Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 15

Reino Plantae - Biologia e Ciências



Tendo em vista que a escola ocupa um lugar de destaque na promoção e socialização do conhecimento, espera-se que nela os alunos tenham a oportunidade de evoluir e adquirir o conhecimento científico. As diretrizes curriculares, no ensino de Ciências, visam a necessidade de os educadores ampliarem as metodologias referente aos conteúdos escolares, de modo que os alunos superem os obstáculos conceituais, procedente de sua vivência cotidiana.
O conhecimento cientifico precisa fazer parte da realidade dos alunos, e este conhecimento resulta da investigação da natureza, que necessita estar articulado com o processo de ensino de ciências. Esta ação será contemplada no momento em que o aluno entender que a ciência estudada na escola é parte do seu dia-a-dia, cabendo a ele interpretar os fenômenos observados na natureza, e compreender a sua relação com os demais seres vivos. Se faz necessário neste contexto, que o aluno perceba que é parte integrante da realidade, e que através de suas ações, influência e também é influenciado pela sociedade.
Diante disso, buscou-se elaborar uma atividade que contemplasse o conhecimento científico com a realidade dos alunos. Partindo do princípio que todos os indivíduos possuem algum conhecimento sobre as plantas, foram propiciados momentos que permitissem a compreensão de que elas são fundamentais para a existência de grande parte dos seres vivos do planeta, inclusive dos seres humanos, bem como destacar a importância delas na construção de um mundo mais humanizado, tornando-os conscientes desses conhecimentos, como elementos na construção da cidadania.
Infelizmente a cada dia que passa a escola é vista, pelos alunos, como algo muito distante de sua realidade. Os alunos frequentam a escola por obrigação, como se sua presença na escola e, a aquisição de conhecimento fosse um obstáculo para a sua realização pessoal. Muitos não conseguem associar que é através da mediação de pessoas mais instruídas no ambiente escolar, que eles terão oportunidades de tornarem sujeitos ativos e participativos, podendo opinar sobre fatos no contexto atual. Ou seja, que é através da educação que alcançaram com êxito sua realização pessoal.
Na busca constante de proporcionar meios para que os alunos se sintam motivados a aprender, com o intuito de agrupar a realidade dos alunos ao cotidiano da escola, foi elaborada algumas aulas práticas com a turma do 2º ano do ensino médio em parceria com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Paulo Freire, localizada no município de Iguatemi- MS, na qual a escola foi contemplada com um lindo jardim produzido com materiais recicláveis.
Os estudantes do nono ano, construíram vasos com pneus, no qual foram pintados, e na sequência foram cheios de terra e adubados, ficando pronto para o plantio. A próxima ação desta turma aconteceu no momento em que amarraram mudas de orquídeas nas árvores do pátrio da escola. Durante o desenvolvimento das atividades foram se conscientizando sobre a importância das plantas para os seres vivos.
As plantas participam de nossas vidas de várias maneiras e, além de serem usadas como fontes de alimento, fornecem muitos outros recursos que são indispensáveis para a sobrevivência dos animais, inclusive a dos seres humanos, com destaque para o oxigênio que respiramos. O estudo das plantas é uma forma de garantir um melhor entendimento da natureza e a garantia de uma melhor qualidade de vida para todos nós.
Os alunos do segundo ano do ensino médio, que estavam estudando sobre o Reino Plantae na disciplina de Biologia, após a discussão teórica das principais características deste reino,          foram divididos em grupos, no qual cada grupo ficou responsável em trazer representantes das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, para observação e exposição das principais características de cada grupo.
Para a apresentação os alunos organizaram no pátio da escola uma exposição com os representantes, e foram convidadas algumas turmas da escola para observarem as plantas, momento em que os alunos foram explicando a que grupo pertencia determinada planta e quais eram suas características, explicando o porquê daquela planta pertencer aquele grupo, ação que propiciou trocas de informação, oportunizando uma aprendizagem de qualidade, podendo relacionar o seu conhecimento do cotidiano com o conhecimento científico, atividade que proporcionou aos alunos adquirirem um conhecimento significativo para suas vidas.
Os alunos devem ser guiados por uma vasta metodologia, que contemplem explicações, interações e a participação ativa em trabalhos com outros colegas, na qual eles tenham a oportunidade de serem levados ao conhecimento de maneiras distintas, fazendo-os a investigar, a querer aprender, despertando-os para a importância do aprendizado. Além disso, os alunos devem ser estimulados a usar a linguagem para organizar seus pensamentos, e a falar sobre o que estão tentando realizar.
Vigotski (2009), ao discutir sobre como ocorre o conhecimento na criança, diz que o pensamento conceitual não acontece espontaneamente, mas, precisa ser mediado com competência e sabedoria. Ele profere que a pessoa social se constitui pela mediação ocorrida por meio de instrumentos e signos. É a partir das relações sociais que acontece a apropriação dos saberes, historicamente construídos.
Por fim essa atividade buscou oferecer aos alunos uma aprendizagem de qualidade com significados para os alunos, utilizando uma metodologia de ensino que os envolveu e estimulou na apropriação dos conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento como cidadão crítico, participativo e transformador de sua própria realidade.

Referência
VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Luciane Rissoto dos Santos

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;