Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

sexta-feira, novembro 27

PROJETO: PARÓDIA DA MATEMÁTICA

TÍTULO DO PROJETO
Música e matemática no ensino- aprendizagem

PROFESSOR REGENTE
Cleide Aparecida Humberto de Souza
Email: prcleide@hotmail.com

ÁREA DE CONHECIMENTO
Matemática
SÉRIE / TURMA/ TURNO
6º Ano A, 6º Ano B, 7º Ano A, 7º Ano B,8º Ano A e 9º Ano A
Matutino
EQUIPE DE APOIO
PROFESSORA DA STE
Joicenir Sovernigo Lopes
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Adauto Alves Teixeira
DIREÇÃO
Cecília Welter Ledesma
NÚMERO DE AULAS
06 aulas
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Início: 06/10/2009
Término: 14/10/2009

DURAÇÃO
24 horas/aula
TOTAL DE PARTICIPANTES
190 alunos
TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Pesquisas;
Composição das paródias;
Ensaios;
Execução das mesmas;
Entrega dos certificados das olimpíadas de matemática.
OBJETIVOS
Explorar cenários motivacionais e contextos atrativos, onde o aluno sinta-se desafiado pela música e possa aprender com o lúdico de forma espontânea, porém, com responsabilidade e compromisso interagindo com o tradicional;
Quebrar regras como mecanismos perfeitamente organizados e possibilitar a troca de experiências e de aprender com prazer;
Despertar interesse, pelo meio de facilitar a memorização de conceitos e fórmulas;
O ensino da matemática deve ser voltado para a aprendizagem significativa do aluno, trabalhar seu conteúdo de forma que contribua para as necessidades práticas do cotidiano como a formação do pensamento lógico-matemático dos alunos, tornando-os críticos e participativos.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Foram usadas pesquisas e recursos tecnológicos sobre o tema abordado;
De acordo com o conteúdo ministrado no ano letivo, os alunos formaram dois grupos por sala e desenvolveram sua paródia que no final teve uma junção dos grupos com letras e ritmos diferentes dando assim diversificação e criatividade na música e no ritmo.
RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS
Conteúdos do ano letivo de cada série;
Computadores;
Internet;
Editor de texto (Writer);
Microfone;
Câmera Digital;
Xerocopiadora;
Instrumentos musicais ( guitarra, violão, bateria...).
AVALIAÇÃO
Avaliados por uma mesa de jurados composta por 7 pessoas usando como critério: Os conteúdos abordados, desempenho e criatividade;
A música é um suporte poderoso quando envolvemos no processo ensino-aprendizagem da matemática. Quer como técnica de relaxamento, ferramenta eficaz para facilitar a aprendizagem de conceitos, regras e fórmulas.
Estamos vivendo em uma sociedade moderna onde não cabe ao professor ser o detentor de conhecimento e o aluno um mero aprendiz. Mas sim, proporcionar ao aluno o prazer em aprender de forma lúdica. O desafio, gera esforço e interesse real pela atividade.
OBSERVAÇÕES:
Ao final das apresentações os alunos fizeram uma homenagem aos professores pelo seu dia, cantando a música de Roberto Carlos(Eu tenho tanto) e em seguida entregaram uma lembrança aos professores e funcionários da escola.
A sala vencedora da paródia foi a turma do 9º ano A, os quais foram premiados com um piquenique.

2 comentários:

Unknown disse...

adorei esse projeto, na minha UE trabalho muito PARODIAS

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre instalação cameras segurança vespasiano. Obrigada!

Pesquisa na Internet

 
;