Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, agosto 28 0 comentários

SOLETRANDO 2009

A etapa seletiva do soletrando aconteceu no decorrer da semana do dia 17 a 21/08, nas aulas de Língua Portuguesa, onde foram selecionados quatro alunos por sala.
A etapa geral aconteceu nas dependências da Câmara Municipal no dia 27/08, onde todos os alunos das séries finais do Ensino fundamental estiveram prestigiando.
A grande vencedora foi a aluna Taynara Cristina de Souza do 7° Ano A do turno vespertino, a mesma irá representar a escola na eliminatória estadual do soletrando.
1 comentários

A VENCEDORA DO SOLETRANDO




0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa
2 comentários

FUTSAL ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

Posted by Picasa
quarta-feira, agosto 26 0 comentários

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA


Foram aplicadas no dia 25/08/2009 na Escola Estadual Paulo freire as provas das olimpíadas de matemática nos períodos matutino,vespertino e noturno.
Posted by Picasa
sexta-feira, agosto 21 0 comentários

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR/2008

A ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE TEM A SATISFAÇÃO DE INFORMAR A TODA COMUNIDADE ESCOLAR A CONQUISTA DO 2º LUGAR DO PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR.
NA OPORTUNIDADE A DIRETORA CECÍLIA WELTER LEDESMA PARABENIZA COORDENADORES,PROFESSORES,FUNCIONÁRIOS, PAIS E ALUNOS PELO PRÊMIO.
0 comentários

1º ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DAS TICs


A ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE SEDIOU NESTE DIA 21/08/2009 O PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DAS TICs,O QUAL OFERECE 44 VAGAS DISTRIBUIDAS NOS TURNOS MATUTINO E VESPESTINO.
Posted by Picasa
quinta-feira, agosto 20 0 comentários

PROJETO: GINCANA CULTURAL

TÍTULO DO PROJETO: O BRASIL E SUAS DIFERENTES CULTURAS

PROFESSORES REGENTES:
• JACKSON RODRIGO MORAIS DE SOUZA
EMAIL: smrj1@hotmail.com
• BLOG: http://jacckson.blogspot.com/
• LUZIA DE FATIMA LAYOLA NUNES
EMAIL: luzzia_layola@hotmail.com
BLOG: http://llayolartes.blogspot.com/
• MARIA LÚCIA DA SILVA LOPES MARTINS
• EMAIL:
• SAULO DE SOUZA SANTOS ABREU
• EMAIL: saulo_dourados@hotmail.com
• ROSANA MANTOVANI
• EMAIL: rosana.mantovani@uol.com
ÁREA DE CONHECIMENTO:
• Artes ;
• Educação Física.
SÉRIES/TURMAS/TURNOS:
• 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental-matutino e vespertino.
EQUIPE DE APOIO:
• COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
• Adauto Teixeira;
• Suely Pacheco.
• PROFESSORES COLABORADORES:
• Alenir dos Reis;
• Araci Cazelli;
• Celi;
• Dalva P.Arce Acosta;
• Eloize;
• Mauricio Lucas Passos;
• Regina Gomes Martins;
• Regiani Hoffmann;

.Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes;
• Soeli F. de Freitas Almeida;
• Vanilza Sanches.
• PROFESSORES DA STE:
• Joicenir Sovernigo Lopes;
• Hector Rogério Monzani.
• DIREÇÃO:
• Cecília Welter Ledesma.
NÚMERO DE AULAS:
• 36 aulas.
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
• Início: 01/07/2009
• Término: 09/07/2009.
DURAÇÃO:
• 40 horas.
TOTAL DE PARTICIPANTES:
• 400 alunos.
TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
• Grito de guerra;
• Dança ;
• Música;
• Brinquedo com material reciclável;
• Teatro;
• Arrecadação de agasalhos e alumínio(latinhas);
• Apresentação de um cavalo de taquara;
• Apresentação em sala de aula sobre a cultura do Estado que representam;
• Apresentação da pessoa vestida a carater do Estado;
• Apresentação do brinquedo antigo;
• Provas surpresa para professores e alunos;
• Vídeos;
• Pesquisas.
OBJETIVOS:
• Conhecer os diferentes tipos de cultura do nosso país.
• Interação entre as salas,alunos e todo ambiente escolar.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
• Foram feitas várias pesquisas de cada Estado e sua cultura,para ser apresentado em forma de gincana.
RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:
• Computadores;
• Internet Explorer;
• Som ;
• DVD;
• CD;
• Microfone;
• Câmera digital;
• Data show.
ACESSO A INTERNET-SITES:
• http://www.google.com/
GANHADORES DA GINCANA:

