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segunda-feira, novembro 22 0 comentários

1. TÍTULO DO PROJETO

PROJETO MATO GROSSO DO SUL

2. PROFESSORA REGENTE

Jaceni Aparecida Bonete

jacebonete@hotmail.com

3. ÁREA DE CONHECIMENTO

Geografia : 2ª Fase EJA ensino médio

4. SÉRIE / TURMA/ TURNO

2ª fase EJA ensino médio

5. EQUIPE DE APOIO

Regiani Rockenbach Hoffmann

Joicenir Sovernigo Lopes

Héctor Rogério Monzani

6. NÚMERO DE AULAS

4 aulas

7. PERÍODO DE EXECUÇÃO

18/06 e 09/07 sendo duas aulas cada dia.

8. DURAÇÃO

4 horas aulas.

9. TOTAL DE PARTICIPANTES

30 alunos

10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA

vídeo; pesquisa de campo, palestra, relatórios e debate.

11. OBJETIVOS

Ø Conscientizar as todos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;

Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

Ø Desenvolver e estimular na comunidade escolar a criatividade;

Ø Estimular a leitura e a escrita;

Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;

Ø Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1o AULA:

Ø Conversa dirigida a respeito da história da cidade, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;

Ø Explanação dos seus trabalhos.

Ø Analisar o que fazer para conscientizar a população.

2o AULA:

Ø Pesquisa de campo, no lixão do município de Iguatemi / MS.

Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;

3o AULA:

Ø Palestra sobre a origem da água de Iguatemi/MS.

Ø Vídeo sobre o meio ambiente com debate.

4o AULA:

Ø Apresentação dos trabalhos realizados em sala;

Ø Apresentação dos slides confeccionados pelos alunos referentes ao tema “meio ambiente”.

13. RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS

Data show, maquina digital, computadores, pendrive

14. ACESSO À INTERNET - SITES

http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/.

http://www.meioambiente.gov.br/sitio/

http://www.sanesul.ms.gov.br/

http://www.iguatemi.ms.gov.br/view_noticias.htm?id=1073

15. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADE

LOCAL


18/06

09/07


Apresentação do projeto pela professora aos alunos.

Sala de aula

Fotos , relatório sobre o lixão.

Pesquisa de campo lixão Iguatemi/ MS

Vídeos, com debates

Palestra sobre a origem da água de Iguatemi / MS.

Apresentação dos slides

Sala de tecnologias educacionais

16. AVALIAÇÃO

Concluiu-se que neste projeto os alunos tiveram o conhecimento de onde o lixo da cidade é jogado, de que maneira é processado o lixo recolhido, foi muito valioso o trabalho. Ao fazer a pesquisa de campo tiram fotos que serviram para analisar, refletir sobre o que é prejudicial a nós e ao meio ambiente, serviu para conscientização.

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fotos

terça-feira, novembro 16 0 comentários

Proclamação da República


O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações onde visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas onde a opção republicana dava seus primeiros sinais. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.

Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão-de-obra escrava.

Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agro-exportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentação política pode ser ainda explicada com as conseqüências de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dos grandes proprietários de terra.

O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas idéias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi conseqüência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola
terça-feira, novembro 9 0 comentários
O PROJETO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA DESENVOLVIDO NO ANO DE 2009 FOI SELECIONADO EM UM EVENTO QUE ACONTECEU NA SEMANA PASSADA EM CAMPO GRANDE.O PROJETO FOI ESCOLHIDO REPRESENTANDO O RESULTADO DOS CURSOS DO PROINFO I,II E III, REALIZADO NO ANO PASSADO E SERÁ PUBLICADO EM RELATÓRIO DO MEC.


