Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

Carregando...
segunda-feira, março 30

Projeto Família na Escola

Clique e veja as fotos



Família na Escola

Dados de identificação:
Escola: Estadual Paulo Freire.
Professoras Responsáveis: Todo corpo docente
Turmas/ano: 1º ao 9º ano do EF  e 1º ao 3º ano do EM
Turno: matutino/vespertino
Título do projeto: A participação que faz a diferença
Direção: Cecília Welter Ledesma e Paulo Fernando Zorzanello
Coordenação Pedagógica: Raimundo Machado de Araripe
Progetec: Joicenir Sovernigo Lopes

Introdução

            O projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença, faz se necessário uma vez que é a família a maior aliada da Escola, procura-se evidenciar a importância dessa parceria, pois vivemos em uma época que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano, em que a sociedade fundamenta-se no individualismo e o coletivo fica banido a uns poucos sobreviventes, é de fundamental importância um trabalho de resgate para que os pais/família se conscientizem da importância do acompanhamento familiar na vida educacional dos alunos bem como a relevância da interação entre família-escola, observando que é possível perceber que a colaboração dos pais, gestor, professores e de toda a comunidade escolar é a melhor maneira para que aconteça um ensino significativo e de qualidade e que crianças e adolescentes necessitam de apoio coletivo para que se tornem cidadãos de sucesso. Entretanto Dar-se ênfase à presença da família no âmbito escolar, bem como da relevância da interação e da coletividade entre essas instituições tão importantes e essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos educando da Escola Estadual Paulo Freire de Iguatemi – MS. Nesse sentido, percebe-se que o ponto de partida para a promoção do sucesso escolar é promover a integração entre família e escola, partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e inovadora.
Justificativa
            O presente Projeto tem como fim específico, abrir as portas para à participação de familiares na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional. Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que diz: "O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno". Dentre as reflexões do tema aqui apresentado "O projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença”, Outro ponto importante que abrange este projeto é que família e escola caminhem juntas, objetivando sempre a conscientização do aluno na construção do seu conhecimento, como também da sua autonomia frente às decisões necessárias para o sucesso do ensino aprendizagem.
Objetivos
            Geral
  • ·         Conscientizar e sensibilizar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educando, bem como da integração entre família e escola.
           Específicos
  • ·         Promover palestras com  nutricionista e fonoaudióloga( com tema expressões); ü Incentivar a participação dos pais nos eventos promovidos pela Escola bem como nas apresentações dos alunos;
  • ·         Promover ações através de Técnicos em Enfermagem, Agentes de Saúde e, profissionais da Educação Física; e ação social como inscrição do CPF via internet;
  • ·         Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de ensino e aprendizagem;
  • ·         Desenvolver atividades voltadas para a integração/participação da família na escola;

Metodologia
            O presente projeto será desenvolvido com as famílias dos alunos regularmente matriculados neste Estabelecimento de Ensino e contará com a participação dos profissionais (Esteticistas, Maquiadoras, Nutricionista, Fonoaudióloga, Cabeleireiros, Técnicos da saúde) Professores, Coordenador pedagógico, Diretores, Progetec e Funcionários. Será utilizado Data show, internet, STE, máquina fotográfica, computadores, filmadora, notebook, caixas de som e microfone.
Conclusão
            Este Projeto será um grande desafio, mas estaremos empenhados a uma busca constante pela qualidade e melhoria da interação Família X Escola, pois a escola é um agente transformador e acreditamos que com responsabilidade e valorização da autoestima, poderemos desenvolver um Projeto que venha se destacar pelo seu caráter educativo. Promover um contato maior entre Família X Escola de forma organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando problemas envolvendo a comunidade escolar de forma socializadora num trabalho de integração social. O sucesso de qualquer proposta educacional certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família pela vida escolar do aluno, ao estímulo a leitura  aos estudos individuais e ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da escola, da família e da comunidade – três parceiros que podem contribuir para o sucesso dos alunos, para uma educação de qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos. O envolvimento de todos será de grande importância, pois quando todos se envolvem, a escola cumpre melhor o seu papel. 
Referencias bibliográficas
BRASIL/MEC/CNE. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.
Regimento Escolar 2014 PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Paulo Freire, 2014.
TIBA, Içami. Quem ama, educa! São Paulo: Gente, 2002.



 

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;