5º Ano B Matutino - Professora Rita;
7º Ano A Matutino - Professora Dalva;
4º Ano A Vespertino - Professora Rita;
6º Ano A Vespertino - Professor Maurício.
0 comentários

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
















AVALIAÇÃO:
  • Analisar o aluno num todo, durante o período de execução do projeto.
0 comentários

DANÇA MINEIRA

0 comentários

OUTROS VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=5f22KCFZFMY
http://www.youtube.com/watch?v=3mWq36vnq5M
http://www.youtube.com/watch?v=nOBME3bLV_Y
http://www.youtube.com/watch?v=Q8aSFrw4I-0
0 comentários

PERÍODO VESPERTINO

Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários

PERÍODO MATUTINO

Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa
terça-feira, agosto 18 0 comentários

JOGOS INTERCOLEGIAIS DE HANDEBOL MASCULINO E FEMININO.

EQUIPES PARTICIPANTES:
  • ESCOLA ESTADUAL 8 DE MAIO;
  • ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE;
  • ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES.

A equipe de handebol masculina da Escola Estadual Paulo Freire se consagrou campeã nos jogos intercolegiais.

0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários

TIME DE HANDEBOL FEMININO

Posted by Picasa
sexta-feira, agosto 14 0 comentários

PROJETO: Campanha de prevenção e orientação sobre a INFLUENZA A (H1N1) à comunidade da Escola Estadual Paulo Freire-Iguatemi (MS)

GRIPE SUÍNA

0 comentários
PROFESSORA RESPONSÁVEL:
Cecília Welter Ledesma
JUSTIFICATIVA:
A Escola Estadual Paulo Freire, localizada em Iguatemi – MS assim como todos os meios de comunicação têm a obrigação ética de informar, divulgar, alertar e prevenir as pessoas sobre os acontecimentos importantes que vem acontecendo no nosso mundo. Atualmente estamos vivenciando a nova gripe, inicialmente chamada de gripe suína e agora denominada gripe A. Tantas informações sobre como essa nova gripe está se espalhando e sobre os vários casos suspeitos, confirmados e de mortes, tem causado receio na população em virtude de um eminente risco de pandemia. Enquanto isso, as autoridades de saúde procuram adotar medidas para que esse novo vírus seja contido e não se propague ainda mais entre a população mundial. Vale lembrar que os alunos estão em contato com diferentes informações vinculadas pela mídia, interpretam e criam representações a partir delas. A Escola Estadual Paulo Freire preocupada com estas informações resolveu desenvolver o Projeto: Campanha de prevenção e orientação sobre a INFLUENZA A (H1N1) à comunidade da Escola Estadual Paulo Freire. A função da escola é contribuir para que os alunos, professores, funcionários administrativos, pais, enfim, a comunidade escolar possa compreender e prevenir-se com relação aos riscos da atual pandemia e modificar o clima de insegurança e intranqüilidade que vive a população.
EQUIPE DE APOIO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PROFESSORES DA STE.
METODOLOGIA:

Pretende-se implantar o Projeto num período de uma semana com desenvolvimento de atividades como: palestra com profissionais da área de saúde, aplicação de aulas teóricas e práticas e ainda debates e discussões sobre o tema.
Para o desenvolvimento das ações serão utilizados recursos tecnológicos como: data show, vídeo, além da distribuição de panfletos ilustrativos e informativos.
Com relação às atividades práticas serão desenvolvidas ações de higiene pessoal como lavar constantemente as mãos, evitar compartilhamento de objetos, cuidados ao tossir e espirrar, limpar periodicamente os banheiros, as salas de aula, as carteiras e o corrimão da escada e ainda, manter as janelas abertas para as salas ficarem bem arejadas.
A escola adotará a implantação de saboneteira líquida como forma diferenciada e motivadora para que os alunos adotem com maior freqüência o hábito de lavar as mãos.
A palestra será ministrada nos três períodos: matutino, vespertino e noturno assim como as aulas que serão distribuídas três vezes na semana com a duração de cinqüenta minutos cada.

OBJETIVOS :

• Prevenir e orientar a comunidade escolar sobre os riscos da Influenza A (H1N1).
• Informar sobre o surgimento da gripe suína, os sintomas, os meios de transmissão, o tratamento, os grupos de risco e as medidas de prevenção.

