Nova Resolução para as STEs
PÁGINAS DO BLOG
Pesquisar este blog
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DO GRUPO DE APOIO TÉCNICO OPERACIONAL
1 . Identificação: Data___/____/____
Idade:__________________Tempo de serviço:_____________________
2 . Grau de formação:
3 . Atividade que exerce na escola
4 . Como você classifica o seu relacionamento com
ÓTIMO BOM REGULAR
A Direção
A Secretaria
Os Alunos
Os Colegas de Serviço
Os Coordenadores
Os Pais
Os Professores
5 . Você conhece a estrutura organizacional da escola?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
6 . Cite até cinco potencialidades e até cinco dificuldades que você detecta na escola.
POTENCIALIDADES
DEFICIÊNCIAS:
7 . Assinale os aspectos comportamentais dos alunos que mais lhe preocupam na escola:
( ) Falta de interesse e responsabilidade com os estudos
( ) Agressividade
( ) Indisciplina
( ) Uso de drogas
( ) Outros __________________________________________________
8 . Você está satisfeito com os materiais de trabalho utilizados e os recursos de apoio que a escola oferece:
( ) Sim ( ) Não
9 . Você tem conseguido realizar seu trabalho satisfatoriamente?
( ) Sim ( ) Não
10. No geral,como você avalia a escola?
( ) Ótima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Corpo Discente
1 . Identificação:_______________________________Data:___/___/___
Idade:_______________________________________________________
Sexo:
( ) M ( ) F
2 . Turno:
( ) Matutino
( ) Vespertino
( ) Noturno
3 . Em que tipo de escola você já estudou
( ) Municipal
( ) Estadual
( ) Federal
( ) Particular
4 . Você é repetente em alguma série?
( ) Sim
( ) Não
5 . Você tem conhecimento da relação de componente curricular ou disciplinas ministradas em sua escola:
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
6 . Em relação aos aspectos físicos da Escola, marque um “X” para cada item.
a) Sala de aula
Ótimo Bom Regular Precário
Carteiras e cadeiras
Cortinas
Espaço físico
Iluminação
Limpeza
Quadros
Ventilação
7 . No geral, a avaliação que você faz da relação professor/aluno é:
( ) Ótima
( ) Boa
( ) Regular
( ) Péssima
8 . O material didático tem suprido as suas necessidades?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em partes
9 . Preencha o quadro abaixo, assinalando com “X”:
Na fase que você está cursando, o grupo de professores está atendendo as suas expectativas em relação à:
Sim Não Em partes
Metodologia
Avaliação
Conteúdo
10. O sistema de avaliação que você julga mais adequado para a nossa Escola a qual demonstra de forma mais eficaz o seu rendimento:
( ) Avaliação diária
( ) Testes e avaliação bimestral
( ) Cadernos, testes e avaliação bimestral.
11. Você está satisfeito com a Escola?
( ) Sim
( ) Não
Por quê?
12. Há relação das disciplinas teóricas com a prática?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em partes
13. Você sente que a sua relação com a direção da Escola é:
( ) Ótima
( ) Boa
( ) Regular
( ) Péssima
14. Você está satisfeito com o Colegiado Escolar?
( ) Sim
( ) Não
15. O Conselho de Classe da sua Escola está:
( ) Satisfazendo
( ) Não satisfazendo
16. A sua relação com a Coordenação do Colegiado é :
( ) Ótima
( ) Boa
( ) regular
( ) Péssima
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Para Pais ou Responsáveis
1.Identificação:_________________________________________Data:___/____/____
Idade:_______
Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino
2 . Nível de Instrução
( ) Ensino Fundamental Incompleto ( ) Ensino Fundamental Completo
( ) Ensino Médio Incompleto ( ) Ensino Médio Completo
( ) Curso Superior Incompleto ( ) Curso Superior Completo
( ) Analfabeto ( ) Mestrado/Doutorado
3 . Profissão:__________________________________________________
4 . O seu relacionamento com seu(a) filho(a) é:
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Regular
5 . O seu relacionamento com os professores da Escola é:
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Regular
6 . O seu relacionamento com a Direção da Escola é:
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Regular
7 . O seu relacionamento com a Coordenação da Escola é:
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Regular
8 . Avalie o funcionamento e atendimento ao público
| Ótimo | Bom | Regular |
Pela Direção | | | |
Pelos Professores | | | |
Pela Coordenação | | | |
Pela Secretaria | | | |
Pelas Zeladoras | | | |
9 . Quanto ao aspecto físico da Escola, no tocante ao espaço para recreação, localização, higiene e organização, que avaliação você faz?
