INTRODUÇÃO
Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?
Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso cada grupo vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
- Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
- Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.
PUBLICO-ALVO
- Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio, Matutino e Noturno, da Escola Estadual Paulo Freire.
METODOLOGIA
- Primeiramente iniciarei em sala de aula, discutindo sobre a importância das vitaminas em nossa alimentação, depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
- No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando o desenvolvimento e a apresentação do projeto.
PARCERIAS/APOIO
- Direção e Coordenação pedagógica.
RECURSOS MATERIAIS
- Computadores ( Pesquisa internet)
- Máquina digital ( Captação imagens/áudio/vídeo)
- Data Show ( Conteúdo – explicação)
- Diversos alimentos para criação dos pratos.
CRONOGRAMA
- Pesquisa – Sala de tecnologia - Abril/2010.
- Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola - 24 de Maio de 2010.
AVALIAÇÃO
- Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora composta pela Coordenação Pedagógica, Supervisora Técnica, a Cozinheira da escola e Professores.
- Os jurados avaliaram a explicação dos ingredientes ( frutas, legumes, sementes e verduras) do prato quanto fonte e de vitaminas, criatividade na produção do prato e organização do grupo durante a apresentação.
RESULTADOS
- Grande empenho e participação de todos os alunos durante o projeto.
- Participação indireta de alguns pais na produção dos pratos.
- Excelente organização dos grupos.
- Grande interação entre os alunos e com o professor.
- Desinibição dos alunos mais tímidos durante a apresentação.
- O uso das ferramentas de informática, para pesquisas e realização de trabalhos.
- Excelente participação dos alunos.
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