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quarta-feira, setembro 29 0 comentários

EE Paulo Freire, concorre ao 6º Prêmio Nacional de Redação: Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - concurso de redações e artigos científicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos - é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Assim, a EE Paulo Freire, divulgou entre seus alunos e professores, o concurso onde algumas turmas se sentiram incentivadas em participar. Após a seleção de um a delas, a Sala de Tecnologias encaminhou eletronicamente o texto para Brasília, com o objetivo de participar e atingir a faixa de premiação de que dispõe o regulamento do concurso. O texto que representa nossa escola neste concurso, foi redigido no gênero Memórias, pela aluna Ana Paula Comin, da 1ª Fase da EJA do Ensino Médio, orientada por seu professor, Raimundo Machado Araripe
Leia na íntegra o texto.

http://thunderms1.blogspot.com/
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Reunião em Brasília com os 24 Diretores de Escolas Públicas do País,onde receberam orientações para o Intercâmbio nos EUA

Conheça Cecília Welter Ledesma, diretora da EE Paulo Freire, de Iguatemi-MS
Cerca de mil alunos de renda média baixa da região do Paraguai, Argentina e sul-matrogrossense frequentam as aulas do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Paulo Freire. Na instituição desde 1999, quando foi montado espaço educacional, Cecília só assumiu a direção há dois anos e meio, mas foi protagonista de uma evolução muito positiva. A aposta foi em dois projetos de leitura, visitas às casas de família para reduzir a evasão escolar, educação no trânsito, projeto afro, preservação do patrimônio – com arrecadação de recursos para pintura do prédio, construção de pista de atletismo, campo de futebol, refeitório, horta, mesas de tênis de mesa, calçada e armários.

Há ainda parcerias com o Detran, polícias Militar e Civil, Exército, prefeitura municipal, hospital, agentes de saúde, universidade e dentistas. O retorno tem sido excelente. “Esse prêmio é um reconhecimento muito grande do trabalho de toda a equipe. Estou ansiosa e muito emocionada, saí festejando na escola, os professores ficaram felizes de ver o esforço aparecendo e por sentir que fizemos a diferença."
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segunda-feira, setembro 27 0 comentários

JOERE 2010


CLASSIFICAÇÃO

*1º lugar no tênis de mesa
*2º lugar no futsal feminino
*3º lugar na classificação geral
*3º lugar no xadrez masculino
*3º lugar no voleibol feminino
quarta-feira, setembro 22 0 comentários

Palestra com um profissional da saúde


Os alunos da E.E.Paulo Freire, período vespertino, 4º anos A e B , professoras Rita de Cássia e Leilani Lopes da Rocha participaram de uma palestra com o enfermeiro Vandeclei Peixoto Freitas. O objetivo foi trabalhar conforme sugere o Referencial Curricular de Ciências "Conhecendo os Profissionais da saúde do Município".

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terça-feira, setembro 21 0 comentários


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

Rua :Antonio João,71-Jardim Aeroporto – Iguatemi/MS

SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

1. TÍTULO DO PROJETO

PROJETO MEIO AMBIENTE DE IGUATEMI MS

2. PROFESSORA REGENTE

Jaceni Aparecida Bonete

jacebonete@hotmail.com

3. ÁREA DE CONHECIMENTO

Geografia : 1º ano regular

4. SÉRIE / TURMA/ TURNO

1º ano ensino médio regular e 2ª fase EJA ensino fundamental

5. EQUIPE DE APOIO

Regiani Rockenbach Hoffmann

Joicenir Sovernigo Lopes

Héctor Rogério Monzani

6. NÚMERO DE AULAS

4 aulas

7. PERÍODO DE EXECUÇÃO

18/06 e 09/07 sendo duas aulas cada dia.

8. DURAÇÃO

4 horas aulas.

9. TOTAL DE PARTICIPANTES

40 alunos

10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA

vídeo; pesquisa de campo, palestra, relatórios e debate.

11. OBJETIVOS

Ø Conscientizar as todos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;

Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

Ø Desenvolver e estimular na comunidade escolar a criatividade;

Ø Estimular a leitura e a escrita;

Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;

Ø Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1o AULA:

Ø Conversa dirigida a respeito da história da cidade, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;

Ø Explanação dos seus trabalhos.

Ø Analisar o que fazer para conscientizar a população.

2o AULA:

Ø Pesquisa de campo, no lixão do município de Iguatemi / MS.

Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;

3o AULA:

Ø Palestra sobre a origem da água de Iguatemi/MS.

Ø Vídeo sobre o meio ambiente com debate.

4o AULA:

Ø Apresentação dos trabalhos realizados em sala;

Ø Apresentação dos slides confeccionados pelos alunos referentes ao tema “meio ambiente”.


13. RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS

Data show, maquina digital, computadores, pendrive

14. ACESSO À INTERNET - SITES

http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/.

http://www.meioambiente.gov.br/sitio/

http://www.sanesul.ms.gov.br/

http://www.iguatemi.ms.gov.br/view_noticias.htm?id=1073

15. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADE

LOCAL


18/06

09/07


Apresentação do projeto pela professora aos alunos.

Sala de aula

Fotos , relatório sobre o lixão.

Pesquisa de campo lixão Iguatemi/ MS

Vídeos, com debates

Palestra sobre a origem da água de Iguatemi / MS.

Apresentação dos slides

Sala de tecnologias educacionais

16. AVALIAÇÃO

Concluiu-se que neste projeto os alunos tiveram o conhecimento de onde o lixo da cidade é jogado, de que maneira é processado o lixo recolhido, foi muito valioso o trabalho. Ao fazer a pesquisa de campo tiram fotos que serviram para analisar, refletir sobre o que é prejudicial a nós e ao meio ambiente, serviu para conscientização.

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sexta-feira, setembro 17 0 comentários

E.E Paulo Freire envia Textos para o Concurso Nacional de Redações da CGU

O 4º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU – é aberto aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, das escolas públicas e privadas de todo o país, visando despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas no ambiente escolar, através de produção de textos nos mais diversos gêneros e modalidades textuais. Este ano, sobre o tema “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?”, a E E Paulo Freire participou efetivamente com aproximadamente 50 alunos da EJA. Assim foi encaminhado 1 texto selecionado, com reais condições de atingir a faixa de premiação do qual dispõe o regulamento do concurso.

Leia na íntegra, alguns desses textos, clicando no link abaixo:

http://thunderms1.blogspot.com/






sábado, setembro 11 0 comentários

PITEC - Elaboração de Projetos com a Integração de Tecnologias


Teve inicio neste dia 11/09/2010 em Iguatemi o Curso PITEC (Elaboração de Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo) com carga horária de 40 horas, sendo o terceiro curso oferecido pelo MEC/PROINFO.
Tutor Responsável do NTE de Naviraí: Rodrigo Nascimbeni.
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quinta-feira, setembro 9 0 comentários

Jogos Escolares Municipal - Handebol e Basquetebol

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quinta-feira, setembro 2 0 comentários

Independência do Brasil


Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
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Semana da Pátria

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Olimpíadas de Língua Portuguesa


1º Lugar no Município
Categoria Poemas
Aluno: Bruno Santana
5ºAno A Vespertino
Professora : Araci Cazelli

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