mediador dos estudantes de maneira que estes exponham suas preferências, dificuldades, interpretem e adquiram o conhecimento e se tornem sujeitos ativos, autônomos e participantes no mundo e no contexto social no qual estão inseridos.

Referências Bibliográficas
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
RISSOTO, L.

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