TEMA: Centro Sul
PROFESSORA RESPONSÁVEL
PROFESSORA RESPONSÁVEL
REGIANI HOFFMANN.
EMAIL:regiani.r.hoffmann@hotmail.com
EMAIL:regiani.r.hoffmann@hotmail.com
BLOG:http://regianirock.blogspot.com/
PROFESSOR DA STE
HECTOR ROGÉRIO MONZANI.
EMAIL: hector@top.com.br
BLOG:http://hectormonzani.blogspot.com/
PROFESSOR DA STE
HECTOR ROGÉRIO MONZANI.
EMAIL: hector@top.com.br
BLOG:http://hectormonzani.blogspot.com/
SÉRIE A QUE SE DESTINA:
7º ano A vespertino
INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema Centro Sul é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, elaborou-se o projeto “Despertando a consciência, a criatividade de expor as idéias” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de conhecer as regiões brasileiras mas também localizá-las , como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
OBJETIVOS
Ø Mostrar que aos alunos os inúmeros benefícios para a sociedade, ao conhecer as regiões de nosso país.
Ø Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer as regiões do Brasil e como o homem está inserido neste meio;
Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas no decorrer do conhecimento nos traz;
Ø Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø Estimular a leitura e a escrita;
Ø Desenvolver os conhecimentos das regiões e estados que fazem parte da região Centro Sul;
Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de desenvolver habilidades tecnológicas.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância de cada região para o mundo e para o país, conscientizando-os quanto a sua importância.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a localização de cada região;
• Reconhecer o limite de cada uma;
• Compreender o que cada região produz;
• Verificar quais os produtos agrícolas são desenvolvidos em cada região;
• Elaborar cartazes informativos, produzir slides para a conscientização da comunidade escolar.
JUSTIFICAT IVA
Sabemos que a Terra é formada por muitas regiões e cada qual tem sua importância.O Projeto será desenvolvido durante as aulas de Geografia. Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na biblioteca na sala de tecnologia, em casa e Internet (quando possível).
DESENVOLVIMENTO:
Ø A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø Visita ao site: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/centro_sul.htm
Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.
Ø Apresentação de um vídeo educativo referente as regiões, que trate da questão da divisa trazendo a importância da divisão de cada região;
Ø Comentários sobre o vídeos;
Ø Desenvolveu-se slides de cada região para a apresentação em data show;
RECURSOS UTILIZADOS:
Ø Data Show;
Ø Maquina fotográfica;
Ø Vídeos;
Ø Computador;
AVALIAÇÃO
A avaliação aconteceu ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direito e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade de vida, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas
INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema Centro Sul é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, elaborou-se o projeto “Despertando a consciência, a criatividade de expor as idéias” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de conhecer as regiões brasileiras mas também localizá-las , como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
OBJETIVOS
Ø Mostrar que aos alunos os inúmeros benefícios para a sociedade, ao conhecer as regiões de nosso país.
Ø Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer as regiões do Brasil e como o homem está inserido neste meio;
Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas no decorrer do conhecimento nos traz;
Ø Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø Estimular a leitura e a escrita;
Ø Desenvolver os conhecimentos das regiões e estados que fazem parte da região Centro Sul;
Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de desenvolver habilidades tecnológicas.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância de cada região para o mundo e para o país, conscientizando-os quanto a sua importância.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a localização de cada região;
• Reconhecer o limite de cada uma;
• Compreender o que cada região produz;
• Verificar quais os produtos agrícolas são desenvolvidos em cada região;
• Elaborar cartazes informativos, produzir slides para a conscientização da comunidade escolar.
JUSTIFICAT IVA
Sabemos que a Terra é formada por muitas regiões e cada qual tem sua importância.O Projeto será desenvolvido durante as aulas de Geografia. Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na biblioteca na sala de tecnologia, em casa e Internet (quando possível).
DESENVOLVIMENTO:
Ø A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø Visita ao site: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/centro_sul.htm
Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.
Ø Apresentação de um vídeo educativo referente as regiões, que trate da questão da divisa trazendo a importância da divisão de cada região;
Ø Comentários sobre o vídeos;
Ø Desenvolveu-se slides de cada região para a apresentação em data show;
RECURSOS UTILIZADOS:
Ø Data Show;
Ø Maquina fotográfica;
Ø Vídeos;
Ø Computador;
AVALIAÇÃO
A avaliação aconteceu ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direito e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade de vida, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas
0 comentários:
Postar um comentário