Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 20 0 comentários

O Grupo de Teatro "É Nóis" de Paranavaí - PR, visitou a escola com o objetivo de convidar os alunos para participar do evento "Faça bonito proteja nossas crianças" a realizar-se dia 21/05/2010 às 14 hs no Ginásio de Esportes neste município. O grupo "É Nóis" os educandos com uma peça teatral eletrizando a criançada.
0 comentários
quarta-feira, maio 19 0 comentários

Visitou a escola terça-feira dia 18/05/2010 o Professor Rildo Arruda Técnico responsável SED/SUPED/COEB para tratar de assuntos referente ao Projeto "Além das Palavras". O Professor Rildo sanou algumas dúvidas e orientou as coordenadoras de área: Língua Portuguesa Rosângela de Fátima Queiróz dos Santos e Matemática Eloize Veridiana Soares de Moura Gutbier. Acompanharam as orientações o Coordenador pedagógico Adauto Alves Teixeira e a Diretora Cecília Welter Ledesma.
Posted by Picasa
quarta-feira, maio 5 0 comentários

PROJETO "ALÉM DAS PALAVRAS"

OFICINA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA JUCEMARE MARCOLINO LIMA ELKADRI
 
Posted by Picasa
terça-feira, maio 4 0 comentários

REPASSE DO RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESTADUAL DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

 
Posted by Picasa
0 comentários

2ª OFICINA DE MATEMÁTICA DO PROJETO "ALÉM DAS PALAVRAS"

 
Posted by Picasa
0 comentários

PROJETO "ALÉM DAS PALAVRAS"

 


1ª OFICINA
Apresentação do Projeto "Além das Palavras"

O Governo de Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de educação, objetivando sanar o baixo desempenho dos estudantes e na busca de garantia de uma educação de qualidade, apoiou-se em alternativas para minimizar o processo de baixo índice de desenvolvimento que acomete parte das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul e redimensionar o saber pedagógico dos professores. Comn esse objetivo propôs a implantação do Projeto e a Escola Estadual Paulo Freire aderiu ao mesmo.
Posted by Picasa
0 comentários

CONSELHO DE CLASSE DO 1º BIMESTRE

 
Posted by Picasa
segunda-feira, maio 3 0 comentários

JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS

terça-feira, abril 20 0 comentários

Assinatura do Contrato


O Presidente da APM Edimilson Domingues assinou juntamente com a Diretora Cecília Welter Ledesma, o contrato de execução da cobertura da quadra de esportes da E.E. Paulo Freire. O prazo estabelecido para a conclusão da obra é de 245 dias.
Posted by Picasa
segunda-feira, abril 19 0 comentários

Interclasse de futsal

Posted by Picasa
0 comentários

"MS em Letras"


A Diretora Cecília Welter Ledesma juntamente com o Coordenador Adauto Alves Teixeira estiveram em Bonito - MS no "MS em Letras" (I Encontro Estadual do Livro e Leitura). O Encontro teve como objetivo investir tanto na formação nos agentes de leitura - professores, diretores, coordenadores, técnicos da Secretaria de Estado de Educação e funcionários de bibliotecas públicas - como em ações necessárias para conversão de projetos e programas já existentes em política de estado. Marisa Lajolo, subsidiou os Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas públicas estaduais com foco na capacitação a respeito de projetos de incentivo à leitura.
Posted by Picasa
quarta-feira, abril 7 0 comentários

PROJETO "PÁSCOA"

TEMA: PÁSCOA, TEMPO DE REFLETIR..

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE.

DIREÇÃO:
♦Cecília Welter Ledesma

COORDENAÇÃO PEDAGOGICA:
♦Adelir Terezinha Haveroth
♦Adauto Alves Teixeira
♦Sueli Pacheco

PROFESSORES REGENTE:
♦Jaqueciane Lopes Barbosa
Email: kissy_jc@hotmail.com

♦Luzia de Fátima Layola Nunes
Email. luzzia_layola@hotmail.com
Blog. http://www.llayolartes.blogspot.com

♦Rosana Montovani
E-mail: rosana.mantovani@uol.com


PROFESSORES DA STE:

♦HECTOR ROGÉRIO MONZANI.
EMAIL: hector@top.com.br
BLOG:http://hectormonzani.blogspot.com/

♦JOICENIR SOVERNIGO LOPES
EMAIL:joicelopes_17@hotmail.com
BLOG:http://artes-13.blogspot.com/

♦REGIANI R. HOFFMANN
EMAIL:regiani.r.hoffmann@hotmail.com.br
BLOG:http://regianirock.blogspot.com/

CONTEÚDO FOCO:

O QUE É PÁSCOA?