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Escolas e educadores recebem Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar



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Torcida pela escola e chegada da diretora

quinta-feira, novembro 4 0 comentários

GANHADORES DA RIFA

1º PRÊMIO-01BICICLETA-Nº 002634-LOJA DO GAUCHÃO
2º PRÊMIO-01BRINCO DE PRATA-Nº002179-SANDRA BORGES
3º PRÊMIO-01KIT BOTICÁRIO-Nº001431-ROSELI M.COSTA
4º PRÊMIO-01 BOLA-Nº 00358- MARTIMIANO R. JUNIOR
quarta-feira, outubro 27 0 comentários

Entrega de boletins

quarta-feira, outubro 20 0 comentários
quinta-feira, outubro 14 0 comentários

Comemoração do Dia das Crianças

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Visita da TV Futura

terça-feira, outubro 5 0 comentários

Palestra do Conselho Tutelar - Todos contra a Pedofilia

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Conselho de Classe do 3º Bimestre

Posted by Picasa
quinta-feira, setembro 30 0 comentários

PROJETO: NAVEGAÇÃO E DIVERSÃO

APRESENTAÇÃO

Apresento o Projeto Navegação e Diversão que tem por finalidade levar o educando a aprender a navegar na internet se divertindo.

Com o desenvolvimento da habilidade de navegar em sites infantis o educando desenvolverá sua autonomia cada vez mais.

Lembrando que vai aprender brincando, o que torna mais interessante o projeto.

IDENTIFICAÇÃO

Denominação do Projeto:

Navegação e Diversão

Órgão Coordenador e Órgão executor

E.E. Paulo Freire

Elaboração:

Professora Multiplicadora: Maria Aparecida Pereira dos Santos

Professora da STE: Joicenir Sovernigo Lopes

Local:

Sala de tecnologia da E.E. Paulo Freire

Período de realização do Projeto:

1ª semana de outubro

De 04/10 à 08/10/2010

Responsáveis pela execução:

Professora da STE e Professoras de Artes: Rosana Mantovani e Produções Interativa: Carolina B. Schimidt

Público Alvo:

Alunos de 1º a 5º ano

JUSTIFICATIVA

Justificamos a elaboração do Navegação e Diversão, considerando que a internet é uma realidade bem próxima de todos nós, e nada melhor que a escola oportunizar também esse momento para colocar a disposição dos seus educandos.

Considerando que muitos de nossos educandos só terão essa oportunidade na escola, já que pertencem a famílias de baixa renda.

Considerando também que a informática exerce um domínio de encanto ao educando, assim poderá aprender brincando.

Com o desenvolvimento deste Projeto estaremos oportunizando ao educando condições para navegar e conhecer o mundo virtual.

OBJETIVO GERAL

Oferecer ao educando a oportunidade de navegar e explorar sites infantis e se divertir com os mesmos, celebrando semana da criança, fazendo uso também da tecnologia que o cerca.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Oportunizar aos educandos a navegação virtual

· Explorar sites infantis

· Proporcionar meios para que o educando navegue e também se divirta.

· Oportuzinar aos educandos momentos de reflexão sobre a finalidade do site explorado

· Fazer com que os educandos a adquirirem o hábito de refletir sobre o site navegado

· Garantir a oportunidade de participação para todos

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

1ª Fase

· Apresentação e divulgação do Projeto Navegação e Diversão aos professores

· Apresentação e divulgação aos educandos

2ª Fase

· Organizar os micros para realizar as atividades

· Selecionar um site para meninos e um site para meninas estarem navegando com mais afinco

3ª Fase

· Avaliação sobre o projetos por todos os participantes.

METODOLOGIA

Usando os sites:

http://tvxuxa.globo.com

http://www.beijinhoebeijoka.com.br

http://seninha.globo.com

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/

http://www.tvcultura.com.br/cocorico/

http://www.jogosegames.net/home.asp

http://www.clickjogosdemeninas.com.br

  • Nesse momento os educandos irão navegar nesses sites,buscando explorar cada link e também realizar as atividades que estão proposta no site.

Dessa maneira irão aprender a navegar brincando, atingindo o objetivo desse projeto.

RECURSOS HUMANOS

· Os recursos humanos envolvidos neste Projeto são:

· Direção

· Coordenação Pedagógica

· Professora da STE

· Professores de Artes e Produção Interativa.

Outros recursos

§ Site infantis

§ Micros

Duração: será realizado na semana da criança de 04 a 08 de outubro

· Público alvo: educandos da 1º a 5º ano

AVALIAÇÃO

A avaliação deste Projeto será feita:

§ Através da motivação dos educandos

§ Através da reflexão sobre o mesmo

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Pesquisa na Internet

 
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