Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, agosto 6 0 comentários
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DO GRUPO DE APOIO TÉCNICO OPERACIONAL

1 . Identificação: Data___/____/____
Idade:__________________Tempo de serviço:_____________________
2 . Grau de formação:

3 . Atividade que exerce na escola


4 . Como você classifica o seu relacionamento com
ÓTIMO BOM REGULAR
A Direção
A Secretaria
Os Alunos
Os Colegas de Serviço
Os Coordenadores
Os Pais
Os Professores


5 . Você conhece a estrutura organizacional da escola?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente


6 . Cite até cinco potencialidades e até cinco dificuldades que você detecta na escola.
POTENCIALIDADES


DEFICIÊNCIAS:

7 . Assinale os aspectos comportamentais dos alunos que mais lhe preocupam na escola:
( ) Falta de interesse e responsabilidade com os estudos
( ) Agressividade
( ) Indisciplina
( ) Uso de drogas
( ) Outros __________________________________________________

8 . Você está satisfeito com os materiais de trabalho utilizados e os recursos de apoio que a escola oferece:
( ) Sim ( ) Não

9 . Você tem conseguido realizar seu trabalho satisfatoriamente?
( ) Sim ( ) Não

10. No geral,como você avalia a escola?
( ) Ótima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim
0 comentários
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Corpo Discente
1 . Identificação:_______________________________Data:___/___/___
Idade:_______________________________________________________
Sexo:
( ) M ( ) F
2 . Turno:
( ) Matutino
( ) Vespertino
( ) Noturno
3 . Em que tipo de escola você já estudou
( ) Municipal
( ) Estadual
( ) Federal
( ) Particular
4 . Você é repetente em alguma série?
( ) Sim
( ) Não
5 . Você tem conhecimento da relação de componente curricular ou disciplinas ministradas em sua escola:
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte


6 . Em relação aos aspectos físicos da Escola, marque um “X” para cada item.
a) Sala de aula
Ótimo Bom Regular Precário
Carteiras e cadeiras
Cortinas
Espaço físico
Iluminação
Limpeza
Quadros
Ventilação
7 . No geral, a avaliação que você faz da relação professor/aluno é:
( ) Ótima
( ) Boa
( ) Regular
( ) Péssima
8 . O material didático tem suprido as suas necessidades?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em partes
9 . Preencha o quadro abaixo, assinalando com “X”:
Na fase que você está cursando, o grupo de professores está atendendo as suas expectativas em relação à:
Sim Não Em partes
Metodologia
Avaliação
Conteúdo
10. O sistema de avaliação que você julga mais adequado para a nossa Escola a qual demonstra de forma mais eficaz o seu rendimento:
( ) Avaliação diária
( ) Testes e avaliação bimestral
( ) Cadernos, testes e avaliação bimestral.

11. Você está satisfeito com a Escola?
( ) Sim
( ) Não
Por quê?
12. Há relação das disciplinas teóricas com a prática?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em partes
13. Você sente que a sua relação com a direção da Escola é:
( ) Ótima
( ) Boa
( ) Regular
( ) Péssima
14. Você está satisfeito com o Colegiado Escolar?
( ) Sim
( ) Não
15. O Conselho de Classe da sua Escola está:
( ) Satisfazendo
( ) Não satisfazendo
16. A sua relação com a Coordenação do Colegiado é :
( ) Ótima
( ) Boa
( ) regular
( ) Péssima
0 comentários

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Para Pais ou Responsáveis

1.Identificação:_________________________________________Data:___/____/____

Idade:_______

Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

2 . Nível de Instrução

( ) Ensino Fundamental Incompleto ( ) Ensino Fundamental Completo

( ) Ensino Médio Incompleto ( ) Ensino Médio Completo

( ) Curso Superior Incompleto ( ) Curso Superior Completo

( ) Analfabeto ( ) Mestrado/Doutorado

3 . Profissão:__________________________________________________

4 . O seu relacionamento com seu(a) filho(a) é:

( ) Ótimo

( ) Bom

( ) Regular

5 . O seu relacionamento com os professores da Escola é:

( ) Ótimo

( ) Bom

( ) Regular

6 . O seu relacionamento com a Direção da Escola é:

( ) Ótimo

( ) Bom

( ) Regular

7 . O seu relacionamento com a Coordenação da Escola é:

( ) Ótimo

( ) Bom

( ) Regular

8 . Avalie o funcionamento e atendimento ao público


Ótimo

Bom

Regular

Pela Direção




Pelos Professores




Pela Coordenação




Pela Secretaria




Pelas Zeladoras




9 . Quanto ao aspecto físico da Escola, no tocante ao espaço para recreação, localização, higiene e organização, que avaliação você faz?