Páscoa é a nossa passagem da morte para vida, vida que brota de um homem, que nos amou até o fim.
Páscoa é conversão de nós cristãos que cremos em Deus. Um Deus que mandou seu filho, que mostrou-nos o verdadeiro exemplo de vida.
Páscoa é compaixão, compaixão com nossos irmãos estes muitas vezes necessitados de um ombro que sustente sua cabeça para que ele possa chorar e desabafar, o que lhe incomoda o que lhe faz sentir mal, mal consigo mesmo.
Páscoa é amor, amor para com os outros que precisam de nossa compaixão pois estão necessitados de uma pessoa que os console de tudo o que os aflige.
Páscoa é ternura, ternura para com o irmão que chora e sente dor, a dor não corporal, mas espiritual de não estar bem consigo mesmo e de não ter um exemplo a seguir.
Páscoa é saber o que realmente é o Cristo na cruz, pois esta cruz nos reuniu dos pecados que cometemos por inveja de ver um irmão melhor consigo e com os outros.
Páscoa é almejar um objetivo a ser cumprido, com muito sacrifício, mas no final ter a gratidão de conseguir almejar e conquistar.
Páscoa é crer, crer que ele está vivo em nosso meio vivendo e operando fazendo nos anunciadores de seu projeto de salvação divina.


SÉRIE A QUE SE DESTINA:

Este projeto se destina ao Ensino fundamental, Médio e EJA do período Matutino, Vespertino e Noturno.

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial, proporcionando nas crinanças o verdadeiro sentido da Páscoa.

OBJETIVOS:

♦Conhecer a origem da Páscoa.
♦ Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores;
♦Conhecer o verdadeiro significado da Páscoa;
♦Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um; Vivenciar, valorizar e respeitar
♦Perceber que é muito bom realizar boas ações, e qu isto nos faz
♦Sermos pessoas melhores;
♦Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
♦Vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa;
♦Desenvolver o raciocínio, atenção, a percepção, a criatividade e a imaginação.

DESENVOLVIMENTO:

♦ Dramatização;
♦ Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
♦ Cantar músicas referentes ao tema;
♦ Elaborar textos referentes ao tema;
♦ Sucatas;
♦ Confecção de cartazes;
♦ Recorte e colagem;
♦ Dobraduras;
♦ Pintura

ATIVIDADES: RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:

♦ Computadores;
♦ Internet Explorer;
♦ Som ;
♦ DVD;
♦ CD;
♦ Microfone;
♦ Câmera digital;
♦ Data show.

ACESSO A INTERNET-SITES:
http://www.google.com/

FECHAMENTO DO PROJETO:

♦ Apresentação de danças;
♦ Declamação de poesias;
♦ Teatros;
♦ Músicas;
♦ Fantoches;
♦ Apresentação Especial do Grupo de Teatro da Igreja Congregacional.

AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades propostas envolvendo a Páscoa (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Diz o ditado que "a ocasião faz o ladrão". No caso, o "ovo não faz a ocasião": nem a presença, nem a falta dele. O relevante, é a forma como comemoramos essa data e o sentido que damos a ela.
Crianças precisam de significados e referências. Imaginem-se, chegando à maturidade sem as lembranças visuais, olfativas, auditivas e táteis da infância...Com certeza, seríamos mais pobres.
Portanto, comemoremos, mas que o façamos pelos motivos certos, do jeito certo! Por que não, celebrar a alegria da vida e ressurreição?
0 comentários

APRESENTAÇÃO ESPECIAL


OUTROS VÍDEOS NOS LINKs ABAIXO:
http://www.youtube.com/watch?v=6PZsmnhQAMU
http://www.youtube.com/watch?v=CsKgLb6nFVg
http://www.youtube.com/watch?v=Ubvsdqgc17c

0 comentários
terça-feira, março 30 0 comentários
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.
0 comentários

A ARTE DE SER FELIZ

Acorde todas as manhã com um sorriso.
Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.
Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.
Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida.
Ao tomar consciência do seu valor,
você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
Trace objetivos para cada dia.
Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez.
Seja paciente.
Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina,
pois é o seu trabalho que o mantém alerta,
em constante desenvolvimento pessoal e profissional,
além disso o ajuda a manter a dignidade.
Acredite, seu valor está em você mesmo.
Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.
Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.
Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.
A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.
A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros
sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida,
ter o desejo de mostrar o que tem de melhor,
é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.
Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor,
como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
O tempo para ser feliz é agora.
O lugar para ser feliz é aqui!


