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segunda-feira, junho 21

INTRODUÇÃO

Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?

Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.

O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso cada grupo vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
  • Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
  • Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.


PUBLICO-ALVO

  • Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio, Matutino e Noturno, da Escola Estadual Paulo Freire.


METODOLOGIA

  • Primeiramente iniciarei em sala de aula, discutindo sobre a importância das vitaminas em nossa alimentação, depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
  • No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando o desenvolvimento e a apresentação do projeto.

PARCERIAS/APOIO

  • Direção e Coordenação pedagógica.


RECURSOS MATERIAIS

  • Computadores ( Pesquisa internet)
  • Máquina digital ( Captação imagens/áudio/vídeo)
  • Data Show ( Conteúdo – explicação)
  • Diversos alimentos para criação dos pratos.

CRONOGRAMA

  • Pesquisa – Sala de tecnologia - Abril/2010.
  • Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola - 24 de Maio de 2010.


AVALIAÇÃO

  • Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora composta pela Coordenação Pedagógica, Supervisora Técnica, a Cozinheira da escola e Professores.
  • Os jurados avaliaram a explicação dos ingredientes ( frutas, legumes, sementes e verduras) do prato quanto fonte e de vitaminas, criatividade na produção do prato e organização do grupo durante a apresentação.


RESULTADOS


  • Grande empenho e participação de todos os alunos durante o projeto.
  • Participação indireta de alguns pais na produção dos pratos.
  • Excelente organização dos grupos.
  • Grande interação entre os alunos e com o professor.
  • Desinibição dos alunos mais tímidos durante a apresentação.
  • O uso das ferramentas de informática, para pesquisas e realização de trabalhos.
  • Excelente participação dos alunos.

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Pesquisa na Internet

 
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