( ) Ótimo

( ) Bom

( ) Regular

Sugestões______________________________________________________________

10. Você participa de reuniões Pedagógicas na Escola de seu filho?

( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

11. Você conhece o ambiente escolar de seu filho (espaço físico, professores, colegas)?

( ) Sim ( ) Não

12. A Escola propicia o seu contato direto com os professores, para solucionar problemas ou obter informações sobre a aprendizagem de seu (a) filho (a):

( ) Sim ( ) Não

13. Como você avalia a escola de seu (a) filho (a):

( ) Ótimo

( ) Bom

( ) regular

14. Pela sua avaliação a Escola está:

( ) Satisfazendo e adequada ao ensino

( ) Não está satisfazendo – Em quais aspectos? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

15.Dê a sua opinião:

· Pontos positivos da escola.

· Pontos negativos da escola.

______________________________________________________________________

16. Você considera que as tarefas realizadas por seu filho em casa são:

( ) Suficiente

( ) Muitas

( ) Poucas

17. Você está satisfeito (a) com o critério disciplinar adotado pela Escola.

( ) Sim

( ) Não

( ) Em parte

Sugestões para melhoria ______________________________________________________________________

18.Quando solicitado, você tem colaborado com a Escola de seu(a) filho(a)

( ) Sim ( ) Não

19.Você acompanha as atividades escolares de seu(a) filho(a)

( ) Sempre

( ) As vezes

( ) Nunca

20.Você é favorável ao uso do uniforme?

( ) Sim ( ) Não

21. Faça sugestões e críticas que visem à melhoria educacional da Escola

Sugestões

Críticas

·

·

·

·

·

·

·

·

·

·

segunda-feira, agosto 2 0 comentários
O trabalho em equipe destacou a Escola Estadual Paulo Freire. A conquista é nossa: pais, alunos, professores, coordenadores e funcionários administrativos.
Agradecimentos da Direção
sexta-feira, julho 30 0 comentários

Prêmio Gestão

A Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi irá representar Mato Grosso do Sul no Prêmio Nacional de referência em Gestão Escolar - Destaque Brasil.
A escolha foi realizada pelo Comitê Estadual de Avaliação do Prêmio Nacional de referência em Gestão Escolar ANO BASE 2009. Participaram 38 escolas, sendo 34 da Rede Estadual e 4 da rede Municipal de Ensino, com a seguinte classificação:
1º Lugar -Escola estadual Paulo Freire, Iguatemi;
2º Lugar - Escola Municipal Manoel Martins , Ponta Porã;
3º Lugar - Escola estadual Amélio de Carvalho Baís, Campo Grande;
4º Lugar - Escola estadual Waldemir Barros da Silva, Campo Grande;
5º Lugar - Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, Campo Grande;
6º Lugar - Escola Estadual José Alves Ribeiro, Rochedo.
terça-feira, julho 27 0 comentários
PROJETO:

MUSEU – ESCOLA:

CONHECENDO, VALORIZANDO E RESGATANDO A CULTURA E A HISTÓRIA REGIONAL.

ESCOLAS ESTADUAIS PAULO FREIRE

E

MARCÍLIO AUGUSTO PINTO


IGUATEMI-MS-2010.

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Rodrigo Almeida Silva.

INTRODUÇÃO

A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.

Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.

Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar às necessidades da educação.

Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, Geografia, Literatura, Biologia e Tecnologia.

O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.

OBJETIVOS

* Conhecer sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes no Museu, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.