Texto autorizado pelo site "A Jornada"
www.ajornada.hpg.ig.com.br
0 comentários

A aula inaugural do CEPV (Curso Estadual Preparatório para o Vestibular)aconteceu no dia 22 de março de 2010 na Escola Estadual Paulo freire.
Posted by Picasa
terça-feira, março 23 0 comentários
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.
quinta-feira, março 18 0 comentários


quarta-feira, março 17 0 comentários

Lenda árabe

"Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro. O outro, ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia:

HOJE MEU MELHOR AMIGO ME DEU UMA BOFETADA NO ROSTO.

Seguiram adiante e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.

O que havia sido esbofeteado e magoado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu em uma pedra:

HOJE MEU MELHOR AMIGO SALVOU MINHA VIDA.

Intrigado, o amigo perguntou:

POR QUE, DEPOIS QUE TE MAGOEI, ESCREVESTE NA AREIA E AGORA, ESCREVES NA PEDRA?

Sorrindo, o outro amigo respondeu:

QUANDO UM GRANDE AMIGO NOS OFENDE, DEVEMOS ESCREVER ONDE O VENTO DO ESQUECIMENTO E O PERDÃO SE ENCARREGUEM DE BORRAR E APAGAR A LEMBRANÇA. POR OUTRO LADO, QUANDO NOS ACONTECE ALGO DE GRANDIOSO, DEVEMOS GRAVAR ISSO NA PEDRA DA MEMÓRIA E DO CORAÇÃO ONDE VENTO NENHUM EM TODO O MUNDO PODERÁ SEQUER BORRÁ-LO."
0 comentários
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
Paulo Freire
terça-feira, março 16 1 comentários

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".

Paulo Freire

sexta-feira, março 12 0 comentários

ENTREGA DOS KITS ESCOLARES

Foram entregues os kits escolares a todos os alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Paulo Freire
0 comentários

PROJETO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PROJETO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE.


DIREÇÃO:

♦Cecília Welter Ledesma


COORDENAÇÃO PEDAGOGICA:

♦Adelir Terezinha Haveroth

♦Adauto Alves Teixeira

♦Sueli Pacheco

EQUIPE DE APOIO:
PROFESSORES DA STE
  1. Hector Rogério Monzani
  2. Joicenir Sovernigo Lopes
  3. Regiani R. Hoffmann

PROFESSORA REGENTE:

Luzia de Fátima Layola Nunes
Email: luzzia_layola@hotmail.com
Blog: http://llayolartes.blogspot.com


SÉRIE A QUE SE DESTINA:

♦Ensino fundamental, Médio e EJA do período Matutino, Vespertino e Noturno

AREA TRABALHADA:

♦Artes

INTRODUÇÃO:

♦No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


OBJETIVO:

♦O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

METODOLOGIA:


♦8 de março Dia Internacional da Mulher;
♦A Mulher no campo de trabalho;
♦ A Mulher na família;
♦A Mulher na sociedade de um modo geral;
♦Doenças da Mulher,(câncer de mama e câncer do colo uterino)
♦Violência contra a mulher;
♦Combater o preconceito.

FECHAMENTO DO PROJETO:

♦Apresentação de danças;
♦ Declamação de poesias;
♦Teatros;
♦Musica;
♦Apresentação dos vídeos, em homenagem a Mulher feita pelos alunos do 9º Ano .
♦Entrevista com a Diretora da Escola Estadual Paulo Freire, Cecília Welter Ledesma, com as alunas do 1º Ano do Ensino Médio.
♦Palestra sobre a importância da mulher na sociedade frizando seus direitos e deveres, com a Ex. Vereadora Miriam Welter para os alunos do Noturno.

AVALIAÇÃO:

♦A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
0 comentários
0 comentários
0 comentários
0 comentários
MULHER GUERREIRA


Mulher amiga, amante, mãe

Mulher que inicia seu dia trabalhando

E termina, amando...

