Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

terça-feira, junho 29 0 comentários

Projeto "Além das Palavras"

No dia 24 de junho de 2010, a Escola Estadual Paulo Freire através da Coordenadora de área Eloize Veridiana Gutbier, realizou oficinas com todos os professores dos anos iniciais,para apresentação de materiais pedagógicos confeccionados pela coordenadora Eloize,Olga e pela equipe de professores.
A sala do projeto transformou-se num verdadeiro laboratório de matemática. As oficinas foram dinâmicas e criativas.
O projeto "Além das palavras" veio para transformar nossa escola num ambiente lúdico de aprendizagem.
0 comentários
0 comentários

Visita ao Labirinto Ambiental

quarta-feira, junho 23 0 comentários

Palestra Antidrogas

 
Posted by Picasa
0 comentários

Visita da Professora Multiplicadora do NTE à STE

 
Posted by Picasa
terça-feira, junho 22 0 comentários

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Projeto:

A Geografia da Copa do Mundo 2010.

Iguatemi, 11 de junho de 2010

PROJETO DE GEOGRAFIA

COPA 2010 – ÁFRICA DO SUL

JUSTIFICATIVA:

Introduzir o conhecimento geográfico aos alunos, principalmente aos que possuem maiores dificuldades de aprendizagem de uma forma dinâmica e atrativa, apresentando assim através de dados, gráficos e mapas a geografia dos países participantes da copa 2010.

OBJETIVO:

- Melhorar a aprendizagem do aluno;

- Desenvolver o gosto pela Geografia, Educação Artística, Educação física, Ciências, Língua Portuguesa entre outras;

- Reforçar a importância dos conhecimentos geográficos no nosso dia a dia;

- Melhorar o ensino pedagógico da Escola Estadual.

GRUPO DE TRABALHO:

Educadores na execução do Projeto, Hector Rogério Monzani, Luzia de Fátima Layola, Regina Martins Gomes Lopes.

Colaboradores no projeto: todos os professores dos períodos matutino, vespertino e noturno e de STE da Escola Paulo freire, junto com a direção da escola, coordenação pedagógica e corpo docente, apoiando quando possível, com materiais básicos para a realização do projeto e sua divulgação.

PUBLICO ALVO:

Este projeto tem como publico alvo os alunos do ensino fundamental e básico, que apresentam dificuldades no Ensino aprendizagem e também a comunidade escolar que indiretamente ou diretamente fazem parte do projeto.

PLANO DE AÇÃO:

O Projeto será realizado na Escola Estadual Paulo Freire, utilizando as salas de aulas, laboratório de informática e o saguão da unidade escolar como espaço físico para sua execução onde serão desenvolvidas as atividades propostas, sendo assim orientados e direcionados pelos educadores. Na data prevista de abertura do projeto, os alunos sairão em passeata pela cidade de Iguatemi, onde em seu término e retorno a unidade escolar será julgada a bicicleta mais ornamentada com as cores do Brasil, os demais dias as atividades serão fixadas no mural informativo conforme projeto.

EXECUÇÃO POR TURMA:

6ºs anos (Vespertino, matutino, noturno) e Primário

Enfeites da escola e salas de aula

Confecções de bandeiras

MATUTINO

9º Ano Matutino

Confecção do Mapa Mundi destacando os países participantes da copa

1º ano Ensino Médio

Identificar os dados socioeconômicos dos Países participantes da copa 2010:

IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)

Países:


8º Ano

Localização dos estádios

Custo de construção dos estádios

Custo do ingresso do jogo

Imagens dos estádios

7º ano

Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.

África do Sul, México, Uruguai, França, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões. Argentina, Nigéria, Coréia do Sul, Grécia, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia.

VESPERTINO

7º ano

Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.

Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal.

8º ano

Informações gerais sobre a África do Sul.

IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)

9º ano

Identificar os dados socioeconômicos dos Países participantes da copa 2010:

IDH, clima, moeda, governo, expectativa de vida, grau de escolaridade (educação)

Países:

NOTURNO

3ª Fase do EJA

Tabela de Jogos e Manutenção da tabela

Desenho Oficial da Copa 2010 (símbolo e a mascote)

Escalação das seleções participantes da copa com suas bandeiras.

Seleções: Alemanha, Austrália, Sérvia, Gana, Espanha, Suíça, Honduras, Chile.

REGISTRO:

Tudo será registrado conforme o desenvolvimento do projeto, através de fotografias documentos e depoimentos dos participantes através da integração de toda Comunidade escolar.

RECURSOS:

Físicos – Pátio da escola e sala de tecnologia.

Materiais – Materiais decorativos, recursos multimídias e entre outros.

Financeiro – Escola, famílias e parcerias, ou seja, toda comunidade escolar.

Cronograma:

Inicio: 11 / 06 / 2010

Término: 11 / 07 / 2010

Duração: 30 dias

Horas: 40 horas

AVALIAÇÃO.

O projeto será executado na data prevista, apresentando assim os trabalhos individuais por turmas onde serão fixados no painel de informações para a apreciação de todos.

0 comentários
segunda-feira, junho 21 0 comentários

INTRODUÇÃO

Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?

Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.

O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso cada grupo vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
  • Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
  • Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.


PUBLICO-ALVO

  • Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio, Matutino e Noturno, da Escola Estadual Paulo Freire.


METODOLOGIA

  • Primeiramente iniciarei em sala de aula, discutindo sobre a importância das vitaminas em nossa alimentação, depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
  • No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando o desenvolvimento e a apresentação do projeto.

PARCERIAS/APOIO

  • Direção e Coordenação pedagógica.


RECURSOS MATERIAIS

  • Computadores ( Pesquisa internet)
  • Máquina digital ( Captação imagens/áudio/vídeo)
  • Data Show ( Conteúdo – explicação)
  • Diversos alimentos para criação dos pratos.

CRONOGRAMA

  • Pesquisa – Sala de tecnologia - Abril/2010.
  • Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola - 24 de Maio de 2010.


AVALIAÇÃO

  • Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora composta pela Coordenação Pedagógica, Supervisora Técnica, a Cozinheira da escola e Professores.
  • Os jurados avaliaram a explicação dos ingredientes ( frutas, legumes, sementes e verduras) do prato quanto fonte e de vitaminas, criatividade na produção do prato e organização do grupo durante a apresentação.


RESULTADOS


  • Grande empenho e participação de todos os alunos durante o projeto.
  • Participação indireta de alguns pais na produção dos pratos.
  • Excelente organização dos grupos.
  • Grande interação entre os alunos e com o professor.
  • Desinibição dos alunos mais tímidos durante a apresentação.
  • O uso das ferramentas de informática, para pesquisas e realização de trabalhos.
  • Excelente participação dos alunos.

0 comentários

Pesquisa na Internet

 
;