Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

Carregando...
sexta-feira, setembro 12

Projeto Antidrogas


Escola Estadual Paulo Freire
Projeto de prevenção ao uso de drogas 

Professores Organizadores:
Prof: Luciane Rissoto
Prof: Maria da Conceição
Prof: Thiago Evangelista
DISCIPLINAS: Ciências e Produção Interativa
INTRODUÇÃO
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. 
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos, principalmente de  alunos e de toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. 

JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Para isso foi convidado o policial Kleber de Souza Paes para palestrar sobre os efeitos colaterais da droga bem como a prevenção junto à família.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e entre outras.

OBJETIVOS
Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
Desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas bem como seus efeitos colaterais e danos à saúde.

APLICAÇÃO DO PROJETO
 O ponto culminante do projeto aconteceu no dia 09/09/2014. Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire junto com os professores de cada turma participaram da palestra proferida pelo policial Kleber Paes nas dependências do Anfiteatro municipal.
Através de vídeos e dinâmicas os estudantes puderam aprender sobre os malefícios causados pelas drogas, além de conhecerem os diversos tipos de drogas e as drásticas conseqüências para os usuários.
O policial relatou diversas experiências pessoais adquiridas ao longo de sua vida profissional junto ao combate às drogas, demonstrando através de seu relato os grandes prejuízos que o usuário sofre com o vício. 
Além disso, a palestra propiciou aos estudantes  repensar sua atitude diante da questão das drogas provocando também uma reflexão com os estudantes.
Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólica constituem também drogas perigosas. E ainda, o professor é sempre um exemplo para os alunos, portanto, deve ser uma referência também para debater este assunto e sanar também dúvidas.
Abrindo espaço para a discussão na sala de aula sobre este assunto.
E ainda os professores puderam levar a discussão sobre este assunto para a sala de aula. Nas aulas de ciências puderam ver como as drogas agem no sistema nervoso causando sérios prejuízos ao organismo. Assim os alunos através de slides, vídeos e debates em sala muitas inverdades e curiosidades por parte dos alunos puderam ser sanadas. E mais que isso, este assunto pode ser discutido sem de forma aberta e ampla.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
·         Notebook;
·         Data show;
·         Caixas de Som;
·         Microfone;
·         Câmara digital. 

 CONCLUSÃO
Portanto, a palestra foi de grande valia e abre brechas para que a discussão seja ampliada entre os próprios estudantes, com os professores e familiares. Já que a conscientização e muitos esclarecimentos são de suma importância para que os alunos consigam entender e, principalmente, dizer não às drogas e sim à vida. Ainda no tange às drogas a conscientização é o melhor caminho.

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;