* Tornar atrativo e produtivo a visita de escolas públicas do interior do estado, à capital conhecendo o Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande.

* Durante a visita promover a interação entre alunos, professores de Artes, História, Literatura, Geografia, Tecnologia, Biologia e Arqueólogos do Museu.

* Construir e disseminar o conhecimento na sociedade, incentivando o turismo e o lazer nos museus.

PUBLICO-ALVO

Alunos do 1° Ano A Matutino do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire e Alunos do 2º Ano A Matutino do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto.

Professores colaboradores:

Luzia De Fátima Layola Nunes - Artes

Maria Isabel Pontes Laghi - Tecnologia

Professores Convidados :

Carolina Buffon Shmidt - Literatura

Regiani Rockenbach Hoffmann – Geografia e História

Cleide Humberto - Matemática

Janete – Ciências Sociais e Filosofia

Léa - Ciências Sociais e Filosofia

METODOLOGIA

* Uma visita com os alunos e professores citados acima ao Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, acompanhados pelos guias do Museu, Professores Dirceu e Juliano, onde apresentarão uma aula sobre Arqueologia e em seguida conhecerão as peças históricas que conservam a cultura de nossa região e sua história.

* Após o retorno a elaboração de diversas atividades pedagógicas como, construção de cartazes, seminários, relatórios, relacionadas ao conhecimento adquirido após a visita ao Museu.

PARCERIAS/APOIO

- Universidade Católica Dom Bosco – UCDB –Campo Grande - MS

- Gerência Municipal de Educação – Julice Ravagnani dos Passos

- Loja o Boticário – Seila Morais de Souza

- Direção da Escola Estadual Paulo Freire – Cecilia Welter Ledesma

- Direção da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto –Valcir F. da Silva

CRONOGRAMA

Saída : 11 de Maio de 2010, às 5:00 h da praça Municipal.

Retorno no mesmo dia.

SOBRE O MUSEU

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB), estabelecidos no Estado de Mato Grosso, iniciaram a partir de 1894, os seus primeiros contatos com os índios, a chamado do Governo do Estado, para assumir a pacificação dos Bororo. No entanto, os missionários não se limitaram à pacificação e à evangelização, mas preocuparam-se em estudar a estrutura, os usos e costumes deste povo, chegando a descobrir a estrutura da língua. Os padres José Pessina, Antônio Tonelli, Antônio Colbacchini e sobretudo Padre César Albizetti e Padre Ângelo Jaime Venturelli, autores da monumental Enciclopédia Bororo, foram os que mais se distinguiram nesta tarefa.

O Museu Dom Bosco foi criado2 pela Missão Salesiana de Mato Grosso, visando-se principalmente a preservação da cultura material dos povos indígenas com os quais esses missionários entraram em contato. Foi fundado primeiramente em Goiânia-GO, no ano de 1948, pelo Pe. Félix Zavattaro – SDB. Quando diretor do Colégio Dom Bosco, Pe. Félix quis fazer reviver o Museu, que no início do século Pe. Antônio Malan tinha começado a organizar em Coxipó da Ponte, perto de Cuiabá e idealizou a criação de um espaço cultural para a divulgação das manifestações culturais (cultura material) dos índios Bororo inicialmente e a cultura dos Xavante e Karajá posteriormente.


Em outubro de 1951, o Museu Dom Bosco foi oficialmente inaugurado em Campo Grande-MS, nas dependências do Colégio Dom Bosco e ao longo dos anos, foram adquiridas novas coleções (exemplares da fauna da região) e peças para as temáticas já existentes. De 1951 até 1996, o Museu esteve sob a responsabilidade dos Padres Salesianos.Entre os anos de 1977 e 1978 o acervo do museu foi transferido para um novo espaço, num local mais amplo, no qual as temáticas tiveram suas exposições reformuladas, formando um acervo que consta de aproximadamente 40 mil peças representando as seguintes coleções: Arqueológica (394 objetos), Etnográfica (cerca de 6000 objetos e fotos dos Bororo, Xavante, Karajá, Moro e civilizações do Rio Uaupés), Paleontológica (2.519 objetos), Mineralógica (783 minerais) e Zoológica (cerca de 30.000 espécimes de moluscos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Dessa última, o Museu é responsável pela conservação e exposição da coleção espetacular de vertebrados pertencente ao patrimônio da FAPEC (UFMS).