RECURSOS HUMANOS:
• Alunos ;
• Professores ;
• Funcionários Administrativos;
• Pais ;
• Profissionais da área de saúde.

RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:

• Panfletos ;
• Vídeos sobre a doença;
• Data show ;
• Saboneteira líquida.

AVALIAÇÃO:

A equipe de professores irá promover atividades pedagógicas correspondentes ao tema.
0 comentários

DESTAQUES DA PALESTRA-SAIBA MAIS SOBRE A GRIPE SUÍNA.

O QUE É GRIPE SUÍNA?
É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A,chamado H1N1.
COMO É TRANSMITIDA A INFLUENZA A (H1N1)?
É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse,espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os sinais são semelhantes aos da gripe comum,porém,mais agudos e com febre acima de 38ºC,moleza,falta de apetite,tosse,coriza clara,garganta seca,náusea,vômito,diarréia,dores de cabeça,irritação nos olhos,dor muscular e articular.
COMO É O TRATAMENTO PARA ESSA GRIPE NO BRASIL?
O tratamento com antivirais diminuiu a incidência de complicações e encurta o tempo de doença,favorecendo a quebra da cadeia de transmissão.A principal droga que tem sido usada é o oseltamivir(Tamiflu).O medicamento funciona melhor se tomado nas primeiras 48h de sintomas.
ALERTA: NINGUÉM DEVE TOMAR MEDICAMENTO SEM INDICAÇÃO MÉDICA.A AUTOMEDICAÇÃO PODE MASCARAR SINTOMAS,RETARDAR O DIAGNÓSTICO E ATÉ CAUSAR RESISTÊNCIA DO VÍRUS.
QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO?
  • Gestantes;
  • Idosos (maiores de 65 anos);
  • Crianças (menores de 2 anos);
  • Doentes crônicos;
  • Problemas cardiovasculares,exceto hipertensos;
  • Asmáticos;
  • Portadores de doença obstrutiva crônica;
  • Problemas hepáticos e renais;
  • Doenças metabólicas;
  • Doenças que afetam o sistema imunológico;
  • Obesos.

MEDIDAS SIMPLES PARA PREVENIR DA GRIPE:

0 comentários

VÍDEOS APRESENTADOS PARA OS ALUNOS NA STE



0 comentários
<
0 comentários


Posted by Picasa
0 comentários

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

PROFESSORES COLABORADORES:

TODOS OS PROFESSORES DO NOTURNO.
DATA : 11/08/2009

DURAÇÃO EM HORAS: 04 HORAS
TOTAL DE PARTICIPANTES: 250 PESSOAS.

PROJETO DIA DO ESTUDANTE

É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Aprendendo a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.

PROFESSORA RESPONSÁVEL
Professora da STE:
Regiani Hoffmann
EQUIPE DE APOIO:
Coordenadora Pedagógica:
Adelir Terezinha Haveroth.
Direção:
Cecília Welter Ledesma.
PÚBLICO-ALVO
Todas as turmas do Cursinho pré-vestibular, ensino fundamental e médio da Escola Estadual Paulo Freire.
OBJETIVOS
Discutir sobre o papel do (a) estudante na luta por direitos e motivar a organização da vida escolar do (a) Estudante 2009 na escola.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador;
Data show;
DVD;
Pendrive;
Filme.
METODOLOGIA
Profissionais que desenvolvem análises nas metodologias educacionais são grandes aliadas a desenvolver mentes abertas e preparadas para o mundo.
Para a motivação foi apresentado em data show as mensagens, como o poder da visão, escolhas e o filme menina de ouro.
A metodologia desenvolvida permitiu que o aluno pudesse analisar e compreender sua importância na escola.

AVALIAÇÃO:

Com sua aplicação obteve-se resultados significativos proporcionando a eles o apreciar, motivando e orientando-os no entendimento do fluxo de informações e na busca por novos significados em sua vida cotidiana.
0 comentários
Posted by Picasa

quinta-feira, agosto 13 0 comentários

PROJETO: GINCANA ESPORTIVA

TÍTULO DO PROJETO: DIA DO ESTUDANTE

PROFESSORES REGENTES:


PROFESSORES COLABORADORES:

  • ADELIR,ALENIR,ANTÔNIO,ARACI;
  • CÂNDIDA,CELI,CLENI;
  • LÍDIA;
  • MARIA CONCEIÇÃO,MAURÍCIO;
  • REGIANE,REGINA,ROSANA;
  • SAULO,SOELI,SUZANA;
  • VANILZA,VILMA.