Mulher que protege, luta briga e chora

E que nunca deixa o cansaço tirar o seu sorriso, sua força, a esperança

Que está sempre pronta a amar, e proteger.

Sua vida, os seus amados, os mais fracos

No seu olhar esta sempre presente

A força de lutar por tudo o que quer

Mesmo cansada

Está sempre pronta para seguir em frente


Mesmo machucada

E quando cai, se levanta tirando de sua queda

Uma grande lição

Aprendendo então, a passar por cima das armadilhas da vida

Mulher Guerreira que se torna

Forte e frágil ao mesmo tempo

Que busca dentro de seu interior a força

Que chora para poder se fortalecer

Que se levanta para poder

Levantar a quem está a sua volta

Precisando de uma palavra de carinho

De esperança, de amor.

Que se faz de forte

Mas é cristal... que não se deixa quebrar tão facilmente,

Esta mulher sou eu, é você...


(Nancy Cobo e adaptação de Glaci Refosco)
0 comentários
0 comentários


segunda-feira, março 1 0 comentários

ÁSSEMBLÉIA GERAL 2010















AOS VINTE E SEIS DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE DOIS E DEZ AS DEZENOVE HORAS REUNIRAM - SE NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE,PROFESSORES, DIREÇÃO, PAIS, FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS E ALUNOS PARA A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA GERAL.A DIREÇÃO DA ESCOLA PROFESSORA CECÍLIA W. LEDESMA AGRADECE À PRESENÇA DOS PAIS E INICIA COM A MENSAGEM "CUIDA DE MIM" NO VÍDEO ABAIXO:
Posted by Picasa
0 comentários

CUIDA DE MIM

0 comentários
sexta-feira, fevereiro 12 0 comentários

VOLTA ÀS AULAS

ESTAMOS MUITO FELIZES EM RECEBER VOCÊS DE VOLTA.
os mais populares

RecadosOnline - Lindos Recados Boas Vindas no melhor site de gifs!

quarta-feira, fevereiro 10 0 comentários

BOAS VINDAS

A Diretora Cecília Welter Ledesma reuniu no dia 10 de fevereiro de 2010 as 13:00 horas todo corpo docente da escola para uma reunião de boas vindas,onde foram repassadas todas as orientações para o bom funcionamento da mesma no ano letivo.
0 comentários


quarta-feira, dezembro 30 0 comentários
[link=http://www.seu-recado.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.seu-recado.com[/b]
0 comentários

FELIZ ANO NOVO A TODOS

[link=http://www.mensagemshow.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.mensagemshow.com[/b]
sexta-feira, dezembro 18 0 comentários

CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2009

0 comentários

Projeto: UMA CARTA PARA O PAPAI NOEL


Articula-se entre Escola e comunidade visando amenizar os problemas sociais existentes. No período escolar, os alunos escrevem uma carta ao Papai Noel. São selecionados alunos carentes, os quais recebem em sua residência a visita do Papai Noel transportando a carta escrita e o presente tão sonhado.

segunda-feira, dezembro 7 0 comentários

ENTREGA DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR EM BRASÍLIA - DF

sexta-feira, dezembro 4 0 comentários

OLIMPÍADAS ESCOLARES



A Escola Estadual Paulo Freire Participou das Olimpíadas Escolares em todas as modalidades, sendo vice - campeã de handebol feminino.Posted by Picasa
quinta-feira, dezembro 3 0 comentários