Dessa coleção destaca-se a qualidade da taxidermia e por muitos espécimes expressarem o seu comportamento de caça ou de alimentação. Nessa coleção, ainda podem-se ressaltar muitas espécies ameaçadas de extinção, além da notável coleção malacológica (maior do país, com aproximadamente 10 mil espécimes), e entomológica (com 17 mil exemplares), expostos numa área de 789 m 2 . Da coleção arqueológica do centro-oeste ressalta-se a cerâmica indígena e as pontas de projéteis dos caçadores e pescadores do Pantanal; na coleção etnográfica, os objetos que representam a cultura dos Bororo e Xavante correspondem ao maior acervo do país.



RESULTADOS

  • Teve como ponto positivo a troca de informações e experiências adquiridas pelos alunos e professores que participaram da viagem, uma vez que a maioria dos alunos nunca tinha saído do município de origem.
  • A interação estabelecida durante a viagem e a visita ao Museu entre os alunos e os professores foi de grande importância para a aprendizagem.
  • Os alunos adquiriram novos conhecimentos, através das aulas ministradas no Museu, e puderam interagir com o professor mostrando seus conhecimentos sobre os povos indígenas e adquirindo mais.
  • Com o passei pelo Parque e no Shopping, foi possível observar que muitos alunos tímidos, começaram se comunicar mais com a turma, através da diversão.
  • E o conhecimento foi transmitido através do contato direto com os fósseis, apresentação de fantoches, e o auxílio do professor da UCDB e estagiários do Curso de Ciências Biológicas.
  • As experiência adquiridas na viagem foram de grande importância para que os alunos, conhecessem e valorizassem principalmente a cultura indígena de nosso estado.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pela boa viagem, e em seguida aos Diretores e coordenadores que contribuíram para a realização do projeto. Aos colaboradores: Secretária Municipal de Educação e ao Professor Dirceu pela recepção e parceria na realização da viagem.

E claro pela grande participação dos alunos e professores que contribuíram no execução do projeto.

0 comentários
quinta-feira, julho 8 0 comentários
0 comentários

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar _ ANO BASE/2009.


A Comissão Julgadora da Secretaria de Estado de Educação compareceu à Escola Estadual Paulo Freire no dia 07/07/2010 às 13h e 30min.
O objetivo dessa visita foi avaliar a Escola que já está classificada entre as seis melhores Escolas do Mato Grosso do Sul no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar _ ANO BASE/2009.
A Comissão Julgadora visitou todos os espaços físicos da Escola, os documentos e os projetos, conferindo "in loco" com a Direção, a Secretária, a Coordenação, o Presidente do Colegiado e da APM o que está registrado dentro do Prêmio Gestão Escolar.

Posted by Picasa
terça-feira, julho 6 0 comentários

Festa Julina no período noturno

0 comentários

Conselho de Classe 2º bimestre

Posted by Picasa
0 comentários

Apresentação dos trabalhos no Curso TICs

Posted by Picasa
quinta-feira, julho 1 0 comentários

Encontro NTE Naviraí

terça-feira, junho 29 0 comentários

Projeto "Além das Palavras"

No dia 24 de junho de 2010, a Escola Estadual Paulo Freire através da Coordenadora de área Eloize Veridiana Gutbier, realizou oficinas com todos os professores dos anos iniciais,para apresentação de materiais pedagógicos confeccionados pela coordenadora Eloize,Olga e pela equipe de professores.
A sala do projeto transformou-se num verdadeiro laboratório de matemática. As oficinas foram dinâmicas e criativas.
O projeto "Além das palavras" veio para transformar nossa escola num ambiente lúdico de aprendizagem.
0 comentários
0 comentários

Visita ao Labirinto Ambiental

quarta-feira, junho 23 0 comentários

Palestra Antidrogas

 
Posted by Picasa
0 comentários

Visita da Professora Multiplicadora do NTE à STE

 
Posted by Picasa
terça-feira, junho 22 0 comentários

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Projeto:

A Geografia da Copa do Mundo 2010.

