Tema:
Água é preciso...
Introdução
O Projeto foi desenvolvido durante as aulas de Geografia . Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na sala de tecnologia da escola, em casa através de observações no consumo e desperdício da água e Internet (quando possível). O período de realização do Projeto será de 04/08 à 27,’09/2009. As apresentações finais aos demais alunos da escola foi através de cartazes informativos apresentação com balões formando o conjunto da água e de como economizar água para manter a vida no planeta.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água à vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender que a água potável é uni recurso natural finito e escasso;
• Reconhecer a necessidade de economizar água;
• Compreender o ciclo da água;
• Verificar as porcentagens de água doce e salgada. Assim como as potáveis
• Observar o desperdício de água no dia-a-dia;
• Elaborar cartazes informativos e distribuir na Escola.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a Terra é formada por muita água, que o Brasil é rico em recursos hídricos, mas que apenas 1% da á do Planeta está disponível para o uso. Em decorrência da crescente escassez de água doce, vimos através de este Projeto alertar para a necessidade de sua preservação e utilização consciente.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto foi desenvolvido na sala do EJA. A sala foi dividida em grupos, onde cada um terá uma situação problema para solucionar.
Passou-se um texto informativo no quadro de giz, mostrando em quais estados a água se apresenta na natureza, atividades referentes ao mesmo e incentivou-se aos alunos para uma observação mais profunda neste aspecto.
Foi levado os alunos a sala de tecnologia para assistirem um vídeo da SABESP( empresa do estado de São Paulo) a Gata Borralheira. Também nesta mesma aula os alunos assistirão ao vídeo com a música do cantor Guilherme Arantes, Planeta Água.
Teve palestra com o Palestrante Sr. Reginaldo da SANESUL, falou sobre a rede de esgoto, a falta que faz ao município, a construção exageradas de fossas, o desperdício da água pela população, depois passou um vídeo informativo referente a situação da água no estado do Mato Grosso do Sul.
Resolver as questões abaixo e apresentar para a sala:
1. Qual a origem da água no planeta?
2. Por que a água é um fator determinante para a vida.
Os alunos deverão pesquisar:
1. Quantidade de água doce, salgada e potável do planeta através de gráficos,
2. Distribuição das á pelos continentes
3. A água no Brasil.
Responder as questões abaixo com clareza e sinceridade, para obter um melhor resultado:
1. Você utiliza água diariamente?
2. Relacione as atividades em que você e seus familiares utilizam a água.
3. Você sabe de onde vem a água que você consome em sua casa? Explique.
4. Você conhece diversos tipos de água? Cite-os.
5. Todos os tipos de água podem ser consumidos diretamente da fonte? Por quê?
6. Que tipo de tratamento você dá à água em sua casa antes de consumi-la?
7. Você sabe para onde vai a água, após sua utilização?
8. Alguma vez você teve que economizar água em sua casa, para que ela não faltasse? Explique o motivo.
9. De quanto em quanto tempo a caixa d’água de sua casa é limpa?
10. Peça ajuda a seus pais e descubra, olhando a conta de água de sua casa, quanto vocês gastam por mês. Compare com os outros integrantes do grupo. Você acha que seu consumo é pequeno, moderado ou exagerado?
11. Se você fosse obrigado a economizar água em sua casa, de que maneira faria essa economia?
12. Levando-se em conta todos os benefícios que a água nos proporciona, você acha que o preço da água da torneira é caro ou barato?
• Oficina — 1ª Confecção de cartazes (de todos os grupos) com o levantamento da problemática.
2ª Criação de uma atividade com balões apresentada em sala.
Os alunos receberão três balões, dois azuis e um branco eles encherão os balões para representarem a fórmula da água
O objetivo é entender que na água existe oxigênio e este gás é muito necessário a vida.
RECURSOS UTILIZADOS:
· Máquina Fotográfica;
· Data show;
· Computador;
· Micro system;
· DVD
CONCLUSÃO
Ao término das atividades citadas, os grupos farão um relatório de análise de dados e, os juntarão, analisarão e responderão a questão principal do Projeto: “Como preservar a água do nosso planeta para nos mantermos vivos?” Por final, distribuirão cartazes informativos pela escola, sobre como economizar água e sua importância em nossa vida a criação de portfólio com figuras da água, escrita de um texto referente a tudo o que foi trabalhado.
AVALIAÇAO
• Participação;
• Organização.
• Criatividade;
• Conclusão dos grupos.
Água é preciso...