ÁREA DE CONHECIMENTO:

  • ARTES/EDUCAÇÃO FÍSICA.

SÉRIES/TURMAS/TURNOS:

  • 1º AO 9º MATUTINO E VESPERTINO.

EQUIPE DE APOIO:

  • PROFESSORES DA STE:
  • Joicenir Sovernigo Lopes;
  • Hector Rogério Monzani.
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
  • Adauto Teixeira;
  • Paulo Zorzanello.
  • DIREÇÃO:
  • Cecília Welter Ledesma.

NÚMERO DE AULAS:

  • 10 AULAS.

PERÍODO DE EXECUÇÃO:

  • 11/08/2009.

DURAÇÃO:

  • 8 HORAS.

TOTAL DE PARTICIPANTES:

  • 500 ALUNOS.

TIPOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • GINCANA.

OBJETIVOS:

  • PROPORCIONAR A SOCIALIZAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • PROVAS COMPETITIVAS:
  1. CABO DE GUERRA;
  2. OVO NA COLHER;
  3. CORRIDA DO SACO;
  4. CARRIOLA HUMANA;
  5. CORRIDA-50 METROS;
  6. CHUTE A GOL COM VENDA;
  7. ESTOURAR O BALÃO;
  8. LATA D'ÁGUA NA CABEÇA.

RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:

  • CÂMERA DIGITAL;
  • SOM;
  • MICROFONE;
  • CD;
  • VÍDEO.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

  • TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NO ADRO ESCOLAR E NA QUADRA DE ESPORTES.

AVALIAÇÃO:

  • SERÁ DE ACORDO COM A PARTICIPAÇÃO NAS PROVAS E SOCIALIZAÇÃO COM OS DEMAIS INTEGRANTES.

quarta-feira, agosto 12 0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa
0 comentários
0 comentários
Posted by Picasa
quinta-feira, agosto 6 0 comentários

TÍTULO DO PROJETO: O SOLO

PROFESSOR REGENTE:

  • NOME: Cleni Izabel Walczynski
  • EMAIL:cleniwalczynski@hotmail.com

ÁREA DE CONHECIMENTO:

  • Ciências

SÉRIE/TURMA/TURNO:

  • 6º A e B Matutino
  • 6ºA Vespertino

EQUIPE DE APOIO:

  • Professores da STE:
  • Joicenir Sovernigo Lopes
  • Hector Rogério Monzani
  • Regiani Hoffmann
  • Coordenação Pedagógica:
  • Adauto Teixeira
  • Direção:
  • Cecília Welter Ledesma.

NÚMERO DE AULAS:

  • 06 aulas

PERÍODO DE EXECUÇÃO:

  • Início: 02/06 à 12/06/2009

DURAÇÃO:

  • 05 horas

TOTAL DE PARTICIPANTES:

  • 90 alunos

TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA:

  • Pesquisa,cartazes(tipos de solo),plantio de feijão nos diferentes tipos de solo com relatórios sobre o seu desenvolvimento.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os diferentes tipos de solo.
  • Identificar os solos mais propícios para a agricultura.
  • Reconhecer os melhores tipos de solo.
  • Identificar as características e o tipo de solo da nossa cidade.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • Exposição do conteúdo,pesquisa(internet),dos tipos de solo e suas características.
  • Elaboração de cartazes sobre os tipos de solo.
  • Plantio de feijões nos diferentes tipos de solos,observando o seu desenvolvimento.

RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:

  • Internet Explorer;
  • Câmera Digital;
  • Papel pardo;
  • potes e feijões.

ACESSO A INTERNET- SITES:

quarta-feira, agosto 5 0 comentários

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

0 comentários

AVALIAÇÃO

  • A avaliação foi feita contínua,observando o interesse e a participação dos alunos em cada etapa do projeto.
0 comentários
0 comentários

DETRANZINHO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: LIÇÃO DE TODO DIA

OS ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE PARTICIPARAM NESTA TERÇA-FEIRA (04/08/2009) DO CIRCUITO DETRANZINHO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SALVADOR NOGUEIRA.


Posted by Picasa
0 comentários
Posted by Picasa

Pesquisa na Internet

 
;