Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 5

Projeto Meio Ambiente





Cique e veja os vídeos
Planeta Água
Os Elementos da Natureza

Identificação do Projeto
Título: Dia do Meio Ambiente e Ecologia
Tema: Trabalhando a Sustentabilidade na Escola
Tempo de Execução: Junho à Dezembro de 2013
Culminância: 05/06/2013
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo Biologia, Química, Ciências, Geografia e Artes
Público Alvo: 1º Ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio
Professores Idealizadores: Fernando , Maria Inês, Cleni, Orlandia, Rosana Polidário, Regina,Luzia, Rosana Mantovani, Elida e Coordenação Pedagógica
Colaboradores: Todo o corpo docente da escola

Conteúdo Foco
         O conteúdo foco está voltado para a conscientização da importância de se preservar o meio ambientem visando a sustentabilidade.
Problemática
Durante o último século, a crescente interferência humana sobre o meio ambiente, trouxe uma série de efeitos que estão agravando catastroficamente  nossos recursos naturais, provocando impactos irreparáveis com uma intensidade incontrolável.
Justificativa
         A escola, com a preocupação de formar cidadãos engajados com o meio ambiente, procura desenvolver hábitos e atitudes que promovam a sustentabilidade, partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo e que pequenos atos, podem fazer a diferença.
Objetivos
·        Despertar em nossos educandos, hábitos e atitudes que promovam a sustentabilidade;
·        Mostrar o lado humano das questões ambientais;
·        Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
·        Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
·        Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais saudável, seguro e mais próspero.
Metodologia/desenvolvimento
         O desenvolvimento do projeto terá início no dia do Meio Ambiente e da Ecologia(05 de Junho), com apresentações de vídeos e comentários sucintos realizados por professores e estudantes, abrangendo questões como: A poluição do ar,do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
         Os estudantes farão apresentações de danças e músicas referentes aos temas abordados.
         Após visita à reciclagem do município e pesquisa sobre vários aspectos relacionados ao lixo, professores farão uma explanação utilizando recursos midiáticos para esclarecer dúvidas sobre o destino desses materiais, separação e descartes, contaminações, etc...
         Todos os professores desenvolverão atividades diversas com os estudantes em sala de aula, preparadas pela coordenação pedagógica, complementando o trabalho de incentivo a preservação do meio ambiente.
         Ainda como ação sustentável serão plantadas mudas para arborizar o pátio da escola, onde os estudantes, durante o ano letivo, farão uma escala de irrigação e conservação, para que possam integrar o que foi aprendido à sua realidade.
Cronograma


Recursos
Sala de Tecnologia Educacional (STE);
Internet;
Computadores;
Projetor integrado;
Câmera digital;
Filmadora;
Caixas de som;
Microfone;
Cavadeira;
Regador

Avaliação
         A avaliação acontecerá de forma contínua através da observação do desempenho e interesse dos estudantes no desenvolvimento das tarefas propostas, produções de relatórios, atividades práticas e ações de preservação no meio ambiente escolar.


0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;