Introdução
O Projeto foi desenvolvido durante as aulas de Geografia . Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na sala de tecnologia da escola, em casa através de observações no consumo e desperdício da água e Internet (quando possível). O período de realização do Projeto será de 04/08 à 27,’09/2009. As apresentações finais aos demais alunos da escola foi através de cartazes informativos apresentação com balões formando o conjunto da água e de como economizar água para manter a vida no planeta.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água à vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender que a água potável é uni recurso natural finito e escasso;
• Reconhecer a necessidade de economizar água;
• Compreender o ciclo da água;
• Verificar as porcentagens de água doce e salgada. Assim como as potáveis
• Observar o desperdício de água no dia-a-dia;
• Elaborar cartazes informativos e distribuir na Escola.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a Terra é formada por muita água, que o Brasil é rico em recursos hídricos, mas que apenas 1% da á do Planeta está disponível para o uso. Em decorrência da crescente escassez de água doce, vimos através de este Projeto alertar para a necessidade de sua preservação e utilização consciente.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto foi desenvolvido na sala do EJA. A sala foi dividida em grupos, onde cada um terá uma situação problema para solucionar.
Passou-se um texto informativo no quadro de giz, mostrando em quais estados a água se apresenta na natureza, atividades referentes ao mesmo e incentivou-se aos alunos para uma observação mais profunda neste aspecto.
Foi levado os alunos a sala de tecnologia para assistirem um vídeo da SABESP( empresa do estado de São Paulo) a Gata Borralheira. Também nesta mesma aula os alunos assistirão ao vídeo com a música do cantor Guilherme Arantes, Planeta Água.
Teve palestra com o Palestrante Sr. Reginaldo da SANESUL, falou sobre a rede de esgoto, a falta que faz ao município, a construção exageradas de fossas, o desperdício da água pela população, depois passou um vídeo informativo referente a situação da água no estado do Mato Grosso do Sul.
Resolver as questões abaixo e apresentar para a sala:
1. Qual a origem da água no planeta?
2. Por que a água é um fator determinante para a vida.
Os alunos deverão pesquisar:
1. Quantidade de água doce, salgada e potável do planeta através de gráficos,
2. Distribuição das á pelos continentes
3. A água no Brasil.
Responder as questões abaixo com clareza e sinceridade, para obter um melhor resultado:
1. Você utiliza água diariamente?
2. Relacione as atividades em que você e seus familiares utilizam a água.
3. Você sabe de onde vem a água que você consome em sua casa? Explique.
4. Você conhece diversos tipos de água? Cite-os.
5. Todos os tipos de água podem ser consumidos diretamente da fonte? Por quê?
6. Que tipo de tratamento você dá à água em sua casa antes de consumi-la?
7. Você sabe para onde vai a água, após sua utilização?
8. Alguma vez você teve que economizar água em sua casa, para que ela não faltasse? Explique o motivo.
9. De quanto em quanto tempo a caixa d’água de sua casa é limpa?
10. Peça ajuda a seus pais e descubra, olhando a conta de água de sua casa, quanto vocês gastam por mês. Compare com os outros integrantes do grupo. Você acha que seu consumo é pequeno, moderado ou exagerado?
11. Se você fosse obrigado a economizar água em sua casa, de que maneira faria essa economia?
12. Levando-se em conta todos os benefícios que a água nos proporciona, você acha que o preço da água da torneira é caro ou barato?
• Oficina — 1ª Confecção de cartazes (de todos os grupos) com o levantamento da problemática.
2ª Criação de uma atividade com balões apresentada em sala.
Os alunos receberão três balões, dois azuis e um branco eles encherão os balões para representarem a fórmula da água
O objetivo é entender que na água existe oxigênio e este gás é muito necessário a vida.
RECURSOS UTILIZADOS:
· Máquina Fotográfica;
· Data show;
· Computador;
· Micro system;
· DVD
CONCLUSÃO
Ao término das atividades citadas, os grupos farão um relatório de análise de dados e, os juntarão, analisarão e responderão a questão principal do Projeto: “Como preservar a água do nosso planeta para nos mantermos vivos?” Por final, distribuirão cartazes informativos pela escola, sobre como economizar água e sua importância em nossa vida a criação de portfólio com figuras da água, escrita de um texto referente a tudo o que foi trabalhado.
AVALIAÇAO
• Participação;
• Organização.
• Criatividade;
• Conclusão dos grupos.
0 comentários:
Postar um comentário