Titulo:Leitura por prazer
Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal escolar como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.
Professora responsável: Vilma Farias
Público-alvo: alunos do ensino fundamental 2º ano da EJA e comunidade escolar
Duração:
19/10/2009 a 30/10/2009
Disciplina envolvida: Língua Portuguesa
Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
Objetivo geral
Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar; -Produzir um Jornal Escolar com a turma dos 2 º ano EJA do ensino fundamental, a fim de que o aluno possa:
· Manifestar o seu saber elaborado;
· Sentir-se motivado a escrever;
· Tornar-se bom produtor de textos;
· Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
Objetivos específicos
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Valorizar a interdisciplinaridade;
-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
-Estimular as atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
-Aperfeiçoar a sociabilização e o trabalho em equipe;
-Utilizar novas tecnologias de informação;
-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
-Valorizar a interdisciplinaridade;
-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
-Estimular as atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
-Aperfeiçoar a sociabilização e o trabalho em equipe;
-Utilizar novas tecnologias de informação;
-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
Metodologia
-As turmas ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;
-Inicialmente, o jornal terá uma divulgação semestral;
-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela professora e pela professora da sala de informática;
-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos, depois da correção dos textos serão publicados. -Depois disso o jornal será e distribuído em sala para cada um poder avaliar o trabalho do colega , também será exposto o jornal no mural da escola para os demais alunos apreciarem.
-Inicialmente, o jornal terá uma divulgação semestral;
-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela professora e pela professora da sala de informática;
-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos, depois da correção dos textos serão publicados. -Depois disso o jornal será e distribuído em sala para cada um poder avaliar o trabalho do colega , também será exposto o jornal no mural da escola para os demais alunos apreciarem.
Recursos utilizados
Computador, Internet, recorte de desenho, papel sulfite, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, cola, revista para recorte, lápis, caneta, borracha.
Avaliação
O projeto foi desenvolvido no período noturno pela professora Vilma Farias, juntamente com os alunos do 2º ano da EJA do ensino fundamental. Foi de grande importância, pois os mesmos desenvolveram a criatividade, o entendimento, o raciocínio.
1 comentários:
Parabéns pela iniciativa! Somos a equipe de ciencias e biologia da SED. Linkamos voces na nossa lista, visite-nos
abração
Postar um comentário