TRABALHOS DOS ALUNOS DO VESPERTINO

Posted by Picasa
terça-feira, dezembro 1 0 comentários

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO ANO LETIVO

0 comentários

PROJETO TEATRO

Professora Rosângela Queiroz
Disciplina: Português
Turma: 1º ano ensino médio
EQUIPE DE APOIO:
PROFESSORA DA STE:
Regiani Hoffmann
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Adelir Terezinha Haveroth
DIREÇÃO:
Cecília Welter Ledesma
Tema: Luis Vaz de Camões
Teatro
- Introdução
Luís Vaz de Camões viveu de 1524 a 1580. Nesta época (século XVI) existiam duas fortes correntes literárias na Europa. Quase todos os poetas deste tempo sofreram as influências de tais correntes, inclusive Camões.
Segundo Antonio José Saraiva, existia um fluxo que tendia às canções de cavalaria, lírica em redondilha, romances, teatro vicentino etc. Era a vertente espanhola. O outro apontava para a Itália e se chamava dolce stil nuovo: a eloqüência de Cícero na prosa, o uso dos versos decassílabos na lírica, o teatro aos moldes clássicos e a busca pela arquitetura literária greco-latina (epopéia, elegia, canção e soneto). Camões escreveu em ambos parâmetros.
Sua melhor produção clássica foi, para a grande maioria dos críticos literários, Os Lusíadas, obra de destaque na Literatura Portuguesa pela expressividade, importância histórica, complexidade estrutural, erudição mitológica e fluência retórico-poética. Nesta obra, ele não só utilizou os moldes latinos como também aprimorou a forma, lapidou os versos com destreza, alegorizando e resgatando os léxicos da Língua Latina que despertaram nos versos da epopéia lusitana uma majestade singular.
A obra “Os Lusíadas” (1571) é dividida em Proposição, Invocação, Dedicatória e Narrativa. Ao todo são dez cantos (número que para os clássicos simboliza a perfeição) com 1102 estrofes e 8846 versos, quase todos heróicos. Encontram-se duas narrativas: uma mitológica, outra histórica. A primeira é evidenciada pelos dois Concílios de Deuses (Dii Consentes) e pelo episódio da Sedução de Vênus. A segunda, em sete momentos da história portuguesa: Salado; Inês de Castro; Aljubarrota; Velho do Restelo; Adamastor; Doze da Inglaterra e São Tomé.
A poesia de inspiração medieval também teve lugar na obra camoniana através das trovas e cantigas, composta em versos redondilhos, ou seja, a medida velha. Sob a influência da escola petrarquista (italiana), Camões desenvolveu a sua lírica mais densa, através dos decassílabos da medida nova e com as formas fixas clássicas, como os sonetos, as odes e as elegias. Nestas poesias estão presentes o neoplatonismo e o desconcerto com o mundo, características por excelência da lírica de Luís Vaz de Camões.
Justificativa e relevância do tema
Uma teatro encenado pelos alunos do 1 º ano do ensino médio com roupas da época. A importância de esse projeto é justamente facilitar o acesso à pesquisa do poeta português através de um catálogo prático sobre sua obra e autores que fizeram críticas literárias a ela, economizando tempo de pesquisa e dando parâmetros de conteúdo para aqueles que desejam estudar Luís Vaz de Camões. É imprescindível tal organização da obra pois as publicações existentes sobre ele são de considerável relevância quantitativa. O que está sendo proposto aqui é uma espécie de guia de pesquisa, um roteiro de estudo. O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa. Ele foi um dos primeiros a escrever no que é classificado como “português moderno”. Camões é o divisor entre a época arcaica e moderna. Seus textos, sua “engenhosidade e arte” são indiscutíveis. Poucos escritores de Língua Portuguesa podem ser comparados a Luís Vaz de Camões.
Objetivos
Os objetivos de o presente projeto são:
a) pesquisar, sintetizar e catalogar o que existe sobre o poeta Luís Vaz de Camões na Rede Mundial de Computadores (Web);
b) por meio desse catálogo, criar uma classificação para a consulta dos sites;
c) disponibilizar parte dos dados obtidos na pesquisa para consulta on-line.


Pesquisa
Em primeira instância, foi realizada a busca dos endereços eletrônicos que fazem referência ao poeta objeto do presente trabalho de pesquisa, através de as “ferramentas de busca”, que são: Google, MSN, Cade; Após esse levantamento, houve um encenação de uma pequena peça teatral.
Recursos utilizados:
Data show;
Maquina fotográfica;
Computador.
Métodos
Os materiais a serem utilizados na pesquisa são os sites hospedados na Internet que trazem informações sobre o poeta Luiz Vaz de Camões e que estão disponíveis em Língua Portuguesa. Considerando que muita informação sobre este escritor está contida na Rede, é necessário fazer-se uma triagem para selecionar os principais sites e aqueles que possam ser de melhor utilidade aos pesquisadores e estudantes de Língua Portuguesa. Para tornar viável o acesso a esta pesquisa.
Conclusão
Essa peça teatral de Camões foi de grande valia para a curiosidade e entendimento da importância deste poeta para a língua portuguesa.
Bibliografia
CAMÕES, Luiz Vaz de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 1979.
0 comentários

Pesquisa na Internet

 
;