Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

Carregando...
segunda-feira, março 16

Caça ao Tesouro



CONTEÚDO DE GEOGRAFIA COORDENADAS GEOGRÁFICAS APLICADO NO 6º ANO, TURMA A, PERÍODO MATUTINO.
PROFESSORA: REGINA M. GOMES LOPES


CAÇA AO TESOURO ENSINANDO COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Objetivo geral:
 Associar conteúdos aplicados em sala de aula sobre localização, orientação e orientações geográficas, a partir do cotidiano dos alunos.

Metodologia:
Exposição oral sobre o conteúdo de coordenadas geográficas, assim como orientação, localização e cartografia, onde os alunos, após as aulas teóricas realizam uma brincadeira de caça ao tesouro, associando o conteúdo dado à prática.

Materiais
·      Um local amplo (pátio da escola)
·      Bússola;
·      Um mapa do espaço escolhido, que contenha várias rotas até o tesouro.
·      Fichinhas de orientação (cada rota terá um número de fichinhas com dicas, que será estipulado pelo professor de acordo com o espaço que irá utilizar);
·      Tesouro

Procedimentos:

Para realizar essa atividade são necessárias, no mínimo, duas aulas, onde:
·       Na primeira aula foi feita uma exposição oral sobre orientação e localização geográfica;
·       Na segunda aula a turma foi até a STE onde realizados atividades de localização na lousa digital, usando as Coordenadas Geográficas.
·       No local escolhido pelo professor, um aluno, escolhido pelo próprio grupo, deve manusear uma bússola onde este, com ajuda dos colegas, devem encontrar o norte e marcar na rosa dos ventos, em um mapa do local escolhido, feito pelo professor ou pelos próprios alunos.
·       Depois o professor deverá fazer algumas perguntas sobre o conteúdo dado na aula anterior, o grupo que acertar tem direito de receber uma orientação. O grupo que acertar mais perguntas chegará primeiro no tesouro.

Conclusão 

Depois da conclusão da dinâmica pedir que os alunos se manifestem sobre a atividade aplicada, pontos positivos, negativos, o que fez com que o grupo vencedor chegasse primeiro, se houve companheirismo, espírito de equipe, etc...

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;