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Regular
Sugestões______________________________________________________________
10. Você participa de reuniões Pedagógicas na Escola de seu filho?
( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes
11. Você conhece o ambiente escolar de seu filho (espaço físico, professores, colegas)?
( ) Sim ( ) Não
( ) Sim ( ) Não
13. Como você avalia a escola de seu (a) filho (a):
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) regular
14. Pela sua avaliação a Escola está:
( ) Satisfazendo e adequada ao ensino
( ) Não está satisfazendo – Em quais aspectos? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
15.Dê a sua opinião:
· Pontos positivos da escola.
· Pontos negativos da escola.
______________________________________________________________________
16. Você considera que as tarefas realizadas por seu filho em casa são:
( ) Suficiente
( ) Muitas
( ) Poucas
17. Você está satisfeito (a) com o critério disciplinar adotado pela Escola.
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
Sugestões para melhoria ______________________________________________________________________
18.Quando solicitado, você tem colaborado com a Escola de seu(a) filho(a)
( ) Sim ( ) Não
19.Você acompanha as atividades escolares de seu(a) filho(a)
( ) Sempre
( ) As vezes
( ) Nunca
20.Você é favorável ao uso do uniforme?
( ) Sim ( ) Não
21. Faça sugestões e críticas que visem à melhoria educacional da Escola
Sugestões | Críticas |
· | · |
· | · |
· | · |
· | · |
· | · |
A escolha foi realizada pelo Comitê Estadual de Avaliação do Prêmio Nacional de referência em Gestão Escolar ANO BASE 2009. Participaram 38 escolas, sendo 34 da Rede Estadual e 4 da rede Municipal de Ensino, com a seguinte classificação:
1º Lugar -Escola estadual Paulo Freire, Iguatemi;
2º Lugar - Escola Municipal Manoel Martins , Ponta Porã;
3º Lugar - Escola estadual Amélio de Carvalho Baís, Campo Grande;
4º Lugar - Escola estadual Waldemir Barros da Silva, Campo Grande;
5º Lugar - Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, Campo Grande;
6º Lugar - Escola Estadual José Alves Ribeiro, Rochedo.
MUSEU – ESCOLA:
CONHECENDO, VALORIZANDO E RESGATANDO A CULTURA E A HISTÓRIA REGIONAL.
ESCOLAS ESTADUAIS PAULO FREIRE
E
MARCÍLIO AUGUSTO PINTO
IGUATEMI-MS-2010.
PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Rodrigo Almeida Silva.
INTRODUÇÃO
A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar às necessidades da educação.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, Geografia, Literatura, Biologia e Tecnologia.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
OBJETIVOS
* Conhecer sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes no Museu, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.
* Tornar atrativo e produtivo a visita de escolas públicas do interior do estado, à capital conhecendo o Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande.
* Durante a visita promover a interação entre alunos, professores de Artes, História, Literatura, Geografia, Tecnologia, Biologia e Arqueólogos do Museu.
* Construir e disseminar o conhecimento na sociedade, incentivando o turismo e o lazer nos museus.
PUBLICO-ALVO
Alunos do 1° Ano A Matutino do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire e Alunos do 2º Ano A Matutino do Curso Técnico
Professores colaboradores:
Luzia De Fátima Layola Nunes - Artes
Maria Isabel Pontes Laghi - Tecnologia
Professores Convidados :
Carolina Buffon Shmidt - Literatura
Regiani Rockenbach Hoffmann – Geografia e História
Cleide Humberto - Matemática
Janete – Ciências Sociais e Filosofia
Léa - Ciências Sociais e Filosofia
METODOLOGIA
* Uma visita com os alunos e professores citados acima ao Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, acompanhados pelos guias do Museu, Professores Dirceu e Juliano, onde apresentarão uma aula sobre Arqueologia e em seguida conhecerão as peças históricas que conservam a cultura de nossa região e sua história.
