Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

quarta-feira, abril 8

Projeto Trabalhando com a Diversidade Cultural - 4ª Edição




 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Estadual Paulo Freire.
Professoras Responsáveis: Janete e Orlândia.
Disciplinas: Geografia e Sociologia.
Turmas/ano: 2º ano A EM
Turno: matutino
Duração/tempo: Três aulas
PROGETEC: Joice Sovernigo

Título do projeto: Trabalhando com a Diversidade Cultural.

 Público Alvo: Todos os estudantes do segundo ano do ensino médio desta unidade escolar.

Justificativa: Sabendo que a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano. Sendo assim, entendemos que a escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos estudantes, mas de construção de saberes.

Objetivo Geral: Proporcionar aos estudantes um conhecimento amplo da diversidade cultural. Conscientizando que mesmo nas nossas diferenças culturais temos o mesmo direito dentro do documento “Declaração Universal da Diversidade Cultural”.

Objetivos específicos:
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores;
  • Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;
  • Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade cultural; 
  • Conhecer as diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos.
Conteúdo: Geografia: Etnia e cultura no Mundo e no Brasil.
Sociologia: Multiculturalismo Brasileiro e Sul-Mato-Grossense.
                                             
Metodologia/procedimentos: Primeiramente os estudantes receberam todas as instruções da professora de geografia a respeito do tema e o que deveriam estar apresentando. Assim, sendo os mesmos foram distribuídos em cinco grupos, com os referidos assuntos: diversidade étnica e cultural, choque entre as culturas, cultura afro, cultura indígena e as lutas raciais. Dados os temas eles elaboraram seus seminários e apresentaram. No entanto trabalhar com interdisciplinaridade é algo que trás grande resultado, a professora de sociologia tornou-se parceira no projeto dando uma valorização maior nas culturas das regiões brasileiras, e com maior ênfase para a cultura do nosso estado de Mato grosso do sul, ela desenvolveu com os estudantes a parte prática das diferentes culturas conhecidas por nós. Tais como: apresentações de comidas típicas, bebidas, trajes típicos, músicas e danças.

Recursos tecnológicos: computadores, projetor integrado, aparelhos de som, filmadora e câmeras digitais.

Recursos financeiros: Foram utilizados recursos próprios dos professores e estudantes.
           
Avaliação: Os estudantes serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, interesse, desempenho e apresentação individual nos seminários.

Bibliografia: Autoria das próprias professoras.

0 comentários:

Pesquisa na Internet

 
;