Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 21 0 comentários


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

Rua :Antonio João,71-Jardim Aeroporto – Iguatemi/MS

SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

1. TÍTULO DO PROJETO

PROJETO MEIO AMBIENTE DE IGUATEMI MS

2. PROFESSORA REGENTE

Jaceni Aparecida Bonete

jacebonete@hotmail.com

3. ÁREA DE CONHECIMENTO

Geografia : 1º ano regular

4. SÉRIE / TURMA/ TURNO

1º ano ensino médio regular e 2ª fase EJA ensino fundamental

5. EQUIPE DE APOIO

Regiani Rockenbach Hoffmann

Joicenir Sovernigo Lopes

Héctor Rogério Monzani

6. NÚMERO DE AULAS

4 aulas

7. PERÍODO DE EXECUÇÃO

18/06 e 09/07 sendo duas aulas cada dia.

8. DURAÇÃO

4 horas aulas.

9. TOTAL DE PARTICIPANTES

40 alunos

10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA

vídeo; pesquisa de campo, palestra, relatórios e debate.

11. OBJETIVOS

Ø Conscientizar as todos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;

Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

Ø Desenvolver e estimular na comunidade escolar a criatividade;

Ø Estimular a leitura e a escrita;

Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;

Ø Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1o AULA:

Ø Conversa dirigida a respeito da história da cidade, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;

Ø Explanação dos seus trabalhos.

Ø Analisar o que fazer para conscientizar a população.

2o AULA:

Ø Pesquisa de campo, no lixão do município de Iguatemi / MS.

Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;

3o AULA:

Ø Palestra sobre a origem da água de Iguatemi/MS.

Ø Vídeo sobre o meio ambiente com debate.

4o AULA:

Ø Apresentação dos trabalhos realizados em sala;

Ø Apresentação dos slides confeccionados pelos alunos referentes ao tema “meio ambiente”.


13. RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS

Data show, maquina digital, computadores, pendrive

14. ACESSO À INTERNET - SITES

http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/.

http://www.meioambiente.gov.br/sitio/

http://www.sanesul.ms.gov.br/

http://www.iguatemi.ms.gov.br/view_noticias.htm?id=1073

15. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADE

LOCAL


18/06

09/07


Apresentação do projeto pela professora aos alunos.

Sala de aula

Fotos , relatório sobre o lixão.

Pesquisa de campo lixão Iguatemi/ MS

Vídeos, com debates

Palestra sobre a origem da água de Iguatemi / MS.

Apresentação dos slides

Sala de tecnologias educacionais

16. AVALIAÇÃO

Concluiu-se que neste projeto os alunos tiveram o conhecimento de onde o lixo da cidade é jogado, de que maneira é processado o lixo recolhido, foi muito valioso o trabalho. Ao fazer a pesquisa de campo tiram fotos que serviram para analisar, refletir sobre o que é prejudicial a nós e ao meio ambiente, serviu para conscientização.

0 comentários
sexta-feira, setembro 17 0 comentários

E.E Paulo Freire envia Textos para o Concurso Nacional de Redações da CGU

O 4º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU – é aberto aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, das escolas públicas e privadas de todo o país, visando despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas no ambiente escolar, através de produção de textos nos mais diversos gêneros e modalidades textuais. Este ano, sobre o tema “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?”, a E E Paulo Freire participou efetivamente com aproximadamente 50 alunos da EJA. Assim foi encaminhado 1 texto selecionado, com reais condições de atingir a faixa de premiação do qual dispõe o regulamento do concurso.

Leia na íntegra, alguns desses textos, clicando no link abaixo:

http://thunderms1.blogspot.com/






sábado, setembro 11 0 comentários

PITEC - Elaboração de Projetos com a Integração de Tecnologias


Teve inicio neste dia 11/09/2010 em Iguatemi o Curso PITEC (Elaboração de Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo) com carga horária de 40 horas, sendo o terceiro curso oferecido pelo MEC/PROINFO.
Tutor Responsável do NTE de Naviraí: Rodrigo Nascimbeni.
Posted by Picasa
quinta-feira, setembro 9 0 comentários

Jogos Escolares Municipal - Handebol e Basquetebol

Posted by Picasa
quinta-feira, setembro 2 0 comentários

Independência do Brasil


Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
0 comentários

Semana da Pátria

0 comentários

Olimpíadas de Língua Portuguesa


1º Lugar no Município
Categoria Poemas
Aluno: Bruno Santana
5ºAno A Vespertino
Professora : Araci Cazelli

0 comentários
terça-feira, agosto 31 0 comentários

O Grupo Vem Dançar representará a E.E.Paulo Freire na 4ª Mostra Cultural em Campo Grande

segunda-feira, agosto 30 0 comentários

Indicadas as escolas finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - Ano Base 2009

O Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação - torna público na manhã desta segunda-feira, 30, os nomes das seis unidades de ensino finalistas ao Prêmio Nacional de referência em Gestão Escolar - Destaque Brasil - Ano Base 2009.
As finalistas são:
  • BA - Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna)
  • CE - CAIC - Senador Carlos Jereissati (Russas)
  • MT- Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa (Rondonópolis)
  • MS - Escola estadual Paulo Freire (Iguatemi)
  • MG - Escola estadual Menino Jesus de Praga (Caratinga)
  • SC - Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida (Blumenau)
A Escola Referência Nacional em Gestão Escolar - Destaque Brasil - será conhecida no mês de novembro, em data e local ainda serem definidos.
quarta-feira, agosto 25 0 comentários
0 comentários

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.


0 comentários

Folclore


A palavra folclore vem do inglês folk lore. Folk quer dizer povo e lore, estudo, conhecimento. Portanto, folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular européia. Em 22 de agosto de 1846, ele publicou um artigo com o título "Folk-lore", na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo.

Com isso, o dia 22 de agosto tornou-se data de referência do surgimento do termo folclore, que gradativamente foi incorporada a todas as línguas dos povos considerados civilizados.William John Thoms utilizava o termo folk-lore para indicar o conjunto de antiguidades populares. O conceito dirigia-se principalmente aos objetos da arte popular, o artesanato. Mas em seu famoso artigo, Thoms citava também usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos e superstições dos tempos antigos.
quinta-feira, agosto 19 0 comentários

TELA ESCOLHIDA


ALUNOS:KATRIELEN,JOÃO PAULO,ITALO E VINICIUS
8º ANO A MATUTINO
0 comentários

Escolha da Tela para a 4ª Mostra Cultural

 
Posted by Picasa
segunda-feira, agosto 16 0 comentários

Palestra Antidrogas

 
Posted by Picasa
0 comentários

Gincana do Dia do Estudante Noturno


quinta-feira, agosto 12 0 comentários

Gincana do Dia do Estudante

0 comentários
quarta-feira, agosto 11 0 comentários
terça-feira, agosto 10 0 comentários

Assembléia Geral e Comemoração do Dia dos Pais

 
Posted by Picasa

Pesquisa na Internet

 
;