* Após o retorno a elaboração de diversas atividades pedagógicas como, construção de cartazes, seminários, relatórios, relacionadas ao conhecimento adquirido após a visita ao Museu.
PARCERIAS/APOIO
- Universidade Católica Dom Bosco – UCDB –Campo Grande - MS
- Gerência Municipal de Educação – Julice Ravagnani dos Passos
- Loja o Boticário – Seila Morais de Souza
- Direção da Escola Estadual Paulo Freire – Cecilia Welter Ledesma
- Direção da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto –Valcir F. da Silva
CRONOGRAMA
Saída : 11 de Maio de 2010, às 5:00 h da praça Municipal.
Retorno no mesmo dia.
SOBRE O MUSEU
Os Salesianos de Dom Bosco (SDB), estabelecidos no Estado de Mato Grosso, iniciaram a partir de 1894, os seus primeiros contatos com os índios, a chamado do Governo do Estado, para assumir a pacificação dos Bororo. No entanto, os missionários não se limitaram à pacificação e à evangelização, mas preocuparam-se em estudar a estrutura, os usos e costumes deste povo, chegando a descobrir a estrutura da língua. Os padres José Pessina, Antônio Tonelli, Antônio Colbacchini e sobretudo Padre César Albizetti e Padre Ângelo Jaime Venturelli, autores da monumental Enciclopédia Bororo, foram os que mais se distinguiram nesta tarefa.
O Museu Dom Bosco foi criado2 pela Missão Salesiana de Mato Grosso, visando-se principalmente a preservação da cultura material dos povos indígenas com os quais esses missionários entraram
Em outubro de 1951, o Museu Dom Bosco foi oficialmente inaugurado
Dessa coleção destaca-se a qualidade da taxidermia e por muitos espécimes expressarem o seu comportamento de caça ou de alimentação. Nessa coleção, ainda podem-se ressaltar muitas espécies ameaçadas de extinção, além da notável coleção malacológica (maior do país, com aproximadamente 10 mil espécimes), e entomológica (com 17 mil exemplares), expostos numa área de
- Teve como ponto positivo a troca de informações e experiências adquiridas pelos alunos e professores que participaram da viagem, uma vez que a maioria dos alunos nunca tinha saído do município de origem.
- A interação estabelecida durante a viagem e a visita ao Museu entre os alunos e os professores foi de grande importância para a aprendizagem.
- Os alunos adquiriram novos conhecimentos, através das aulas ministradas no Museu, e puderam interagir com o professor mostrando seus conhecimentos sobre os povos indígenas e adquirindo mais.
- Com o passei pelo Parque e no Shopping, foi possível observar que muitos alunos tímidos, começaram se comunicar mais com a turma, através da diversão.
- E o conhecimento foi transmitido através do contato direto com os fósseis, apresentação de fantoches, e o auxílio do professor da UCDB e estagiários do Curso de Ciências Biológicas.
- As experiência adquiridas na viagem foram de grande importância para que os alunos, conhecessem e valorizassem principalmente a cultura indígena de nosso estado.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus pela boa viagem, e em seguida aos Diretores e coordenadores que contribuíram para a realização do projeto. Aos colaboradores: Secretária Municipal de Educação e ao Professor Dirceu pela recepção e parceria na realização da viagem.
E claro pela grande participação dos alunos e professores que contribuíram no execução do projeto.

O objetivo dessa visita foi avaliar a Escola que já está classificada entre as seis melhores Escolas do Mato Grosso do Sul no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar _ ANO BASE/2009.
A Comissão Julgadora visitou todos os espaços físicos da Escola, os documentos e os projetos, conferindo "in loco" com a Direção, a Secretária, a Coordenação, o Presidente do Colegiado e da APM o que está registrado dentro do Prêmio Gestão Escolar.
A sala do projeto transformou-se num verdadeiro laboratório de matemática. As oficinas foram dinâmicas e criativas.
