Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 13

O Fenômeno Bullying



O fenômeno bullying acontece nas escolas, nos clubes, nos condomínios e até mesmo no trabalho. Onde quer que existam relações entre pessoas, provavelmente existirá alguém que queira se destacar apoiando-se no declínio de outro. A Escola Estadual Paulo Freire fez um trabalho de conscientização através de seus professores e estudantes com textos, cartazes, paródias, palestras,pesquisas, filmes, vídeos dentre outras atividades mostrando a diferença entre as pessoas. A grande vantagem de ser assim é que todos nós temos qualidade e também defeitos e algumas pessoas destacam as coisas negativas de um ser para diminuir e fazer brincadeiras sem graça. Esse tipo de brincadeira (bullying) faz com que muitos estudantes deixem a escola, se afastem de seus colegas e tenham uma vida de angústia e depressão. Assim é o bullying, que destaca situações de violências físicas e morais concretizadas pelo autor das agressões que possui um único desejo: se destacar perante a turma. Do outro lado, encontra-se o alvo, aquele que mesmo sem ter motivado as agressões, as recebe gratuitamente. Esta é uma das características desse fenômeno que marca o indivíduo e a vida inteira deixando marcas profundas.
As características mais comuns entre os alvos são: timidez, pouca sociabilidade, autoestima baixa e insegurança. Estas propriedades podem ser permanentes – quando fazem parte do temperamento e personalidade do indivíduo – ou, podem ser temporárias – quando passam a existir devido algum acontecimento ou fase da vida, como por exemplo: a mudança para uma nova escola.
Esse tipo de comportamento não é aceito pela escola e sempre é vedada qualquer manifestação desse gênero, principalmente fazendo com que os estudantes tenham um comportamento amigável e respeite seus colegas e suas diferenças religiosas, físicas e intelectuais e na maneira de se vestir e seu comportamento perante a sociedade.
Texto: Adauto Alves Teixeira

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;