Iguatemi, 11 de junho de 2010

PROJETO DE GEOGRAFIA

COPA 2010 – ÁFRICA DO SUL

JUSTIFICATIVA:

Introduzir o conhecimento geográfico aos alunos, principalmente aos que possuem maiores dificuldades de aprendizagem de uma forma dinâmica e atrativa, apresentando assim através de dados, gráficos e mapas a geografia dos países participantes da copa 2010.

OBJETIVO:

- Melhorar a aprendizagem do aluno;

- Desenvolver o gosto pela Geografia, Educação Artística, Educação física, Ciências, Língua Portuguesa entre outras;

- Reforçar a importância dos conhecimentos geográficos no nosso dia a dia;

- Melhorar o ensino pedagógico da Escola Estadual.

GRUPO DE TRABALHO:

Educadores na execução do Projeto, Hector Rogério Monzani, Luzia de Fátima Layola, Regina Martins Gomes Lopes.

Colaboradores no projeto: todos os professores dos períodos matutino, vespertino e noturno e de STE da Escola Paulo freire, junto com a direção da escola, coordenação pedagógica e corpo docente, apoiando quando possível, com materiais básicos para a realização do projeto e sua divulgação.

PUBLICO ALVO:

Este projeto tem como publico alvo os alunos do ensino fundamental e básico, que apresentam dificuldades no Ensino aprendizagem e também a comunidade escolar que indiretamente ou diretamente fazem parte do projeto.

PLANO DE AÇÃO:

O Projeto será realizado na Escola Estadual Paulo Freire, utilizando as salas de aulas, laboratório de informática e o saguão da unidade escolar como espaço físico para sua execução onde serão desenvolvidas as atividades propostas, sendo assim orientados e direcionados pelos educadores. Na data prevista de abertura do projeto, os alunos sairão em passeata pela cidade de Iguatemi, onde em seu término e retorno a unidade escolar será julgada a bicicleta mais ornamentada com as cores do Brasil, os demais dias as atividades serão fixadas no mural informativo conforme projeto.

EXECUÇÃO POR TURMA:

6ºs anos (Vespertino, matutino, noturno) e Primário

Enfeites da escola e salas de aula

Confecções de bandeiras

MATUTINO

9º Ano Matutino

Confecção do Mapa Mundi destacando os países participantes da copa

1º ano Ensino Médio

Identificar os dados socioeconômicos dos Países participantes da copa 2010:

IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)

Países:


8º Ano

Localização dos estádios

Custo de construção dos estádios

Custo do ingresso do jogo

Imagens dos estádios

7º ano

Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.

África do Sul, México, Uruguai, França, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões. Argentina, Nigéria, Coréia do Sul, Grécia, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia.

VESPERTINO

7º ano

Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.

Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal.

8º ano

Informações gerais sobre a África do Sul.

IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)

9º ano

Identificar os dados socioeconômicos dos Países participantes da copa 2010:

IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)

Países:

NOTURNO

3ª Fase do EJA

Tabela de Jogos e Manutenção da tabela

Desenho Oficial da Copa 2010 (símbolo e a mascote)

Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.

Seleções: Alemanha, Austrália, Sérvia, Gana, Espanha, Suíça, Honduras, Chile.

REGISTRO:

Tudo será registrado conforme o desenvolvimento do projeto, através de fotografias documentos e depoimentos dos participantes através da integração de toda Comunidade escolar.

RECURSOS:

Físicos – Pátio da escola e sala de tecnologia.

Materiais – Materiais decorativos, recursos multimídias e entre outros.

Financeiro – Escola, famílias e parcerias, ou seja, toda comunidade escolar.

Cronograma:

Inicio: 11 / 06 / 2010

Término: 11 / 07 / 2010

Duração: 30 dias

Horas: 40 horas

AVALIAÇÃO.

O projeto será executado na data prevista, apresentando assim os trabalhos individuais por turmas onde serão fixados no painel de informações para a apreciação de todos.

Pesquisa na Internet

 
;