O projeto "Além das palavras" veio para transformar nossa escola num ambiente lúdico de aprendizagem.
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Projeto:
A Geografia da Copa do Mundo 2010.
PROJETO DE GEOGRAFIA
COPA 2010 – ÁFRICA DO SUL
JUSTIFICATIVA:
Introduzir o conhecimento geográfico aos alunos, principalmente aos que possuem maiores dificuldades de aprendizagem de uma forma dinâmica e atrativa, apresentando assim através de dados, gráficos e mapas a geografia dos países participantes da copa 2010.
OBJETIVO:
- Melhorar a aprendizagem do aluno;
- Desenvolver o gosto pela Geografia, Educação Artística, Educação física, Ciências, Língua Portuguesa entre outras;
- Reforçar a importância dos conhecimentos geográficos no nosso dia a dia;
- Melhorar o ensino pedagógico da Escola Estadual.
GRUPO DE TRABALHO:
Educadores na execução do Projeto, Hector Rogério Monzani, Luzia de Fátima Layola, Regina Martins Gomes Lopes.
Colaboradores no projeto: todos os professores dos períodos matutino, vespertino e noturno e de STE da Escola Paulo freire, junto com a direção da escola, coordenação pedagógica e corpo docente, apoiando quando possível, com materiais básicos para a realização do projeto e sua divulgação.
PUBLICO ALVO:
Este projeto tem como publico alvo os alunos do ensino fundamental e básico, que apresentam dificuldades no Ensino aprendizagem e também a comunidade escolar que indiretamente ou diretamente fazem parte do projeto.
PLANO DE AÇÃO:
O Projeto será realizado na Escola Estadual Paulo Freire, utilizando as salas de aulas, laboratório de informática e o saguão da unidade escolar como espaço físico para sua execução onde serão desenvolvidas as atividades propostas, sendo assim orientados e direcionados pelos educadores. Na data prevista de abertura do projeto, os alunos sairão em passeata pela cidade de Iguatemi, onde em seu término e retorno a unidade escolar será julgada a bicicleta mais ornamentada com as cores do Brasil, os demais dias as atividades serão fixadas no mural informativo conforme projeto.
EXECUÇÃO POR TURMA:
6ºs anos (Vespertino, matutino, noturno) e Primário
Enfeites da escola e salas de aula
Confecções de bandeiras
MATUTINO
9º Ano Matutino
Confecção do Mapa Mundi destacando os países participantes da copa
1º ano Ensino Médio
Identificar os dados socioeconômicos dos Países participantes da copa 2010:
IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)
Países:
|
8º Ano
Localização dos estádios
Custo de construção dos estádios
Custo do ingresso do jogo
Imagens dos estádios
7º ano
Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.
África do Sul, México, Uruguai, França, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões. Argentina, Nigéria, Coréia do Sul, Grécia, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia.
VESPERTINO
7º ano
Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.
Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal.
8º ano
Informações gerais sobre a África do Sul.
IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)
9º ano
Identificar os dados socioeconômicos dos Países participantes da copa 2010:
IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)
Países:
NOTURNO
3ª Fase do EJA
Tabela de Jogos e Manutenção da tabela
Desenho Oficial da Copa 2010 (símbolo e a mascote)
Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.
Seleções: Alemanha, Austrália, Sérvia, Gana, Espanha, Suíça, Honduras, Chile.
Tudo será registrado conforme o desenvolvimento do projeto, através de fotografias documentos e depoimentos dos participantes através da integração de toda Comunidade escolar.
RECURSOS:
Físicos – Pátio da escola e sala de tecnologia.
Materiais – Materiais decorativos, recursos multimídias e entre outros.
Financeiro – Escola, famílias e parcerias, ou seja, toda comunidade escolar.
Cronograma:
Inicio: 11 / 06 / 2010
Término: 11 / 07 / 2010
Duração: 30 dias
Horas: 40 horas
AVALIAÇÃO.
O projeto será executado na data prevista, apresentando assim os trabalhos individuais por turmas onde serão fixados no painel de informações para a apreciação de todos.